terça-feira, 1 de maio de 2012

FELIZ DIA DO TRABALHADOR A TODOS!


Nesta terça, dia 1 de maio de 2012, estamos comemorando o Dia do Trabalho ou o Dia Internacional  dos Trabalhadores. A data é celebrada no Brasil, em Portugal e em diversos outros países.
Tudo começou em 1886, quando uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, foi feita com a finalidade de reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas ao dia, sendo que o protesto contou com a participação de milhares de pessoas.
Nesta data houve uma greve geral nos EUA. Vários manifestos foram feitos nos dias 3 e 4 de maio daquele ano, causando confronto das pessoas com a polícia e a morte de alguns trabalhadores. Esses acontecimentos foram conhecidos como a Revolta de Heymarket.
Na França, em Paris, no ano de 1889, a segunda Internacional Socialista se reuniu para convocar uma manifestação pela luta das 8 horas diárias na jornada de trabalho. A data escolhida foi o primeiro de maio, como uma alusão às lutas sindicais de Chicago.
Em 1 de maio de 1891, uma manifestação no norte da França foi dispersada pela polícia, ocasionando a morte de 10 pessoas.
Em 23 de abril de 1919 o senado francês retifica o dia de 8 horas e ainda proclama a data de 1 de maio daquele ano como feriado. No ano seguinte, a Rússia também adota o feriado, sendo que outros países também seguiram o exemplo.
Em solo brasileiro, a data é celebrada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925.


FELIZ DIA DO TRABALHADOR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário