Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram um novo método para diagnosticar pessoas com câncer de tireóide: o faro de cachorros. De acordo com a pesquisa, que realizou testes em 34 pacientes, o cão, da raça pastor alemão, teve 88% de acertos. Os resultados foram divulgados em um encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em São Diego, nos Estados Unidos.
As informações são do Jornal O Globo. A experiência foi feita por uma equipe da Universidade de Arkansas para Ciências Médicas. O pastor alemão Frankie foi treinado para deitar quando sentisse o cheiro da doença e se afastar, em casos negativos.
Trinta e quatro pacientes passaram por testes convencionais e depois entraram na experiência, e Frankie conseguiu dar o diagnóstico correto para 30 pessoas.“A capacidade de cães para cheirar quantidades diminutas é inacreditável” disse Donald Bodenner, chefe de oncologia endócrino da universidade à BBC.
“A comunidade médica, ao longo dos próximos anos, vai ter um grande apreço por eles”, concluiu. De acordo com especialistas britânicos, o uso de cães em maior escala no diagnóstico da doença se torna inviável. Porém, é importante descobrir quais substâncias químicas relacionadas ao câncer os animais podem perceber com o faro, o que deve levar a novos testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário