terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Suplência no Senado pode servir de 'consolo' para PDT ou PP

Todos os esforços estão sendo feitos para evitar que PP e PDT desembarquem com toda bagagem e capital político na candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governo do Estado. Quem for preterido para a candidatura de vice, poderá ser o suplente de Otto Alencar ao Senado.
 

As conversas em torno da suplência já começaram. É o que assinalou o candidato do PT ao governo, Rui Costa, durante discurso no lançamento oficial da pré-candidatura de Otto Alencar ao Senado, na manhã desta terça-feira (17), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), CAB.

 
 

Depois de massagear o ego do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), que disputa com o deputado Mário Negromonte (PP) a preferência de Jaques Wagner para ser vice, Rui Costa fez um exercício digno de enxadrista para explicar a importância da suplência no Senado.
 

“Quando cheguei ao Congresso em 2011, lembro que tive uma conversa com Gleisi Hoffman. Dois meses depois, ela foi alçada a ministra (Casa Civil) e o suplente dela assumiu a vaga no Senado”. Gleise é candidata do PT ao governo do Paraná e deve deixar a Casa Civil até abril do próximo ano.
 

PDT quer que nome seja escolhido por pesquisa

O PDT, por ora, diz não pensar na possibilidade de largar a disputa pela vice para ficar relegado a suplência, numa perspectiva de vitória do PT tanto na Bahia, quanto no plano nacional. “As conversas ainda não chegaram a esse nível. Nós continuamos pleiteando a vice”,  assinalou o presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Jr.


O argumento usado pelo PDT para se manter na disputa é a vaga que está sendo disponibilizada no Senado. “Hoje a vaga é do PDT, como senador João Durval, então, é natural que a gente pleiteei a de vice”, pontuou. Para ele, uma das formas de acabar um impasse gerado pela candidatura do seu partido e do PP a vice é por meio de pesquisa. “Que se faça um levantamento. O melhor nome leva”.
 

Maior interessando no assunto o deputado federal e vice-presidente nacional do PP, Mário Negromonte não compareceu ao evento. Há que se dizer, no entanto, que hoje tem votação do orçamento na Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário