O cortejo cívico em comemoração aos 190 anos de Independência da Bahia destaca a importância da mobilização popular na luta para consolidar o processo de libertação do povo brasileiro do domínio português no Brasil.
Ao longo do desfile na manhã de hoje - dia 2 de Julho -, os heróis da Independência são lembrados através das figuras do Caboclo e da Cabocla, representando o povo brasileiro, além das heroínas Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, o coronel José Joaquim de Lima e Silva e o general Labatut.
O 2 de Julho também conta com a participação popular de baianos e turistas. Edgar dos Santos disse que acompanha o cortejo há 10 anos. Para ele a maior importância dessa data é a representação da libertação dos escravos. “Com a saída dos portugueses os negros puderam ter uma vida menos sofrida. A vida teve uma melhora”, disse o aposentado.
Johnes Couto trouxe o filho Jonathan, de dois meses. De acordo com Johnes, ele quer que o filho participe deste momento importante que o Brasil vem vivendo e também gosta de manter a tradição. “O 2 de Julho é a data mais importante da história do Brasil e por isso que venho todos os anos. Dessa vez pude trazer o meu filho e quero que ela já sinta e faça parte da revolução que estamos passando”.
Dona Maria Menezes, de 80 anos, disse que acompanha a festa desde os 11. Para ela as escolas precisam resgatar a tradição. “Hoje não se fala mais dessas datas como antes. A educação é tudo na vida das pessoas e não conseguimos encontrar mais tantas crianças como víamos antes. Temos que resgatar a história”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário