Os professores de três universidades estaduais da Bahia paralisaram as atividades por tempo indeterminado nesta terça-feira (13), segundo informa Elson Moura, o coordenador do Fórum das Associações Docentes da Bahia.
De acordo com Moura, que também é diretor da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), apenas a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) paralisou as atividades antes, desde a segunda (11).
Com isso, estão com atividades paradas a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Uefs, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). No dia 8 de abril, os professores das quatro universidades fizeram paralisação por 24 horas e uma caminhada da Secretaria Estadual da Educação (SEC) até a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador.
"Nossa principal reivindicação é a questão orçamentária. Queremos 7% receita líquida de impostos para as universidades. Estamos reivindicando também direitos trabalhistas e aumento do quadro de professores. O governo diz que não tem dinheiro e fala de crise, mas questionamos esse argumento. No Portal da Transparência, mostra que do Governo de Jaques Wagner para o atual, teve sobra de R$ 1 bilhão e 600 milhões. A universidade está precisando porque a situação é muito difícil", disse o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário