A chuva tem castigado nos últimos dias a cidade de Brumado, na região sudoeste da Bahia. O Rio Riachão, que corta a região da comunidade de Umburanas, transbordou e a força da correnteza arrancou árvores e passou por cima da ponte que fica na principal estrada de acesso à localidade.
Na região, as estradas vicinais ficaram intransitáveis e, em alguns casos, a lama quase cobriu alguns veículos. Dois carros foram arrastados pela correnteza e várias casas foram invadidas pelas águas. Plantações foram destruídas.
A ponte que interliga o Bairro Dr. Juracy ao São Jorge, foi interditada na noite desta quarta-feira (25) pela Defesa Civil com o apoio da Polícia Militar. O nível da água do Rio Antônio continua subindo e há risco da ponte ter sua estrutura comprometida.
A correnteza derrubou os muros da estação de tratamento de esgoto da Embasa. O secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, informou que as comportas da Barragem do Truvisco, em Caculé, permanecem abertas aumentando assim o volume do rio na região.
Segundo comunicado emitido pela Embasa, a forte correnteza voltou a danificar um trecho da adutora que conduz água da barragem de Cristalândia para a Estação de Tratamento II (ETA) de Brumado.
Várias comunidades rurais e ribeirinhas localizadas ao longo do Rio do Antônio estão ilhadas. A força da correnteza ameaça arrastar. Mesmo com os transtornos causados pela enchente, os sertanejos estão comemorando, pois as chuvas que têm caído no município dão uma trégua na seca que assolava a região há oito anos. A situação era tão crítica que o município já havia decretado estado de emergência.
Segundo informações do Instituto Clima Tempo, deve continuar chovendo em Brumado nesta quinta-feira (26). Especialmente no período da tarde ocorrerá uma intensificação do volume de águas, que deverá se estender até a sexta-feira (27).
Nenhum comentário:
Postar um comentário