sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cientistas suíços fazem um rato paralítico recuperar os movimentos


Cientistas da Suíça anunciaram um método que pode se transformar em uma revolução no tratamento de lesões na medula. Eles fizeram um rato paralítico voltar a andar.
Pequenos passos para um rato e um salto para a medicina. O animal sofria de paralisia total nas pernas traseiras. Agora, já consegue se movimentar, pendurado em um aparelho para evitar que se desequilibre e caia.
O pesquisador Gregoire Courtine explica que o rato ''recuperou a capacidade de andar, subir escadas e até mesmo ultrapassar obstáculos''. Para conseguir esses resultados, os cientistas suíços injetaram remédios especiais nos nervos abaixo da sétima vértebra, a parte afetada da coluna. Depois, dispararam impulsos elétricos para estimular as fibras nervosas. Os nervos cresceram e se reconectaram. Isso permite que os sinais enviados pelo cérebro alcancem novamente os músculos das pernas.
O resultado dessa pesquisa feita na Suíça foi publicado nesta sexta-feira (1º) na revista Science. Os testes com pessoas devem começar dentro de, no máximo, dois anos.
O ator Christopher Reeve, que interpretou o Super-Homem no cinema e que ficou tetraplégico depois de cair de um cavalo, contribuiu para os estudos. Ele morreu em 2004, sem ver os resultados. Mas milhares de outros deficientes contam com essa chance de recuperação. Matt Hampson, um ex-jogador inglês de rugby, ficou tetraplégico depois de um acidente em um treino. Pela internet, ele disse que ''um sonho está se tornando realidade.”
Os cientistas acreditam que, além do tratamento, o suporte mecânico foi decisivo. Fez o rato reaprender a andar e ajudou a estimular o crescimento de novos nervos. Ou seja, a força de vontade é decisiva nesse tipo de reabilitação.(g1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário