sábado, 12 de maio de 2012

Ex-presidente chileno Ricardo Lagos defende descriminalização das drogas


Santiago do Chile, 12 mai (EFE).- O ex-presidente do Chile Ricardo Lagos disse que defende a descriminalização do consumo de drogas se esta questão for uma política comum dos países sul-americanos.
"A guerra contra as drogas está sendo perdida, é preciso buscar novas alternativas", disse Lagos em entrevista publicada neste sábado no jornal chileno "La Tercera".
Lagos disse que o tema das drogas não é uma questão de política interna e não será solucionado de forma isolada, "pois se um país resolver o problema individualmente e não num contexto global, futuramente irá fracasssar".
Segundo Lagos, durante 40 anos o consumo, produção e tráfico foram combatidos e a guerra está sendo perdida, "por isso é urgente discutir que cenários futuros esperamos".
Em sua defesa de uma ação global contra o problema, Lagos citou como exemplo a política de drogas da Holanda, que iniciou uma campanha para combater o consumo de maconha por turistas.
Lagos afirmou que há maneiras de se combater a drogas e disse que uma delas é despenalização. Segundo o ex-presidente, é possível conceber a maconha ser tratada como o tabaco e que comercializá-la não seja considerado crime, mas apenas se "toda América do Sul fizer isso, porque caso contrário" o país que adotar essa postura se tornará num "paraíso da droga". EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário