A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia realizará a Operação Corpus Christi da zero hora de quarta-feira, 29 de maio, até meia-noite domingo, 2 de junho. Durante toda a operação, serão priorizadas ações preventivas para redução da violência no trânsito e de acidentes relacionados, em especial, ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e à inobservância do uso do cinto de segurança.
A Operação Corpus Christi, que ocorre em nível nacional, aqui no Estado terá algumas inovações por ser realizada com parte da força operacional que será empregada durante a Copa das Confederações. Além do reforço do efetivo com a chegada de equipes táticas de vários Estados, a PRF disponibilizará um helicóptero e trará também as equipes de motopoliciamento, permitindo maior agilidade para a fiscalização e no deslocamento para o atendimento de ocorrências diversas.
Todos os esforços da PRF estarão sendo destinados para combater a criminalidade, em especial, o combate à exploração sexual de menores e o comércio e uso de drogas, aumentar a fiscalização de trânsito e dos transportes interestaduais e internacionais de passageiros, com vistas à prevenção dos acidentes e ao aumento da segurança, conforto e fluidez no trânsito das rodovias federais.
Os policiais contarão com o auxílio de 38 etilômetros e 13 radares entre portáteis e fotográficos para coibir o uso de bebida alcoólica ao volante e excesso de velocidade dos condutores, respectivamente. Serão utilizadas, além das viaturas operacionais, resgates, posto móvel e veículos-gaiolas.
Durante todo o final de semana a PRF realizará comandos em locais estratégicos, enfatizando o fator da segurança no trânsito, principalmente quanto ao excesso de velocidade, às ultrapassagens indevidas, ao consumo de bebidas alcoólicas, à fiscalização de motocicletas e ciclomotores, ao uso de cinto de segurança, aos equipamentos obrigatórios e sistema de iluminação e sinalização dos veículos, ao transporte irregular de passageiros, ao uso da cadeirinha para crianças, às restrições do trânsito de combinações e demais veículos portadores de AET.
Estima-se um aumento de cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimentação, saída (quarta-feira) e retorno (domingo). A PRF estará atenta quanto à restrição do trânsito de combinações de veículos de carga (CVC), de combinações de transporte de veículos (CTV), e, ainda, dos veículos portadores de autorização especial de trânsito.
As restrições de tráfego nos trechos de pista simples ocorrerão nos seguintes dias e horários:
Quarta-feira (29/5): das 16 às 22 horas.
Domingo (2/6): das 16 às 24 horas.
O motorista que descumprir a determinação será multado em R$ 85,13 (infração média), perderá quatro pontos na CNH e permanecerá com o veículo estacionado até liberação pelo agente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário