quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Polícia Militar proíbe entrada de “pau de selfie” nos estádios de futebol

O monopod passa a ser parte de uma lista de objetos proibidos nos estádios com base no Estatuto do Torcedor
(Foto: Agência AFP)
Torcedores do Chelsea utilizando o monopod com câmera esportiva, comum na Inglaterra
(Foto: Agência AFP)
A Polícia Militar da Bahia divulgou por meio de nota, na última quarta-feira (28), que está proibida a entrada do monopod, popularmente conhecido como “pau de selfie”, nos estádios de futebol. A medida foi tomada de acordo com o art. 13 do Estatuto do Torcedor.
Recentemente o clube inglês Tottenham proibiu a entrada do monopod no estádio White Heart Lane sob alegação de que o haste retrátil era uma ameaça à segurança nos estádios. Como forma de buscar o entendimento do torcedor de forma mais descontraída e ainda alfinetar o rival, o departamento de marketing do clube ainda divulgou no Twitter que temia que a utilização do artefato fizesse a torcida ficar “parecida com a do Arsenal”.
O utilitário antes usado como recurso para filmagem com câmeras esportivas, bastante utilizado nos estádios da Inglaterra, passou a ser útil para fazer com celulares os viciantes ‘selfies’. O adereço agora faz parte da lista extensa dos artigos proibidos, tais como: sinalizadores, prendedores de cabelo (bico de pato), garrafas, copos, jarras, latas, mastros de bandeiras e qualquer objeto com medidas superiores a 25cmx25cmx25cm.
Confira nota da Polícia Militar:
“A Polícia Militar esclarece que não é permitido o acesso de monopod, popularmente conhecido como ‘bastão de selfie’, em praça desportiva. A proibição está embasada no Estatuto do Torcedor, Lei 10671/03, Art. 13, Inciso II, onde está previsto: ‘não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência; (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010)’. Contudo, para festa de rua, não existe nenhuma lei que restrinja a utilização do instrumento. Logo, até o presente momento, o equipamento não está proibido durante o Carnaval de Salvador”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário