O volume de água no Rio do Antônio subiu assustadoramente no final da manhã de terça-feira (24), provocando vários alagamentos. Em Brumado, um poste com fiação telefônica foi arrastado pela força da correnteza no Bairro São Jorge. Na localidade, a estação de tratamento de esgoto da Embasa ficou totalmente submersa e a água ameaça invadir algumas casas.
Outro ponto crítico é a nova ponte que está sendo construída no Bairro São Félix. No local, o mato arrastado pelas águas tem ficado preso e formado barreiras; a correnteza pode invadir as ruas do bairro. Até mesmo um cavalo foi arrastado pelas águas e ficou preso debaixo da ponte.
Já os moradores do Bairro Apertado do Morro II estão ilhados, pois o rio cobriu a estrada que dá acesso ao bairro. Alguns moradores que retornavam do trabalho tiveram que dar uma volta de 12 km para chegar até suas residências. Foi o caso do vigilante Gilberto Pinheiro, que preferiu não se arriscar com a motocicleta e fez o percurso mais longo para rever a família.
Em entrevista ao site Brumado Notícias, o lavrador Augusto Oliveira da Silva, da Fazenda Cachoeira, saiu de sua casa por volta das 5h da madrugada para levar umbu para ser vendido na feira livre, mas ficou impedido de passar pela estrada vicinal da localidade, por conta do transbordamento do rio. O lavrador teve de percorrer uma distância maior, mas, mesmo assim, a ponte por onde passou estava coberta de água até o joelho. A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura já prepararam algumas escolas do município caso seja necessário alojar famílias que fiquem desabrigadas com a cheia do rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário