Segundo a diretora da Escola Municipal Brasilino Pereira de Souza, uma das duas vencedoras do IDEB no extremo sul da Bahia, professora Gerlane Alves Mendes Caíres, o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Ela explica que o IDEB foi criado pelo INEB - Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
Ou seja, explica a diretora, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB. A segunda instituição de ensino do extremo sul da Bahia a se classificar com louvor no IDEB, foi a Escola Municipal de Itupeva no município de Medeiros Neto com 5.6 pontos.
Conforme o prefeito do município de Lajedão, Danilo Fraga (PP), para os pais, o IDEB é uma excelente ferramenta para orientar a escolha de qual escola matricular seus filhos e também para estimulá-los a cobrar, dos governantes e dos diretores das instituições, melhorias. Aos responsáveis pelas escolas, o índice aponta bons exemplos que merecem ser seguidos (colégios que precisam se aperfeiçoar podem pesquisar boas iniciativas em seus vizinhos mais bem colocados no ranking).
"Além de instrumento de análise, o IDEB é também um sistema de metas. As metas são estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição, mas todas devem melhorar seus índices e em Lajedão, temos feito a nossa parte com grandes investimentos na educação e na qualificação dos nossos profissionais de ensino e, sobretudo, temos dado condição digna de estudo aos nossos alunos, desde o fardamento gratuito e a merenda escolar de qualidae, até a carteira que ele senta. E devo dizer que o IDEB ainda ajuda a todos nós prefeitos e governadores a radiografar quais são as escolas problemáticas e promissoras de sua rede", disse o prefeito Danilo Fraga.
| ||
sábado, 1 de setembro de 2012
Na região extremo sul da Bahia uma Escola de Lajedão leva nota máxima do IDEB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário