segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ações da Petrobras caem 7% nesta segunda-feira



A Bovespa opera em queda acentuada nesta segunda-feira (25), com a aversão ao risco elevado nos mercados externos. Investidores mostravam ceticismo diante da cúpula de líderes da União Europeia nos dias 28 e 29 de junho, quando serão discutidas medidas contra a crise da região.
Às 15h18, o Ibovespa recuava 2,68%, a 53.956 pontos.
As ações da Petrobras estão entre as principais  perdas do dia no Ibovespa, com queda de mais de 7%. O mercado digere o reajuste do preço dos combustíveis, anunciado na sexta-feira à noite, quando os negócios já estavam encerrados. Na semana passada, as ações da empresa acumularam ganhos fortes embaladas pela expectativa de que os preços seriam corrigidos.
Os percentuais anunciados, no entanto, vieram abaixo do esperado, e isso ajuda a impor uma correção para baixo. As apostas do mercado eram de que o reajuste ficaria entre 10% e 15% para a gasolina, mas a taxa ficou em 7,83%.
A Bovespa encerrou com leve queda na sexta-feira (22), ampliando perdas da véspera e completando três pregões seguidos de desvalorização. O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, caiu 0,12%, para 55.439 pontos.
Com as perdas, a Bovespa acumula perda de 2,32% no ano e de 1,19% na semana. No mês de junho a moeda tem valorização de 1,74%.
A segunda-feira começa ainda sob as tensões provocadas pelo afastamento do presidente paraguaio Fernando Lugo e sua substituição pelo vice, Federico Franco, definida em rápida votação de pedido de impeachment pelo senado do país na sexta-feira.
A União das Nações da América do Sul (Unasul) e o Mercosul devem suspender a participação do Paraguai em suas atividades, numa tentativa de pressionar por novas eleições presidenciais. A maioria dos países já classificou publicamente o ocorrido no país como uma 'ruptura da ordem democrática'.
Nos Estados Unidos saem dois indicadores de importância: o índice nacional de atividade calculado pelo Federal Reserve de Chicago e os dados oficiais das vendas de imóveis residenciais novos, ambos relativos a maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário