Ibicaraí está fora da lista do programa Mais Médicos Município não faz parte da lista das cidades necessitadas; Floresta Azul vai receber um médico.
Escrito por José Nilton Calazans
A Bahia é o estado com mais municípios listados para receber médicos no programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. São 161 cidades baianas que vão receber pelo menos um doutor, de um total de 626 em todo o Brasil, nessa primeira rodada do programa. Mas Ibicaraí ainda não faz parte dessa lista. Salvador deve receber 43 médicos. Entre as cidades próximas, apenas Floresta Azul foi contemplada com um médico.
Na verdade, Ibicaraí nem fazia parte da lista das cidades com prioridade. Ilhéus, que estava na relação de municípios necessitados, acabou não tendo nenhum médico interessado nesse momento.
Para todo o Brasil, o Ministério da Saúde informa que, do total de cidades, 375 estão em regiões de extrema pobreza, 159 em regiões metropolitanas, 68 estão em um grupo de 100 cidades com mais de 80 mil habitantes de maior vulnerabilidade social e 24 são capitais. Foram atendidos ainda 23 distritos sanitários indígenas.
Como definido desde o lançamento do Mais Médicos, os profissionais brasileiros têm prioridade no preenchimentos dos postos apontados. Os remanescentes serão oferecidos primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. No dia 9, será publicada a lista dos municípios que receberão médicos estrangeiros.
Veja abaixo a lista de cidades que vão receber médicos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário