quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 - Dia Mundial do Combate ao Fumo


O tabagismo é principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e o câncer de pulmão. Está associado ainda a doenças cardiovasculares e a tumores em vários outros locais.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo. 
Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de Maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos países na luta contra o vício. 
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo.

Morre no Rio PM baleado por engano por policiais civis


Baleado por engano por policiais civis no último dia 18 durante uma confusão no centro do Rio de Janeiro, o PM Fábio Mourão da Silva morreu nesta quinta-feira (31), no hospital da corporação.
Há duas versões para o fato. Uma é de que o PM foi confundido pelos agentes com um suspeito que havia feito ameaças a parentes de uma procuradora.
A outra seria de que, na hora do fato, houve uma denúncia da prática de saidinha de banco nas proximidades da sede do Tribunal de Justiça. O PM, que estava à paisana, e os agentes foram ao local e desconfiaram uns dos outros.
Fábio Mourão levou dois tiros no braço esquerdo e um na barriga. Ele recebeu os primeiros socorros no Departamento de Saúde do TJ-RJ e foi encaminhado primeiramente para o hospital Souza Aguiar, no centro.(último segundo)

CPI do Cachoeira marca datas dos depoimentos de Perillo e Agnelo


A CPI do Cachoeira marcou para o dia 12 de junho o depoimento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e para o dia 13 o do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). De acordo com o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), as datas já foram acertadas com os dois depoentes.
Foto: AEO governador de Goiás, Marconi Perillo, comparecerá à CPI no dia 12 de junho
As convocações dos governadores foram aprovadas na quarta-feira, que rejeitou a convocação do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Perillo foi convocado com decisão unânime.Ontem, ele já havia informado à CPI que gostaria de prestar depoimento.
Já a convocação de Agnelo foi aprovada por 16 votos favoráveis e 12 votos contrários. Em relação ao pedido de convocação de Cabral, 17 parlamentares foram contra e 11 a favor do seu comparecimento à CPI.
Perillo enfrenta a suspeita de que teria negociado um imóvel com Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, por intermédio do ex-vereador do PSDB Wladimir Garcez, um dos poucos depoentes que prestou algum esclarecimento à CPI até agora, mesmo não tendo respondido aos questionamentos dos parlamentares. Cachoeira está preso desde fevereiro acusado de comandar um esquema de jogos ilegais.
A Polícia Federal também acusa Perillo de nomear pessoas indicadas por Cachoeira para órgãos do governo. Durante a sessão de ontem, o governador compareceu ao Congresso e se dispôs a explicar aos seus colegas sobre as acusações.

Queiroz deve ter que explicar a relação de membros do seu governo com Cachoeira, já que não há menção nas investigações da PF que apontem uma ligação direta do petista com o contraventor. Cláudio Monteiro, chefe de gabinete do governador, pediu demissão depois de ser citado em gravações por dois supostos integrantes do grupo de Cachoeira.
A maior parte dos parlamentares que pouparam Cabral de convocação nesta quarta-feira, alegaram que, agora que foi aprovada a quebra de sigilo da empresa Delta, em âmbito nacional, é necessário um exame mais detalhado desses documentos, antes de chamar o governador à sessão.
Cabral apareceu em fotos em festas em Paris com secretários estaduais e com o empresário Fernando Cavendish, ex-proprietário da Delta e amigo pessoal do governador. A empreiteira já recebeu R$ 1,49 bilhão em contratos com o governo do Rio durante a gestão Cabral. As fotos das confraternizações em Paris foram reveladas pelo blog do deputado federal Anthony Garotinho (PR), adversário de Cabral.

Mais seis policiais da Rota são afastados em São Paulo


Seis policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) foram afastados de suas funções de rua na terça-feira, após terem participado de uma ação da tropa que terminou com a morte de seis suspeitos em um estacionamento da zona leste da capital paulista. Dois tenentes, um sargento, um cabo e dois soldados, integrantes da viatura 91181, estão à disposição de oficiais na sede da Corregedoria da Polícia Militar, na Luz, no centro. Os PMs estão prestando esclarecimentos sobre a ocorrência, já que os depoimentos deles teriam contradições.
Foto: EDISON TEMOTEO/AE/AEAgentes receberam denúncia anônima e surpreenderam reunião do PCC
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os policiais não estão presos. Eles ficam durante o dia na Corregedoria e podem ir para a casa à noite. A sala da imprensa da PM havia divulgado quarta-feira que os policiais estavam recolhidos e iriam "cumprir prisão disciplinar por até cinco dias'. Nesta quinta-feira, a corporação apresentou outra versão e disse que eles só não podem trabalhar na rua e apenas cumprem "expediente administrativo".

Até a tarde de anteontem, a Corregedoria da PM tinha divulgado apenas a prisão em flagrante de outras três pessoas: um soldado, um cabo e um sargento. Os três foram detidos por homicídio doloso (com intenção) e estão presos no Presídio Militar Romão Gomes, na zona norte. Segundo explicou o comandante da Rota, Salvador Madia, a operação começou às 21 horas de segunda-feira depois que o Batalhão de Choque recebeu uma denúncia de que um grupo de criminosos estava reunido em um estacionamento da zona leste para planejar o resgate de um preso do Centro de Detenção Provisória do Belém.

Com a informação, 24 homens da Rota - em seis equipes - chegaram ao local e, segundo Madia, foram recebidos a tiros. Seis suspeitos morreram, três pessoas foram presas e pelo menos cinco fugiram. Um dos homens mortos no suposto confronto com a Rota foi visto por uma moradora sendo agredido perto da Rodovia Ayrton Senna. A testemunha ouviu tiros e ligou para o 190 da Polícia Militar, narrando a cena em tempo real para o operador, o que possibilitou a prisão dos três policiais da Rota em flagrante.

Demóstenes fica calado na CPI e provoca briga entre parlamentares


Como já era esperado, o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) usou seu direito constitucional de permanecer em silêncio durante a sessão da CPI do Cachoeira, alegando que já havia apresentado sua defesa na terça-feira durante depoimento no Conselho de Ética do Senado, o que deixou muitos parlamentares irritados. A decisão de Demóstenes provocou um quebra-pau entre os membros da comissão, que levou o presidente, Vital do Rêgo (PMDB) a encerrar a sessão.

O bate-boca entre o deputado Silvio Costa (PTB-PE) e o senador Pedro Taques (PDT-MT) começou quando o matogrossense interrompeu o líder petebista na comissão, durante sua interpelação a Demóstenes. “Vossa Excelência tem que ser educado”, disse Costa. Neste momento, o presidente da CPI passou a palavra a Taques. O pedetista reclamou que Costa, que chamou Demóstenes de “membro de quadrilha” e “braço legislativo” do esquema Cachoeira, estava ofendendo o investigado.

 
“Um parlamentar não pode tratar quem quer que seja com indignidade, não me interessa quem seja o investigado”, argumentou Taques. “Não cabe a qualquer parlamentar expor o outro, mesmo em se tratando de CPI, mesmo em se tratando de um cidadão que está sendo acusado”.
Costa retomou a palavra e respondeu a Taques: "Você é metido a paladino da ética. Deselegante, interrompe minha fala para fazer uma questão de ordem sem começo, meio e fim". E tornou a ofender Demóstenes, chamando-o de “hipócrita” e “demagogo”. Vital então liberou o goiano do depoimento e os parlamentares voltaram a trocar acusações. “Vossa excelência não me meça pela sua régua”, disse Taques a Costa.
“A sua régua é menor do que a minha”, rebateu Costa, que partiu para cima de Taques e colocou o dedo indicador no rosto do colega, que se encontrava sentado na segunda fila.
Neste momento, o presidente da CPI encerrou a sessão. Os demais parlamentares entraram em campo para separar os dois, mas a discussão continuou. “Não faço parte da sua Chacrinha”, rebateu Taques. “F... Você é um merda”, esbravejou Costa. Já com a sessão encerrada, o deputado ainda rondou a Mesa da CPI, antes de deixar o plenário.
Foto: Wildes Barbosa/O Popular/AEDeputado Silvio Costa (PTB-PE) e o senador Pedro Taques (PDT-MT) bateram boca na CPI


Após a briga, parlamentares prestaram solidariedade a Taques, que disse ao iG que não pretende representar contra Costa por quebra de decoro. “Não vou apresentar representação por quebra de decoro por quem não tem decoro”, concluiu.

Ataque a Demóstenes
Pouco antes da briga com Taques, o deputado Silvio Costa (PTB-PE) atacou o senador Demóstenes, que é acusado de praticar tráfico de influência em favor do esquema orquestrado por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Citando o depoimento de Demóstenes no Senado, em que o senador se disse "um carola" que "redescobriu Deus", Costa afirmou que "se o céu existir, e eu tenho certeza que existe, o senhor não vai para o céu, porque o céu não é lugar de mentiroso. O céu não é lugar de gente hipócrita."
Em outro momento de ataque a Demóstenes, Silvio Costa falou aos berros: "Vou lhe chamar agora de ex-futuro senador da República. Porque com esse silêncio vai conseguir 80 votos e ter seu mandato cassado.  Você é um demagogo, um hipócrita. Trabalhou contra o País. Você devia ser processado pelo Conar por propaganda enganosa."
Antes de Silvio Costa, o deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF) também protestou contra o silêncio do senador. "Essa sua maneira de agir em nada contribui para tudo o que temos lido, tudo o que temos ouvido, tudo o que temos investigado. É muito ruim para o Congresso ter aqui um senador que quer ficar calado. Não é você que não tem nada a responder, sou eu que não tenho nada a perguntar."

Itabuna: empresas oferecem 7,5%, mas rodoviários continuam em greve


Os rodoviários de Itabuna recusaram o aumento de 7,5% oferecidos pelas empresas de ônibus municipais. Motoristas e cobradores permanecem em greve e saíram em passeata pelas ruas de Itabuna na manhã desta quarta-feira (30).
 
De acordo com o Radar Notícias, durante a caminha, o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Itabuna (Sindrod), Joselito Paulo (Pé de Rato), discursou em um carro de som. Segundo Josemiro de Jesus Alves, diretor de Finanças do Sindrod, a manifestação teve como objetivo mostrar a  comunidade os motivos para a paralisação.
 
A greve dos rodoviários foi deflagrada no final da segunda-feira (29). Os sindicalistas querem um reajuste de 16,5% e outros benefícios. Os pontos de ônibus continuam vazios na cidade Itabuna. A população tem buscado mototáxis e lotações como forma alternativa de transporte.

Traficante escondia droga na casa da avó

O traficante Marcelo Bispo dos Santos, o “Piuí” ou “Piu”, 27 anos, foi preso, no final da tarde de quarta-feira (30), na casa em que residia com a avó, no bairro Parque Getulio Vargas, em Feira de Santana, onde também escondia drogas. Investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira) apreenderam no local 25 pedras grandes de “crack”, cada uma pesando cinco gramas, cinco petecas de cocaína, certa quantidade de maconha, uma balança de precisão e R$ 1.200,00 em espécie.

Um usuário que havia acabado de comprar cocaína com o traficante também foi conduzido para a DTE/Feira, sendo ouvido pelo delegado titular, Alexandre Narita, que lavrou termo circunstanciado por uso de droga. “Piuí”, que já tem passagem pela polícia por tráfico, foi autuado em flagrante.

O delegado Narita o encaminhou para a carceragem da 2ª Delegacia Territorial (DT/Feira), de onde o traficante será transferido, nas próximas horas, para o Presídio Regional de Feira de Santana.   A droga apreendida em poder de Marcelo Bispo dos Santos vai ser periciada no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

PF apreende 3,5 toneladas de lagosta



Nos dias 30 e 31/05, uma operação conjunta entre Delegacia Polícia Federal em Ilhéus, Companhia Independente da Polícia Ambiental - CIPA, Companhia Independente de Polícia Especial – CIPE (antiga CAERC) e IBAMA, resultou na apreensão de grande quantidade de lagosta, pescada e armazenada ilegalmente em período de defeso, além de duas prisões.
 
Durante a operação, denominada “Mar Sem Fim”, que combate, entre outros, a comercialização de lagostas no período do defeso, foram apreendidos, aproximadamente, 3.200 kg (três mil e duzentos quilos) da cauda e mais 600 kg (seiscentos quilos) do crustáceo inteiro, em dois bairros da cidade de Ilhéus.
 
Um dos presos em flagrante, de iniciais R.C.S., informou ter investido cerca de R$ 50.000,00 na carga ilegal, que estava pronta para ser comercializada. Eles foram indiciados na Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de até oito anos de prisão, e encontram-se à disposição da Justiça.
 
As intensas investigações e trabalhos de campo da Operação Mar Sem Fim resultaram na maior apreensão de lagosta já realizada pela Polícia Federal em Ilhéus. Fruto de um esforço conjunto do DPF, CIPA, CIPE e IBAMA no combate ao comercio ilegal de pescados.

Ronaldinho deixa o Flamengo e cobra dívida de R$ 40 milhões


O relacionamento entre Ronaldinho e Flamengo acabou. Na manhã desta quinta-feira (31), o atleta entrou na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro cobrando R$ 40.177.140,00 referentes a 12 meses de previdência, fundo de garantia e mais cinco meses de salários que dizem respeito aos direitos de imagem. Segundo a liminar expedida pela 9ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho, que será protocolada na CBF na tarde desta quinta, o jogador está livre para assinar com outro clube.
 
O Flamengo estava, até então, seguro de que o caso não poderia ir para a Justiça pelo fato de o clube considerar que devia Ronaldinho apenas direitos de imagem equivalentes a R$ 750 mil mensais. Em entrevista ao Lancenet, um dos advogados do jogador, Aldo Giovani Kurle, o contrato de imagem é somente uma maneira do clube burlar a lei. Mas ele considera que os vencimentos previstos no acordo fazem parte do salário total do jogador.
 
"O suposto contrato de imagem, na verdade, estava nomeado como de ajuste de remuneração. Jogador de futebol é pago para jogar e não para fazer propaganda. E nesse próprio contrato haviam inúmeras menções que constam no contrato de trabalho. O Flamengo foi notificado e como não pagaram, esse contrato e o trabalhista foram rescindidos", disse o advogado a publicação.
 
Segundo a publicação, o advogado explicou que havia uma cláusula que previa a rescisão no caso de dois meses de atraso. Uma notificação foi enviada ao clube há cerca de 20 dias e o Rubro-Negro teria dez dias para quitar o débito.
 
Ronaldinho não participava dos treinos do Flamengo desde segunda-feira. Neste dia e no seguinte, ele recebeu aval da diretoria para ficar no Rio Grande do Sul e fazer companhia a mãe. Dona Miguelina está internada em hospital de Porto Alegre e se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor.
 
O vice presidente de futebol do Flamengo, Paulo Cesar Coutinho, esquentou a polêmica na madrugada de hoje, ao revelar a torcedores que R10 estava “afastado” do elenco. Confira o vídeo.
 

Viatura da PM capota na Estrada do Cia. Quatro policiais ficaram feridos



 
Uma viatura da polícia Militar capotou, no início da tarde desta quinta-feira (31), na Estrada Cia Aeroporto. De acordo com fontes ligadas ao Bocão News, quatro policiais estavam no veíulo quando ocorreu o acidente. O que ocasionou o capotamento foi a perseguisão a um veículo Polo de placa não identificada. O estado de saúde das vítimas são estavéis com pequenos ferimentos e um deles com suposta fratura no braço, destes, dois foram encamihados para o Hospital da Bahia e os outros dois para o Hospital do Subúrbio. 
 

Ladrão rouba sex shop e leva vibrador de R$ 8 mil


Um vibrador banhado a ouro de 18 quilates foi levado por um ladrão que assaltou uma sex shop em Brasília, na última quarta-feira (31), segundo informações do jornal O Dia. A peça chamada 'Nea' custa R$ 8 mil e estava em exposição, já que só poderia ser vendida por encomenda. Nenhum outro objeto da loja especializada em artigos de luxo, com itens que custam até R$ 1 mil, foi levado.

Segundo uma funcionária que estava no estabelecimento no momento do crime, o homem estava armado quando anunciou o assalto. E quando ela revelou que não havia dinheiro na loja, o homem pediu para a funcionária abrir a caixa onde estava o vibrador.
 
A ação durou cerca de cinco minutos. A mulher foi amarrada e teve a boca tampada com fita adesiva. Depois de trancar a atendente no banheiro da loja ele fugiu. O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Polícia.  

Shayene afirma para peões: "Estou aqui por causa do meu bumbum"


A malhação rolou solta no começo da tarde desta quinta-feira (31). Enquanto alguns peões preparavam o almoço, Diego Pombo, Nicole Bahls, Shayene Cesário e Angela Bismarchi foram para a academia malhar.
 
No meio da malhação, os quatro comentaram sobre as tarefas e justificaram o fato de estarem na academia ao invés de ajudar na preparação do almoço.
 
Shayene afirmou que cuidar do corpo era uma necessidade, pois ela vive do corpo e não pode abrir mão de malhar. A musa foi além e afirmou que só está no reality por causa de seu bumbum.
 
— Vamos ser honestos, eu sou estou aqui por causa do meu bumbum, não por causa do meu intelecto.
 
A morena foi além e afirmou que as pessoas não estão assistindo por causa de sua faculdade de Direito, mas do seu corpo. Shayene ainda comentou com Nicole Bahls que não era tão conhecida quanto ela.
 
— A famosa aqui é você, eu ainda vou ficar conhecida.

Originalmente publicada no dia 31 de maio de 2012, às 14h31

Ministério Público aciona Oi por desrespeito ao usuário


A empresa Oi foi acionada pela promotora de Justiça através do consumidor Joseane Suzart, que ingressou com uma ação civil pública contra a empresa, requerendo o pagamento de uma indenização no valor de R$ 5 milhões. Na ação, Suzart lista dezenas de cláusulas que deverão ser anuladas ou alteradas, devendo ser estabelecida uma multa diária correspondente a R$ 50 mil em caso de descumprimento.

A promotora de Justiça encaminhou também para a Oi uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta, mas a empresa respondeu que não tinha interesse em assinar o documento alegando, entre outras coisas, que não se utiliza de contratos que gerem prejuízo aos usuários do serviço móvel pessoal na modalidade pré-paga. Segundo a promotora, a Oi não tem respeitado a prestação de serviço de telefonia móvel pessoal (SMP) tanto na modalidade pré-paga quanto pós-paga.

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) afirma que os contratos da Oi “comportam ilegalidades explícitas, nem sempre de fácil percepção para os consumidores leigos ou conhecedores do tema, destoando assim dos princípios erigidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)”.

Entre as falhas, o Idec começa citando que a fonte utilizada no texto está abaixo do padrão de fonte 12 e esses termos não são facilmente acessíveis. Em um dos itens consta a possibilidade de alteração na tabela de preços mediante prévia comunicação ao consumidor, porém não é informado que essa modificação só pode ocorrer a cada 12 meses; não é explicitado o critério de reajuste de tarifas quando a periodicidade for inferior a 12 meses.

Itabuna: DEM e PMDB se unem


O PMDB fechará realmente neste fim de semana sua situação no processo sucessório municipal itabunense. Nesta manhã, foram vistos no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, juntos e misturados, o prefeito Capitão Azevedo (DEM) e o presidente da comissão provisória do PMDB de Itabuna, o médico e ex-deputado Renato Costa.
 
De acordo com o site Cena Bahiana, faziam parte da comitiva que estava no aeroporto o secretário de Planejamento de Itabuna, Fernando Vita, e o chefe de cerimonial da Prefeitura, Ramiro Aquino. A pergunta inevitável e óbvia foi feita a Renato, que respondeu: “estamos bem encaminhados”.
 
No mesmo aeroporto se encontrava o tucano José Adervan que, foi indicado para vice na futura chapa de Azevedo. Adervan afirmou que o PSDB continua a exigir presença na chapa majoritária.

Vice-governador nega que Agersa será criada para abrigar PR, mas opina: ‘Se vier para o governo, é um bom reforço’


O vice-governador Otto Alencar negou ter enviado o decreto de criação da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), publicado na edição desta terça-feira (29) do Diário Oficialpara criar um órgão que abrigasse o PR, recém-confirmado como novo aliado do governo federal. Embora o presidente estadual da legenda, o ex-senador César Borges, admita que mantém conversas com o governador Jaques Wagner, desde que assumiu a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil, o gestor em exercício argumenta que a fundação da autarquia já estava prevista há mais de um ano. Segundo ele, a Agersa segue uma tendência nacional de se ter entidades reguladoras de serviços públicos, a exemplo da Aneel (Energia), Anvisa (Vigilância Sanitária) e Anac (Aviação Civil), entre outras. “O objetivo é tirar da Agerba [que fiscaliza transportes, energia e comunicações] toda essa parte de Embasa, água e esgoto, como prevê a legislação. A Agerba está assoberbada de trabalho”, justificou Otto, em entrevista ao Bahia Notícias. Embora a meta não tenha sido abrir caminho para acomodar o possível aliado, o vice-governador não vê com maus olhos um provável ingresso dos republicanos na máquina estadual. “Não sei se o PR vai entrar nisso [Agersa]. Pode até ser no futuro. O que eu sei é que, se o PR vier mesmo para o governo, é um bom reforço. Eu sou da política de agregar, somar. Depois, quando não tiver jeito, aí sou de brigar, brigar”, brincou.
 
 

Procura-se dono de uma calcinha encontrada no plenário da Câmara dos Deputados


Há duas semanas um mistério ronda a segurança da Câmara dos Deputados e preocupa um deputado saliente. Por volta das 17h, no horário da Ordem do Dia, esse deputado chegou correndo para votar, e na entrada principal do plenário, próxima à Mesa, mexeu nos bolsos e sem ver, deixou cair a prova do crime: uma calcinha - mais para calçola - azul e vermelha, com babadinhos nas laterais.
Sem saber que deixara para trás o fetiche, o parlamentar foi para o meio do plenário. Um dos seguranças, vendo a calcinha estendida na entrada do plenário, sem despertar a atenção dos parlamentares, assessores e jornalistas que se amontoam na entrada, deu um chutinho discreto, empurrando a lingerie para o lado da lixeira.
Avisado pelos seguranças, um assessor do presidente Marco Maia (PT-RS) recolheu a calcinha e a escondeu no bolso. A partir daí, a peça íntima foi examinada por assessores, jornalistas e seguranças à exaustão. A única conclusão: a peça foi usada antes e não pertence a uma sílfide.
Sem saber o que fazer com o achado, a calcinha foi recolhida “aos achados e perdidos” da Segurança da Câmara. Até agora não foi reclamada por nenhum parlamentar.

BA: Governo vai recorrer contra liminar para pagamento de grevistas


A Procuradoria Geral do Estado divulgou em nota que vai recorrer contra a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determinou na segunda-feira (28) o pagamento dos salários aos professores estaduais grevistas.
"A PGE [Procuradoria Geral do Estado] entende ainda que a liminar tem conteúdo contraditório em relação à decisão anterior que reconheceu a ilegalidade do movimento grevista do magistério estadual, motivo pelo qual adotará medida recursal competente", diz um trecho da nota.
De acordo com a assessoria da Procuradoria, a citação sobre a liminar ainda não foi entregue por um oficial de Justiça e o prazo para cumprir a decisão é de 10 dias a partir do recebimento do documento. O corte do salário dos professores foi anunciado pela Secretaria de Educação no dia 19 de abril, após determinação do governo. A categoria está em greve há 50 dias. 
Na terça-feira (29), os professores voltaram a se reunir em assembleia e definiram a continuidade da greve. "As ações de protesto serão mantidas. Na quinta-feira estamos organizando uma caminhada de Ondina até o Farol da Barra e na sexta vamos nos reunir com os pais e alunos no Colégio Central", diz Rui Oliveira, presidente do sindicato da categoria.

Polícia Federal incinera 200 kg de maconha e cocaína em Vitória da Conquista


Recentemente uma ação semelhante aconteceu em Teixeira de Freitas l Foto: Arquivo TN
Cerca de 200 kg de drogas como maconha e cocaína foram incineradas por policiais federais de Vitória da Conquista. O material foi apreendido nos últimos meses na região. Medicamentos a base de anfetaminas, comumente utilizados por motoristas de caminhões para evitar o sono, também foram destruídos na manhã de terça-feira (29). 

A incineração ocorreu em conjunto com a 1ª e a 2ª Varas Crime da Comarca de Vitória da Conquista, que também destruíram entorpecentes que estavam nos seus depósitos. Estiveram presentes representantes do Ministério Público Estadual e agentes da Vigilância Sanitária do Município.

A Polícia Federal conta com o apoio das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal no combate ao tráfico de drogas na região de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PREFEITURA ACUSADA DE ATRASAR REPASSES AO HOSPITAL DE BASE


Sindicalistas denunciam atraso no repasse de verba.
A Prefeitura de Itabuna acumula dívida de R$ 1.280.000,00 com o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem). O atraso no repasse de verbas provoca atraso no pagamento de fornecedores, incluindo empresas que venderam insumos básicos e a Coelba, e preocupação aos funcionários.
A denúncia do atraso equivalente a quatro meses foi formulada na Câmara Municipal por Vilmaci Oliveira, Siomara Costa e Levi Araújo, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Itabuna (SindServ). O vereador Wenceslau Junior (PCdB), que propôs a formação de comissão de vereadores para investigar os fatos na sessão meia-boca desta quara-feira, 30, mas não obteve resposta dos colegas.
Estiveram presentes à sessão, mas se desculparam para não ir ao Hospital, por compromissos, os vereadores Milton Gramacho, Solon Pinheiro, Nadson Monteiro e Ricardo Bacelar. Embora tenham registrado presença, os vereadores Rosi Castro e Milton Cerqueira também não acompanharam Wenceslau e os sindicalistas.
Segundo o vereador, a situação é grave, já que o hospital funciona precariamente sem poder atender integralmente aos pacientes e pessoas que procuram socorro médico-hospitalar. Desde segunda-feira que exames de imagem estão suspensos, o Pronto-Socorro atende apenas casos de traumas por falta de medicamentos e insumos e a triagem é feita do lado de fora nas ambulâncias que chegam.
A Comissão foi recebida pela diretora do Hblem, Gilnay Santana, que confirmou o atrasos e disse que a dívida de sua gestão beira R$ 800 mil, como reportou Wenceslau Junior. Os sindicalistas temem perder o reajuste de 5,5% sobre os vencimentos prometidos para julho.
- A situação é insustentável e há pressão de secretários municipais para que se dê prioridade ao pagamento de fornecedores em detrimento dos funcionários – disse Levi Araújo.

Carol Narizinho será demitida do 'Pânico', segundo jornal

A primeira baixa no elenco do "Pânico", depois da mudança de emissora, está prestes a acontecer. 
De acordo com o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, a panicat Carolina Gonçalves, conhecida como Carol Narizinho, está com os dias contados no programa da TV Bandeirantes.
A beldade será demitida porque não se encaixou no estilo do humorístico.
Ainda segundo a publicação, o "Pânico" já abriu inscrições para a seletiva da nova panicat.
+ PS: Vale lembrar que o humorista Wellington Muniz, o Ceará, também está com os dias contados na atração. No último domingo (27), Ceará resolveu lavar roupa suja depois de uma briga com o diretor do programa e disse que estava se sentindo desvalorizado pelo programa. Ele ameaçou pedir demissão!

Ângela Bismarchi ficou virgem de novo antes de reality show

A siliconada Ângela Bismarchi
Ângela Bismarchi com certeza é a única virgem do reality show que estreou ontem! Sim, isso mesmo que vocês leram...
A plastificada confessou em seu Twitter que refez (novamente) aquela cirurgia dereconstrução do hímen. Vale lembrar que ela já havia feito o procedimento antes de se casar, pois o marido queria ter o prazer de desvirginá-la. Oi?
Então, pra ter certeza de que a fofa vai voltar virgem pra casa, o marido de Ângela, que é cirurgião plástico, fez a operação nela outra vez. E a moça conta isso sem a menor vergonha:
"Meu marido fez novamente em mim, a cirurgia da virgindade. Cheguei com sêlo (sic) e tenho de voltar com sêlo. Adoro ciúmes!"
Isso que o programa mal começou... Com Ângela no pedaço, tenho medo do que pode acontecer...
Apocalipse, seu lindo, chega logo!


Ângela Bismarchi quer lugar para se masturbar no confinamento



"Tava com saudades? Nós também!", foram as primeiras palavras do apresentador Britto Jr na abertura da quinta edição do reality show 'A Fazenda' (Rede Record) nesta terça-feira.
Como de praxe, foram apresentados os participantes. A ex-panicat Nicole Bahls foi a primeira a aparecer. "Sou muito autêntica, muito verdadeira... sempre gostei de aparecer!", declarou a moça. O segundo a desembarcar foi o ator Lui Mendes. "Não me incomodo que me chamem de 'negão', porque eu sou mesmo!", foi logo avisando o ator bem 'desencanado'.
A terceira a chegar foi a 'personalidade da mídia' (adoro esse título!) Ângela Bismarchi. Famosa por suas inumeráveis cirurgias plásticas, a senhora Bismarchi foi logo advertindo: "vaidade não é um defeito!". Logo em seguida, quando chegou a vez do 'ao vivo', Britto Jr caiu na besteira de lhe perguntar como seria ficar confinada na 'fazenda', já que em um livro que escrevera ela havia afirmado que se deve fazer sexo trinta vezes por mês. A 'personalidade da mídia' nem titubeou: "a gente precisa encontrar um lugarzinho pra se masturbar!", respondeu em alto e bom som. "Fala baixo, fala baixo!", foi como conseguiu retrucar um espantado Britto Jr antes de entrevistar outro participante com urgência.
O árbitro de futebol Diego Pombo chegou em seguida e foi logo deixando no ar: "se rolar alguma afinidade...". O cantor Sylvinho Blau Blau veio logo depois e confessou de imediato: "sou simples, de fácil trato, mas muito competitivo". Viviane Araújo, modelo e atriz, chegou esclarecendo uma questão que a persegue: "essa coisa de mulher sexy...ah, eu sou assim!".
A ex-dançarina do 'Domingão do Faustão' Robertha Portella chegou tranquila: "na televisão tô na minha casa". O humorista Rodrigo Capella chegou filosofando sério: "eu vivo tudo em prol de um sorriso! Prefiro pedir desculpas do que com licença". O cantor e compositor Vavá foi logo avisando: "pra mim não tem frescura, 'meu pé me dói'...não gosto de perder nem no par ou ímpar!".
O performer Léo Áquila chegou na 'fazenda'montadíssima, como se fosse fazer um show em Las Vegas. Num longo vermelho sangue, com muita maquiagem, muito aplique nos cabelos e muitos cílios postiços, foi logo se queixando: "todo o mundo me adora, mas ninguém me quer como nora!". Em seguida, a ex-assistente de palco de Raul Gil, Simone Sampaio, mostrou que não está para brincadeiras: "quero ser a primeira negra a vencer um reality!".
O ator Felipe Folgosi chegou discretamente, mas determinado: "eu vou defender a minha opinião até o final". Shayene Cesário, musa da Portela, deixou claro que com ela não tem tempo ruim: "se for quebra-pau eu boto pra quebrar!". Já o modelo e ex-paquito Gustavo Salyer foi mais político: "se a pessoa vem com críticas, eu vou com elogios".
A apresentadora Penélope Nova chegou levemente preocupada com a imagem que fazem dela. "As pessoas têm ideias equivocadas a respeito de todo o mundo. Porque não teriam ideias equivocadas a meu respeito?!", questionou logo na chegada. E finalizando a lista dos dezesseis participantes de 'A Fazenda 5', desembarcou a cantora Gretchen, que estava aniversariando nesta noite de estreia. Sobre ela? "Sou meio mãezona, aquela que gosta de tomar conta", confessou a cantora. Quanto aos eventuais comentários que possam surgir? "Pode falar o que quiser, comentar o que quiser que não me atinge mais!", declarou a ex-rainha do bumbum.
Mas nem todos os dezesseis entraram direto para a sede da 'fazenda'. Todos participaram de uma prova surpresa, de onde apenas dez conseguiram confirmar o seu lugar na casa. Assim que a própria Gretchen (que confessou ter medo não só de galinha, mas de qualquer animal), Viviane, Penélope, Lui, Sylvinho e Gustavo foram parar no 'celeiro' - outra novidade desta edição.
Hoje à noite, entrando no ar mais cedo (21h), haverá uma prova ao vivo da qual o vencedor ganhará o direito a entrar na sede e depois, um dentre os cinco restantes, já deverá ser eliminado.
"Não tenha dúvida, tudo vai ser diferente mesmo!", afirmou Britto Jr ao encerrar a noite de estreia.

Exigir cheque caução para atendimento médico de urgência agora é crime


O Diário Oficial da União publica hoje (29) a lei que torna crime a exigência de cheque caução para atendimento médico de urgência. A lei, de autoria dos ministérios da Saúde e da Justiça, altera o Código Penal de 1940 e tipifica a exigência como crime de omissão de socorro.
Atualmente, a prática de exigir cheque caução já é enquadrada como omissão de socorro ou negligência, mas não existia uma referência expressa sobre o não atendimento emergencial.
O Código Penal passa a vigorar nos termos do Artigo135-A acrescido ao Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, que estipula pena de detenção de três meses a um ano e multa para os responsáveis pela prática de exigir cheque caução, nota promissória ou qualquer garantia, inclusive o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial. A pena pode ser aumentada até o dobro, se da negativa de atendimento resultar lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resultar morte
Os hospitais particulares ficam obrigados a afixar, em local visível, cartaz ou equivalente, com a seguinte informação: “Constitui crime a exigência de cheque caução, de nota promissória ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial, nos termos do Artigo 135-A do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal.” (Agencia Brasil)

Justiça determina que governo pague salários cortados dos professores da rede estadual


Em uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira (29), os professores da rede estadual decidiram pela continuidade da greve, que já dura 49 dias. De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Professores Estaduais, Nidaldino Felix, a categoria ainda conseguiu uma liminar da Justiça que determina o pagamento imediato dos salários do mês de abril e maio. O governo do Estado terá 10 dias para recorrer da decisão.
Está marcada para esta quinta-feira (31) uma caminhada dos professores da rede estadual do bairro da Ondina até o Farol da Barra. Ainda de acordo com Nidaldino Felix, a categoria ainda devem receber no aeroporto de Salvador o governador Jaques Wagner, neste domingo (3).
Outra assembleia para discutir os rumos do movimento está marcada para a próxima terça-feira (5), em frente à Secretaria da Educação, 49 dias de greve.
A categoria exige que o governo pague aos professores da rede estadual o reajuste de 22,22% previsto em acordo assinado ano passado. Entretanto, o Executivo concedeu o aumento sugerido apenas para um quadro especial – que reúne os professores do chamado magistério. Os demais recebem 6,5%, igual a todos os servidores do estado.
Mais de 1 milhão de estudantes estão sem aula em toda a Bahia, e a Secretaria de Educação estima que as escolas da rede estadual estão funcionando normalmente em 230 municípios baianos.(Correio da Bahia)