Saiu na manhã desta segunda-feira (27), do Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, o primeiro carregamento com 400 toneladas de produtos doados pelos agricultores do Oeste da Bahia para colaborar com a Campanha SOS Seca, no semiárido baiano.
A campanha é da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri). A mobilização está sendo feita pela Aiba, Abapa, Abia e Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Nesse primeiro momento foram doados milheto, milho, casquinha de soja, caroço de algodão, feno, bandinha de feijão e outros itens que podem ser transformados em ração animal. As doações serão levadas a quinze municípios do Centro/Norte da Bahia, escolhidos pela Seagri e distribuídas por funcionários da própria secretaria e das prefeituras selecionadas.
Esses grãos e subprodutos ajudarão a evitar a erradicação de rebanhos pertencentes a pequenos produtores que estão sofrendo com a seca. Há dois anos que o estado vem sofrendo com a estiagem que é considerada por muitos como a pior seca dos últimos 50 anos. No total, são aproximadamente 265 municípios do semiárido baiano que estão vendo seus rebanhos agonizando por falta de comida e água.
Segundo Eduardo Salles, secretário de Agricultura da Bahia, os criadores desses municípios estão presenciando seus animais, muitos deles de estimação, ser dizimados pela seca. “Essa doação dos grandes produtores do Oeste é um exemplo de solidariedade para com os pequenos produtores do semiárido baiano”, disse Eduardo.
O secretário ressaltou que os produtores do Oeste também terem sofrido com a seca, que proporcionou uma quebra de aproximadamente 35% da safra e com o ataque severo de uma lagarta, que já causou aos agricultores do Oeste o prejuízo de mais de um bilhão de reais, não se esquivaram e mostraram comprometimento com os outros irmãos do interior da Bahia.
Para Odacil Ranzi, vice-presidente da Aiba e sócio do Condomínio Passo Fundo, grupo agrícola localizado na comunidade de Placas, município de Barreiras, mesmo a região Oeste tendo enfrentado dois veranicos num mesmo ano agrícola, os produtores não pensaram duas vezes em arrecadar alimentos para ajudar a salvar o que resta do rebanho em municípios do sertão baiano.
“Assim que fomos instigados pelo secretário para ajudar na Campanha SOS Seca, acionamos os associados da Aiba que de pronto atenderam o pedido e doaram todo esse montante que agora está sendo encaminhado para esses municípios”, comentou Odacil, enfatizando que ajudar que está necessitado é um gesto nobre, que engrandece a alma.
O Condomínio Passo Fundo participou da campanha doando 18 mil quilos de milho que serão utilizados na ração animal. (Com informações do jornal Nova Fronteira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário