quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gilberto Santana comemora 101 anos de emancipação de Itabuna .

 
O deputado estadual coronel Gilberto Santana (PTN) apresentou moção de Congratulações pelos 101 anos de emancipação política e administrativa da cidade de Itabuna, além de parabenizar os itabunenses pela data que será comemorada nesta quinta-feira, dia 28. De acordo com a moção, o município de Itabuna tem sua cronologia confundida com o próprio desenvolvimento da região sul da Bahia, a partir de meados do século XIX. “Reformulando-se a organização de Ferradas, que foi a primeira vila e o primeiro povoamento urbano no território daquele que viria a ser o município de Itabuna. Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra) + una (preta)”, relata.
“Inspirado pelas palavras de um dos seus mais ilustres nativos - Jorge Amado em Capitães da Areia - ressalta-se a cultura do povo itabunense. São marcos históricos as datas de 4 de agosto de 1906 quando alguns legisladores - destacando-se entre eles Virgílio Gonçalves e Plínio da Costa -, encaminharam um projeto elevando o arraial de Tabocas à condição de vila. E de 13 de setembro do mesmo ano, quando a lei n°. 692, finalmente desmembrava do município de Ilhéus a Vila de Tabocas, constituindo-a novo município e dando-lhe o nome de Itabuna, bem como estabelecendo os seus limites. Precisamente a 23 de novembro foram instalados a vila e o termo de Itabuna”, relata a moção.
O esforço prosseguiu para transformação da vila em cidade e consequente desligamento da Comarca de Ilhéus, o que veio a acontecer, derradeiramente, através da lei 807 de 28 de julho de 1910, sancionada pelo então governador João Ferreira de Araújo Pinho. A instalação ocorreu, em procedimento solene, em 21 de agosto de 1910. Seu primeiro governante, foi o Olinto Batista Leone. Itabuna hodiernamente é um centro regional de comércio, indústria e de serviços. Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época de relevante desenvolvimento do cultivo de cacau que, por se adequar ao solo da região levaram-na a ocupar o 2º lugar em produção no país, exportando para os EUA e Europa, inclusive.
O sul da Bahia está intimamente relacionado à cultura cacaueira. Durante anos ela proporcionou à região uma riqueza única. Grandes benfeitorias como estradas, avenidas, empresas de transporte, inclusive hospitais, tudo era feito com dinheiro do cacau. A Ceplac, um órgão criado nos anos 60, foi de grande valia nesse processo de expansão e resgate da região.
Itabuna procura ressurgir economicamente depois da grave crise na produção cacaueira causada pela presença da doença conhecida como vassoura-de-bruxa. A cidade tem buscado alternativas econômicas com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras. O município destaca-se na educação, principalmente como polo universitário regional, possuindo alguns dos melhores centros educacionais da Bahia.
“Repleto de alegria e com o coração acalorado congratulo o município de Itabuna e o povo itabunense pela passagem do 101º aniversário de emancipação. Reviver estes momentos históricos nos faz ter orgulho cada vez mais deste município e de seu povo que compõe parte fundamental do nosso Estado, merecendo destaque”, relata o parlamentar ao final da moção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário