quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tributo a Raul Seixas na última noite do Carnaval no Pelourinho


O tributo foi realizado pelo cantor e compositor conterrâneo Baia
O tributo foi realizado pelo cantor e compositor conterrâneo Baia (Foto: Almir Santos/Secom)
A obra do cantor e compositor baiano Raul Santos Seixas, falecido há 25 anos, mantém-se viva por meio da atuação expressiva de seus fãs. O grito ‘Toca Raul!’, que ecoa em palcos e praças de todo o Brasil, ganhou sua expressão na última noite de folia (terça-feira, 17), no Largo Quincas Berro D’Água, como atração integrante do Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

O tributo foi realizado pelo cantor e compositor conterrâneo Baia. Ele proporcionou alegria dos raulseixistas presentes, interpretando canções que se tornaram clássicos da música popular brasileira, como ‘Maluco Beleza’, ‘Metamorfose Ambulante’ e ‘Tente Outra Vez’.

“Essa homenagem ao Raulzito, durante a maior festa popular do mundo, é muito importante. Raul é baiano e sua poesia permanece viva e atual”, declarou Paulo Silva, administrador do bar Kilimanjaro, no Pelourinho, onde mantém uma exposição de fotos e discos de Raul Seixas aberta ao público. 

A preservação da obra do eterno maluco beleza feita pelo cantor Baia tem uma relação direta com a sua carreira artística. Em 2014, ele participou pela segunda vez do DVD Baú do Raul, que será lançado este ano. Já em seu trabalho solo o cantor se prepara para o lançamento do seu quinto disco, sucessor do EP Romantismo à Roma Antiga (2014). Com público cativo em Salvador, ele tocou também canções de sua autoria, atendendo aos pedidos dos fãs.

Sempre Verão

Em seguida, a banda Sempre Verão subiu ao palco do Largo da Quincas Berro D’ Água para um show em homenagem a axé music, com sucessos do gênero que celebrou 30 anos no Carnaval. Pra encerrar a noite, o sambista Nonato Sanskei e a Roda de Samba Mucum’G convidaram os foliões a se despedirem da folia de 2015 com uma grande roda de samba.

Carnaval da Cultura

O Carnaval da Cultura 2015, da democracia e da diversidade, levou para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. Foram centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. 

A diversão foi garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura está organizado a partir de quatro programas - Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais. Mais detalhes sobre a iniciativa da Secult estão disponíveis nos sites da secretaria e do Carnaval da Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário