quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Terminal superado do governo prejudica usuários no retorno do feriadão

Por falta de uma simples dragagem para aumentar a profundidade do canal de navegação, o Terminal Hidroviário de Vera Cruz, que pertence ao governo (extinto Derba) fica inoperante em períodos de maré baixa. Com isso, milhares de pessoas são prejudicadas, principalmente a população de Vera Cruz, que fica sem o seu principal meio de transporte para Salvador, feito pelas lanchas da travessia. Agora, em pleno retorno do Carnaval, as lanchas foram obrigadas a parar mais uma vez. O governo da Bahia vem prometendo  fazer os serviços desde o início do da gestão de Jaques Wagner, em 2007.  E nada! É o atraso!
Por falta de uma simples dragagem para aumentar a profundidade do canal de navegação, o Terminal Hidroviário de Vera Cruz, que pertence ao governo (extinto Derba) fica inoperante em períodos de maré baixa. Com isso, milhares de pessoas são prejudicadas, principalmente a população de Vera Cruz, que fica sem o seu principal meio de transporte para Salvador, feito pelas lanchas da travessia. Agora, em pleno retorno do Carnaval, as lanchas foram obrigadas a parar mais uma vez. O governo da Bahia vem prometendo fazer os serviços desde o início do da gestão de Jaques Wagner, em 2007. E nada! É o atraso!
A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa que por força da maré baixa desta quarta-feira (18), a travessia marítima Salvador-Mar Grande iniciou às 8h30 uma parada obrigatória, nos dois sentidos,e só vai voltar a operar normalmente às 12h. Com maré baixa, o Terminal Hidroviário de Vera Cruz fica sem condições de receber embarcações devido à falta de profundidade (calado) de seu canal de navegação.

Quando retomar as operações, ao meio dia, o sistema estará com a frota completa de 14 embarcações, cumprindo horários de 15 em 15 minutos para atender ao grande fluxo de passageiros que ainda retorna da Ilha de Itaparica para Salvador depois do feriadão do Carnaval. Até às 8h30, a travessia de Mar Grande vinha registrando intenso movimento de embarque. A previsão é que o último horário saindo de Mar Grande hoje será às 18h30 e de Salvador, às 20h.

A linha Salvador-Morro de São Paulo opera sem restrições. Também operam normalmente as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. Todos os catamarãs procedentes do Morro de São Pauo chegaraão em Salvador com lotação completa, a exemplo do que aconteceu ontem. Já no sentido da capital para o Morro o movimento de procura e venda de passagens é tranquilo. Os próximos horários são às 10h30, 13h e 14h30, com embarque no Terminal Náutico, no Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário