domingo, 6 de maio de 2012

Autor de mensagem sobre Langlois é guerrilheiro das Farc


Foto tirada de vídeo mostra guerrilheiro das Farc lendo comunicado que confirma sequestro de Langlois
O homem que assegurou ter em seu poder o jornalista francês Romeo Langlois durante uma entrevista filmada é um guerrilheiro das Farc, confirmou neste domingo à AFP o general Javier Rey, comandante da Força Aérea Colombiana.
"Sim é um guerrilheiro, foi reconhecido", disse Rey ao ser consultado sobre a identidade da pessoa que aparece em um vídeo filmado por alguns jornalistas no sul da Colômbia, sobre o desaparecimento do correspondente da France24 desde 28 de abril passado.
Neste vídeo divulgado no domingo pelos jornalistas independentes Carlos Villalón, chileno, e Karl Penhaul, britânico, e publicado no Youtube, o guerrilheiro identificou-se como Ancízar, apelidado de 'Monazo', e comandante de um esquadrão da Frente 15 da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), grupo ao qual foi atribuída a captura do jornalista francês.
O general Rey, no entanto, disse que este guerrilheiro é reconhecido "não como chefe de esquadra, mas como um terrorista normal". "É um terrorista normal, não era reconhecido como um líder", completou.
Durante a entrevista, o guerrilheiro disse que espera "em breve superar esse impasse" sobre o sequestro, afirmando que a guerrilha identificou Langlois como jornalista, que também foi declarado "prisioneiro de guerra".
"Acredito que aqui se confirma que as Farc o têm", disse o general colombiano. "Já que reconheceram Romeo como jornalista, precisam libertá-lo", completou.
O general Rey ressaltou contudo que o jornalista que filmou a entrevista é o único que pode confirmar a autenticidade do vídeo.
De 35 anos, Langlois realizava uma reportagem para a emissora France 24 em 28 de abril no departamento de Caquetá (sul da Colômbia), quando a patrulha militar com a qual se deslocava foi atacada por guerrilheiros.
O jornalista, que ficou ferido no braço, entregou-se aos rebeldes, identificando-se como civil, segundo depoimentos de soldados que o acompanhavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário