A duplicação da rodovia federal que corta a Bahia é aguardada com expectativa, já que a própria chefe do Executivo federal divulgou, em uma cerimônia em Brasília em 2012, um pacote de medidas para rodovias e ferrovias no país com investimento total previsto de R$ 133,5 bilhões.
O tema voltou a ser tratado e cobrado durante o evento na semana passada que oficializou a chapa oposicionista que disputará o comando do governo baiano, liderado pelo pré-candidato Paulo Souto (DEM).
Atualmente, o projeto prevê a duplicação até Mucuri, no sul baiano, 800 km de distância de Feira. A obra está prevista para ficar totalmente pronta em dez anos e o restante até o final do contrato de concessão que dura 25 anos, segundo a própria Eco 101 Concessionária de Rodovias S.A, responsável pelas obras. A cobrança de pedágio será feita a partir de maio de 2014.
Disse Souto em discurso no lançamento de sua chapa: "Todos os estados do Nordeste têm duplicada a sua BR-101 e apenas a Bahia não tem sua BR duplicada. Porque a maior economia do Nordeste, do ponto de vista industrial, agrícola, do turismo, não tem a BR-101, enquanto todos os outros estados têm a rodovia duplicada?”, questionou o ex-governador.
Ouça aqui parte do discurso do senador Aécio.
O recado parece ter chegado ao Palácio do Planalto, o que pode ter mobilizado a vinda de Dilma à Bahia, onde cumprirá agenda por dois dias seguidos no estado, a seis meses das eleições presidenciais.
Além da licitação da duplicação da BR-101, primeiro compromisso da comitiva, a presidente assina ordem de serviço para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água do projeto “Águas do Sertão”, que beneficiará os municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo. A petista entrega ainda unidades do programa Minha Casa, Minha Vida em Camaçari e Feira de Santana.
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