sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Rede Sustentabilidade recebe filiação de Eliana Calmon

Eliana Calmon, ex-ministra do STJ, discursa durante sua filiação política à Rede - Foto: Leo Cabrail
A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon é a mais nova integrante da Rede Sustentabilidade. A filiação simbólica ocorreu durante solenidade na noite desta quarta-feira, num clima de festa e alegria em Salvador.
Durante o evento, que contou a participação da ex-senadora Marina Silva, do governador de Pernambuco Eduardo Campos e dos porta-vozes da Rede na Bahia, Júlio Rocha e Rose Bassuma, entre outros políticos e militantes da região, houve também o anúncio da candidatura da ex-ministra ao Senado pela coligação Rede/PSB. Nesta quinta-feira, a ex-ministra oficializa sua filiação ao PSB em coligação democrática à Rede.
“Após mais de 30 anos de serviços prestados ao Brasil, ela [Eliana] poderia se aposentar e descansar, mas resolveu fazer algo muito importante, democratizar o seu legado”, disse Marina Silva. “Será uma senadora que dará orgulho não só para a Bahia, mas para todos nós,” ressaltou a ex-senadora.
O governador Eduardo Campos, em seu discurso, também elogiou a trajetória de Eliana Calmon. “A ex-ministra representa uma legião de brasileiros comprometida com comportamento ético, com o futuro da nação. Ela teve a coragem de sair do conforto para se engajar numa luta que não é fácil. Julgar não é fácil, nem é fácil se submeter ao julgamento”, disse.
Para uma plateia de cerca de 100 pessoas, a ex-ministra Eliana Calmon contou que resolveu entrar na política ouvindo um apelo de muitas pessoas que a procuraram. “Eu não tinha o direito de sepultar a esperança que depositaram em mim”, explicou. “Estou procurando combater aquilo que nunca me conformei, principalmente a corrupção neste país. A corrupção é como cupim, que corrói e não deixa realizar as políticas públicas previstas na nossa Constituição”, comparou.
Eliana também contou que, a partir do momento em que decidiu entrar para política, a maior dificuldade era onde se alojar. Ela atribuiu a um complô divino o fato de ter encontrado duas forças lideradas por pessoas por quem sempre teve grande simpatia. “Encontro um ninho arrumado, aconchegante e feliz. Ontem, chorei ao deixar a magistratura, mas hoje, sorrio, porque ganhei novos amigos.”
A ex-ministra Eliana Calmon é natural de Salvador, onde se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Em 1999, Eliana se tornou a primeira mulher a assumir uma vaga no STJ. Entre 2010 e 2012, atuou como Corregedora Nacional de Justiça, ganhando notoriedade no combate às irregularidades no Judiciário. A ex-ministra, que se aposentou nesta quarta-feira, ocupava o cargo de diretora-geral da Escola Nacional de Formação de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário