segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

ACM NETO VAI ENTREGAR METRÔ “CALÇA CURTA” PARA O ESTADO


Divulgação: Metrô, Salvador, prefeitura, estado

SALVADOR: O ‘metrô calça curta’, que também é conhecido como ‘elefante branco’ e que é construído há 13 anos e ainda não tem previsão de funcionamento, pode passar sua concessão da Prefeitura de Salvador para o governo do estado num futuro próximo.
De acordo com matéria do Correio, a equipe de transição do prefeito eleito ACM Neto (DEM) inicia na próxima semana um estudo para transferir a administração não só da chamada Linha 1 do metrô, mas também dos trens do subúrbio ferroviário.
A Linha 1, ou metrô calça curta, tem sistema total de 12 quilômetros, cujo percurso vai da Estação da Lapa à de Pirajá. Até então está pronta apenas a primeira etapa, com seis quilômetros, que vai da Lapa ao Acesso Norte (Rótula do Abacaxi).
Segundo o Correio, será realizada uma averiguação na Companhia de Transportes de Salvador (CTS) – empresa municipal responsável por gerir os modais – para que o Estado a assuma e a inclua na Parceria Público-Privada (PPP) que fará a ligação Acesso Norte-Aeroporto e concluirá as obras do primeiro tramo.
“Nos comprometemos a submeter o protocolo para averiguação da situação atual da empresa CTS, para eventual transferência. Vamos fazer os balanços financeiros, patrimoniais, quais são os ativos”, afirmou José Carlos Aleluia (DEM), futuro secretário de Urbanismo e Transporte.
Aleluia se encontrou novamente nesta sexta-feira com o chefe da Casa Civil do Estado, Rui Costa, e com o titular de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.
“Estamos discutindo para que esse déficit desapareça. Vamos passar para o Estado, e a prefeitura vai dar contrapartida dando viabilidade do metrô. Antes se analisava o metrô como peça isolada da cidade, mas vai ser uma peça fundamental no sistema de transporte”, disse Aleluia.
Segundo ele, as locomotivas suburbanas também serão transferidas porque geram um prejuízo mensal de R$ 2 milhões à prefeitura.
Se houver mesmo transferência do Município para o Estado, o governo poderá realizar licitação já em janeiro de todo o sistema, inclusive o metrô da Paralela, anunciado por Jaques Wagner para ligar Salvador a Lauro de Freitas.(sudoestehoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário