Cerca de 30 presos da delegacia de Ipiaú, no sul da Bahia, realizaram uma rebelião dentro da unidade na tarde desta quarta-feira (3). De acordo com a polícia, o protesto teria sido motivado pela suspensão da alimentação dos detentos, que deixou de ser fornecida desde segunda-feira (2).
Segundo um investigador, que prefere não se identificar, durante a rebelião, os presos chegaram a destruir algumas celas. A dimensão dos estragos não foi calculada. Após a chegada da polícia, os detentos foram contidos e levados para o pátio da unidade. “A juíza e a promotora estiveram aqui também. Agora eles [presos] deverão ser remanejados para outros lugares”, disse o policial.
O fornecedor da alimentação dos detentos alega não estar recebendo o pagamento do Governo da Bahia, informou o investigador. De acordo com a Polícia Civil, a suspensão aconteceu devido à decisão do governo, no fim de 2012, de adequar o sistema dos fornecedores através de nota fiscal eletrônica.
Por conta dessa mudança, as empresas que não atenderam ao requisito acabaram deixando de receber, informou a polícia. Mesmo com a inadequação ao sistema, a Polícia Civil informou que irá realizar o pagamento do fornecedor na quinta-feira (4). O órgão acrescenta que “muitos” detentos da delegacia de Ipiaú devem ser encaminhados para outras carceragem da região. O investigador informou ainda que, na noite de segunda-feira, os detentos foram impedidos de fugir pela polícia. “A gente coibiu a fuga. Eles estavam escavando a parede. A gente ainda encontrou algumas facas e outros aparatos”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário