domingo, 2 de dezembro de 2012

Oficinas de Alimentação Saudável atingem 70% das USFs


frutas
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), busca ampliar as ações de formação de profissionais para consolidar a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (Enpacs). Nesta quinta-feira, 29, a partir das 7h, é a vez dos profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, localizada no conjunto Castelo Branco, participarem de oficinas.
Segundo a tutora e referência técnica da Enpacs de Aracaju, Jailda Santos, a capital sergipana conseguiu realizar este ano rodas de conversas sobre a estratégia da Alimentação Complementar em mais de 70% das unidades de Saúde da Família (USFs) da Prefeitura de Aracaju.
"A meta é implementar a Enpacs em todas as 43 USFs da cidade. Manter uma alimentação rica em fibras, vitaminas, verduras e alimentos naturais, evitando as frituras, gorduras e alimentos industrializados é de suma importância para saúde da população e para a prevenção de doenças como obesidade, desnutrição e outras", explica a nutricionista.
Estratégia
As oficinas, que acontecem em diferentes USFs, reúnem todas as categorias profissionais de cada unidade de Saúde da Família. Segundo a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, as oficinas servem para integrar todas as categorias profissionais de cada unidade entre médicos, dentistas, atendentes de Saúde bucal, assistente social, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, administrativos e guarda municipal.
"Com o Enpacs, o poder público municipal está sensibilizando todos os trabalhadores da Atenção Primária para ajudar a disseminar entre as famílias usuárias do Sistema Único de Saúde o cuidado com a alimentação. O objetivo desses encontros é sensibilizar os profissionais sobre a necessidade de implementação da Enpacs no território de atuação da Saúde", afirma a secretária.
Histórico da Enpacs
Em Aracaju, a SMS iniciou em 2010 a implementação da Enpacs, como projeto piloto em cerca de 10 USFs. Dado a importância dessa política pública, a Enpacs está inserida num dos eixos estratégicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Essas estratégias têm como base o direito humano à alimentação e à garantia de segurança alimentar nutricional, em especial entre as crianças nos primeiros anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário