
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticada em estágio avançado. O diagnóstico precoce da doença é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura.
Para enfrentar esse desafio e diagnosticar precocemente o Câncer de Mama, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, propõe realizar uma ação de rastreamento e diagnóstico em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA esta faixa etária é considerada a de maior risco para desenvolver o Câncer de Mama.
O público alvo para o rastreamento é formado por mulheres de 50 a 69 anos. Além das mamografias, num segundo momento, FASE II, serão realizados exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas após a mamografia.
Para as mulheres com diagnóstico positivo o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.
Serão realizados em Floresta Azul um total de 710 mamografias bilaterais no período de 01 a 05 de abril. Para participar a mulher deverá procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua área de abrangência, ou se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde portando Carteira de Identidade e Cartão Nacional de Saúde. A Unidade móvel chega ao município no próximo dia 28 de março e ficará estacionada no Jardim Encantado, local onde acontecerá o mutirão.
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Nenhum comentário:
Postar um comentário