quinta-feira, 17 de maio de 2012

18 Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal n. 9.970 como o “Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.O slogan da campanha é:
 
 
“Esquecer é permitir, Lembrar é combater”
 
 
O dia 18 de maio foi criado em Salvador, em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se no 1° Encontro do Ecpat no Brasil. A data faz referência a um crime que chocou o País por sua brutalidade. Araceli Caberá Sanches, oito anos, foi seqüestrada, espancada, drogada, estuprada e morta por integrantes de tradicionais famílias capixaba dos anos 70. Mas trinta anos depois, os assassinos continuam impunes.
 
 
A intenção em destacar a data tem por objetivo mobilizar e convocar toda a sociedade a participar da luta pela prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, constatando-se a necessidade de formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência no Brasil.
 
 
Em Campo Grande, a mobilização realizada pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente/CMDCA e Grupo Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual em parceria com outras instituições, promoverão diversas ações como panfletagem, palestras educativas e fórum de discussões.
 
 
Essas ações buscam a prevenção, proteção, e responsabilização dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Não podemos deixar que nossas crianças e adolescentes sejam comercializados como” objetos”. Criança necessita de educação e afeto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário