quinta-feira, 3 de maio de 2012

Quadrilha que fraudava IR é desarticulada na Bahia

A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou nesta quinta-feira (3) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em fraudes em declarações do Imposto de Renda de pessoas físicas para obter restituições indevidas.

Em Salvador, dois mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal foram cumpridos. Além das prisões na capital baiana, duas conduções coercitivas, cinco mandados de busca e apreensão - sendo quatro nos municípios baianos de Jequié e Feira de Santana, e um em Fortaleza - devem ser cumpridos ainda hoje como resultado da operação batizada "Onça Preta".

No curso das investigações foram identificados os mentores e beneficiários do esquema das fraude nas Declarações do IRPF que recebiam as restituições indevidas a partir da inserção de dados falsos nas Declarações de Imposto de Renda na Fonte (DIRF) emitidas por três prefeituras do interior baiano.

Entre os diversos delitos cometidos estão a falsidade de documento público (art. 297 do CPB - Pena de reclusão, de dois a seis anos, e multa); uso de documento falso (art. 304 do CPB - Pena de reclusão, de dois a seis anos, e multa); crimes contra a ordem tributária (Lei 8.137/90); e estelionato (art. 171 CPB - Pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa). A Receita Federal do Brasil estima que a fraude tenha causado prejuízo de mais de R$5 milhões aos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário