quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ibicaraí é uma das cidades mais desiguais da Bahia, mostra IBGE

Ibicaraí continua a ser um lugar muito injusto - alguns ganham muito e outros ganham bem pouco -

Por José Nilton Calazans

    Dos 7.549 domicílios existentes em Ibicaraí, 72 têm um rendimento médio mensal superior a 5 salários mínimos por morador, segundo o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Essas são as famílias com alta renda média em Ibicaraí e representam 1% do total de famílias da cidade.    Por outro lado, 1.486 famílias têm rendimento médio individual de menos de um quarto do salário mínimo. E 847 domicílios foram identificados em Ibicaraí como “sem rendimento” ou com rendimento apenas de benefícios sociais.
   Quando comparada com outras cidades da região e do estado, Ibicaraí se destaca com considerável proporção de famílias com alto rendimento. Na região, apenas Itabuna e Ilhéus apresentam mais de 1% de seus domicílios com renda média superior a 5 salários. Na Bahia, apenas 20 cidades menores que Ibicaraí têm maior proporção de residências com renda tão alta. Para se ter uma ideia, Ibicaraí tem mais famílias nessa boa condição do que Poções, Itacaré, Camacã ou Itajuípe.
   O problema de Ibicaraí é a elevada quantidade de famílias com renda muito baixa ou sem qualquer rendimento, o que coloca o município entre as cidades baianas com os mais altos índices de desigualdade de renda. Quase 60% das famílias ibicaraienses não têm rendimento ou ganham menos de um quarto do salário. E 75% das famílias recebem apenas um salário ou menos por pessoa. 
    A renda média das famílias ibicaraienses é de 1.153 reais, segundo os dados coletados no Censo. Mas essa renda é puxada para cima por causa do ganho dos ibicaraienses mais ricos. O ganho mediano de uma família ibicaraiense na verdade é de apenas 691 reais. Na zona rural do município esse ganho mediano por família cai para 510 reais, que era o valor do salário mínimo na época da pesquisa.

    Em Floresta Azul, a renda é menor, mas não há tanta desigualdade como em Ibicaraí: a renda média é de 863 reais e a renda mediana é de 580 reais. E na zona rural de Floresta a renda é de 528 reais, que é mais que o recebido em Ibicaraí na zona rural de Ibicaraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário