quinta-feira, 12 de março de 2015

Volta ao mundo do avião Solar Impulse II vai durar cinco meses

O Solar Impulse 2 pousa na Índia. (Foto: Solar Impulse/Reprodução/Internet)
O Solar Impulse 2 pousa na Índia. (Foto: Solar Impulse/Reprodução/Internet)
  O avião Solar Impulse 2, que pousou na terça-feira (10/3) na Índia, segunda etapa de uma volta ao mundo sem precedentes, bateu o primeiro recorde de distância, segundo os organizadores da missão. A aeronave SI2 decolou do aeroporto de Mascate, capital do sultanato de Omã, às 2H35 GMT (23H35 de Brasília), e percorreu 1.465 km em menos de 16 horas até Ahmedabad, principal cidade do estado de Gujarat, oeste da Índia.

O avião, revolucionário por funcionar apenas com energia solar, foi pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, de 57 anos, idealizador do projeto.

Esta é a maior distância já percorrida por um avião deste tipo, anunciaram os organizadores, mas o recorde ainda precisa ser validado pela Federação Aeronáutica Internacional. A marca anterior reconhecida foi estabelecida em 2013 pelo piloto André Borschberg com o primeiro protótipo deste avião solar, o SI1, que percorreu 1.386,5 km nos Estados Unidos. 

O recorde estabelecido na terça-feira deve ser superado diversas vezes pelo SI2 durante a volta ao mundo, sobretudo quando sobrevoar o Pacífico ou o Atlântico. O avião permanecerá quatro dias em Ahmedabad antes de voar para Benares, norte da Índia. No total, a aeronave viajará 35.000 km, a uma velocidade modesta (entre 50 e 100 km/h). (Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário