sábado, 1 de dezembro de 2012

Novembro teve acréscimo de 42% no número de assassinatos em relação a 2011


Novembro teve acréscimo de 42% no número de assassinatos em relação a 2011

A cada 3 horas e meia, uma pessoa é assassinada em Salvador e na Região Metropolitana. Esse foi o índice registrado no mês de novembro, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), que registrou 201 mortes violentas na área. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a média de assassinatos apresentou um crescimento de 42%.


Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta semana, o secretário de segurança pública Maurício Barbosa atribuiu o aumento da violência, entre outras coisas, ao consumo e tráfico de crack. "Nós temos uma situação bastante séria com relação à segurança pública no Brasil. Infelizmente, só paramos para discutir segurança quando um crime bárbaro acontece com a classe média e a camada mais rica da cidade. O que nós estamos vendo, sobretudo no Nordeste, é que os estados não estavam preparados para a entrada da epidemia do crack. Isso teve reflexos em todos os índices criminais, como assaltos a coletivos e diversos roubos para a manutenção do vício", declarou o titular da SSP-BA.

Além das 201 pessoas assassinadas, outras 65 sofreram tentativas de homicídio em novembro.

Roubo de veículos

Outro número alarmante no último mês foi a quantidade de carros roubados em Salvador e RMS. No período, mais de 15 carros foram levados por bandidos, a cada dia. Desse montante (457 no total), apenas 34 foram recuperados. Apesar de ser alta, a média é menor que o mês de novembro de 2011, quando a polícia registrou 508 veículos roubados.

Assaltos a coletivos

Os soteropolitanos que utilizam o transporte público também têm motivos para ficarem apreensivos. Em apenas 20 dias, mais de 78 ônibus foram tomados de assalto na cidade. Ao todo, R$ 9.876 foram levados pelos marginais.

Apesar de serem altos, os índices de violência no mês de novembro ainda podem crescer. Isso porque o levantamento feito pelo Metro1, baseado nos dados divulgados, foi finalizado às 18h desta sexta-feira (30).

Homicídios negros

De acordo com o "Mapa da Violência 2012: A Cor dos Homicídios no Brasil", divulgado nesta semana, a Bahia é o estado que apresentou o maior índice de homicídios a negros em 2010.

Foram 5.069 assassinatos no ano passado, ficando à frente de estados como Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. No mesmo período, Salvador atingiu o primeiro lugar na lista dos cem municípios com maior número de homicídios de negros no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário