segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PROBLEMAS NA SAÚDE DE ITABUNA SÃO “GRANDES, GRAVES E SÉRIOS”, DIZ FUTURO SECRETÁRIO


Da esq. p/ dir., Ubiratan Pedrosa, Maria das Graças (presidente do CMS), Wenceslau Júnior e o médico Humberto Barreto, coordenador do seminário
O médico sanitarista Ubiratan Moreira Pedrosa, que será o secretário da Saúde de Itabuna a partir do ano que vem, conclamou a sociedade, as empresas e os profissionais da área para se tornar parceiros na reconstrução do setor. “Pelo tamanho do problema que temos, acredito que não teremos soluções sem a participação da sociedade. Não há fórmula melhor de encará-lo”, declarou nesta sexta-feira, 7, no auditório da FTC, onde foi realizado o Seminário Planeja SUS Itabuna 2013.
O evento teve cerca de 100 participantes, entre eles o vice-prefeito eleito, Wenceslau Júnior, que representou o prefeito Claudevane Leite, e a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria das Graças Souza.
Pedrosa afirmou também que, a despeito dos problemas existentes no Hospital de Base de Itabuna, há ineficiência na atenção básica, ou seja, nos postos de saúde dos bairros. Segundo ele, a rede de unidades básicas não funciona e isso “acaba gerando mais problemas para a média e alta complexidade”.
Em outra afirmação, o médico procurou demonstrar que não abre mão de contar com quadros técnicos e comprometidos em sua equipe. “Acomodações políticas não pautarão o desejo de um quadro técnico de qualidade e ético, que tenha dedicação e não tenha o cargo público como bico”, disse.
O futuro secretário reconheceu que não existem soluções milagrosas nem salvador da pátria, mas enfatizou que “tudo há de ser construído em regime de emergência, contando com a colaboração de todos e participação social”. Ele declarou que “profissionais, usuários e prestadores de serviço são convidados a participar desse esforço”.
O seminário foi coordenado pelo médico Humberto Barreto, que considerou o evento “um momento transformador na forma de se iniciar uma nova gestão pública no município”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário