terça-feira, 1 de maio de 2012

Força Nacional está no sul da Bahia para mediar conflitos entre fazendeiros e índios



Mais policiais da Força Nacional de Segurança Pública chegaram a Ilhéus na noite da última sexta-feira (27), e já estão em Camacan e Pau Brasil, principal zona de conflito entre índios e fazendeiros na região sul da Bahia.

  1. De acordo com Carlos Farias, delegado do Comando de Operações Táticas (COT) da PF em Brasília, são 85 policiais federais que atuam para garantir a segurança dos moradores na região. "O foco é manter a segurança pública. Por enquanto, tudo está super tranquilo, de ambas as partes", diz. O delegado acrescenta que a rotina estabelecida para a tropa foi pensada priorizando a questão do patrulhamento móvel. Até o momento, a tropa especial fica na região por tempo indeterminado.
  2. A primeira tropa do Comando de Operações Táticas (COT) que chegou em Ilhéus, deslocada de Brasília, no dia 22 de abril (domingo). O delegado federal de Ilhéus, Rodrigo Reis, comentou que há conhecimento de que cerca de 64 fazendas já foram tomadas pela população indígena, mas a Fundação Nacional do Índio (Funai) aponta 68.
  3. Desde janeiro, os índios já invadiram 68 fazendas. Eles querem ocupar 54 mil hectares de terra, entre os municípios de Itaju do Colônia, Camacan e Pau Brasil. Em Itaju do Colônia, foram invadidas todas as fazendas que, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai) estão dentro da área que seria da reserva indígena. No total, são 57 fazendas ocupadas só no município. Segundo o sindicato dos produtores da região, mais de 500 trabalhadores rurais já foram demitidos nas propriedades tomadas pelos índios.




Informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário