quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Indígenas Tupinambá iniciam transmissão de rádio


A Rádio Tupinambá vai fortalecer a rede de rádios e a comunicação indígena junto com a Rádio Kiriri, a Rádio Pataxó Hãhãhãe
A Rádio Tupinambá vai fortalecer a rede de rádios e a comunicação indígena junto com a Rádio Kiriri, a Rádio Pataxó Hãhãhãe (Foto: Divulgação)
A comunicação indígena dos Tupinambá agora é facilitada pela rádio, que torna mais próximas as aldeias espalhadas pelo território. Os Tupinambá ficam na região de Mata Atlântica, no sul da Bahia. A terra indígena, ao norte da cidade de Ilhéus, se estende da costa marítima da vila de Olivença até a Serra das Trempes e Serra do Padeiro. 

“A rádio vai facilitar a comunicação entre as comunidades da praia e da Serra”, diz a cacique Valdelice Tupinambá. A cacique lembra que no território não há sinal de celular ou internet, e com presença da rádio será mais fácil a comunicação com os parentes indígenas, avisando sobre reuniões e questões ligadas à saúde e educação indígena.

As oficinas de formação do projeto “Rádio Tupinambá” aconteceram entre os dias 19 e 24 de janeiro, na comunidade de Itapuã, onde está montado o transmissor FM e os equipamentos que estão impulsionando o fluxo de comunicação das aldeias Tupinambá do sul da Bahia.

O projeto da Rádio Tupinambá conta com apoio da Assessoria de Culturas Digitais da Secretaria de Cultura da Bahia, e vai realizar, ainda, uma segunda etapa de formação com produção de mais conteúdos radiofônicos informativos, educativos, culturais e de entretenimento que serão transmitidos pelas ondas do rádio no território indígena. 

Rede de Rádios Livres

Enquanto aconteciam as oficinas na Rádio Tupinambá, uma outra rádio também surgia no território dos índios Xacriabá, no norte de Minas Gerais. Os Xacriabá enviaram uma mensagem de áudio para os parentes Tupinambá, na Bahia, saudando a rádio. Em seguida, os Tupinambá enviaram outra mensagem, estabelecendo a troca de conteúdos entre as comunidades.

Com a formação da rede de rádios livres, a cultura indígena é também fortalecida. A rede envolve indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e surge com o intuito de promover o direito à comunicação nessas comunidades, como ressalta o coordenador do projeto Sérgio Melo.

A Rádio Tupinambá vai fortalecer a rede de rádios e a comunicação indígena junto com a Rádio Kiriri, a Rádio Pataxó Hãhãhãe. A Radio Tupinambá está contribuindo, através de uma ação prática e direta, com a democratização da comunicação na Bahia e no Brasil, afirmando os indígenas como novos atores nesse cenário de conquista e efetivação de direitos, em especial com o Direito à Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário