Muitas histórias de sucesso começam por acaso. A Mirtesnet é mais um exemplo disso. O “Facebook brasileiro”, criado pelo publicitário Carlos Henrique do Nascimento, era uma brincadeira, mas virou coisa bastante séria. Com cerca de, em média, oito mil cadastros novos por dia, a página já bateu a meta de mais de um milhão de usuários e tem como o principal objetivo se tornar a maior rede social do país até o fim do ano.
O site, que em muito lembra o Facebook em sua interface, foi lançado como uma rede interna há três anos, porém se tornou público só em 2013, e vem fazendo cada vez mais sucesso. Por conta disso, a dose de otimismo de seu criador é bem alta. Em entrevista ao TechTudo, Carlos até destacou que já existem pessoas com intenções maliciosas de atacar o site. Mas, segundo ele, isso não é motivo para se abalar, pelo contrário, motiva o aumento de investimentos e melhora da página.
“Começamos há três anos e era só para os amigos, mas as pessoas começaram a entrar já naquela época. Depois, reformulamos o site e lançamos mesmo para todo o público, há uns quatro meses. Jamais imaginei que poderia chegar onde estamos hoje. Esta evolução está tão rápida que está me assustando até agora. Tem até hacker que está tentando invadir o site”, disse o criador do mais novo hit da Internet brasileira.
Os responsáveis pelos servidores do Mirtesnet talvez estejam tão (ou mais) surpresos quanto Carlos. Segundo ele, os valores da hospedagem já aumentaram, a página vem encontrando um ou outro problema técnico de excesso de visitas e, com isso, o site está passando a ser cada vez mais caro de manter. Por isso, ele já está prospectando novos parceiros e busca anunciantes para manter a rede social online.
“Antes eu pagava só R$ 619 no servidor. Agora está R$ 1 mil, uma coisa de louco. Tentarei arrumar uma equipe, porque eu não tenho muito dinheiro mas já está de uma forma que não estamos aguentando. No início, um amigo meu vendeu o carro para os primeiros investimentos darem certo. Depois, vendi outras coisas, contratei um amigo programador e, pagando R$ 800 mensais, ele fez o site. Gostei, colocamos no ar para testes e, pronto, começou a se tornar esse sucesso”, contou Carlos.
Homenageada acha o nome “estranho”
Mas de onde saiu o nome Mirtesnet? É simples: Mirtes é o nome da esposa de Carlos e net, claro, faz referência à Internet. A história começou há cerca de três anos, quando o filho do casal, Erick, que tinha oito anos, pediu para fazer uma conta no Facebook e seu pai, preocupado, vetou a ideia. Porém, brincando, Carlos sugeriu que eles montassem sua própria rede social.
“Era um fim de semana e meu filho queria fazer uma conta no Facebook. Tentei explicar que ele não poderia. Ele insistiu tanto que eu falei que iríamos fazer um site só para a gente, mas brincando. Chegou em uma parte que desenvolvemos mesmo o site e ele falou que tinha que ser ErickNet. Eu disse que não, que estava ruim, e depois ele falou MirtesNet, porque Mirtes é o nome da mãe dele. Ela achou ruim, então, por isso, a gente achou legal e acabou ficando”, explicou o criador.
A homenageada, porém, não ficou tão lisonjeada com o “Mirtesnet”. Segundo Carlos, sua esposa achou o nome um pouco estranho. Pelo visto, porém, os internautas brasileiros e seus amigos não têm nenhum problema com a nomenclatura da rede social. Pelo contrário, a história é levada com bom humor e os acessos à página estão cada vez maiores.
“Ela acha o nome estranho, mas já acostumamos dentro de casa. Virou um nome normal, mas de primeira era meio estranho. Ela olhava de uma maneira esquisita. Demorou, mas agora acho que ela se acostumou, até pelo grande sucesso que já estamos fazendo. Queremos ser umas das maiores redes sociais do Brasil até o fim do ano, mas acho que podemos chegar até antes, porque a forma como tudo isso está evoluindo é impressionante. Estou tendo em torno de oito mil cadastros por dia. Acho que nem o Facebook quando começou deu esse tanto de gente”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário