quinta-feira, 10 de maio de 2012

Três cidades baianas às margens do São Francisco têm emergência por seca e enchente ao mesmo tempo


É possível uma cidade sofrer pelo excesso e pela falta de água ao mesmo tempo? Na Bahia, três municípios às margens do Rio São Francisco estão com esse problema. Desde janeiro, os prefeitos de Muquém do São Francisco, Morpará e Ibotiramaa ssinaram decretos de situação de emergência motivados pela estiagem que atinge quase todo o Nordeste neste ano, e por enchentes causadas pela chuva que atingiu Minas Gerais, onde nasce o São Francisco.
A reportagem visitou as três cidades. Em três dias e 1 mil km de viagem, o relato dos moradores confirmou a situação incomum. Segundo os prefeitos dos municípios, que declararam a emergência para receber verba de ajuda federal, a seca chegou mais cedo, mas os municípios sofreram com alagamentos mesmo sem uma gota de chuva.
Isso porque o Rio São Francisco transbordou na região por outro motivo: a precipitação que atingiu Minas Gerais no fim de 2011 e começo deste ano, causando a cheia que chegou até a Bahia. Até esta quarta (9), 228 cidades decretaram emergência por estiagem no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário