Os consumidores que usam o álcool como combustível dos veículos na Bahia devem se preparar para o possível aumento no preço do produto, previsto para ocorrer no começo deste ano, informa nesta terça-feira (3) José Augusto Costa, presidente do Sindcombustíveis.
O motivo apontado é o período de entressafra, que afeta o polo usineiro de cana-de-açúcar localizado na região centro-sul do país e que só deve ser encerrado no mês de abril. “Eles [os produtores] aumentam para os distribuidores, que aumentam para os donos de postos e que terão que repassar aos consumidores”, relata o presidente, que prefere não arriscar sobre quanto será o reajuste.
“Não temos álcool de janeiro a abril. O aumento ainda não aconteceu porque a ANP [Agência Nacional de Petróleo] passou a monitorar o mercado e obrigou as empresas açucareiras a fazer estocagem, mas os estoques já estão acabando. Se não fosse isso, já teria acontecido [o aumento] desde o começo de dezembro”, comenta.
Ainda segundo ele, os donos de postos são reféns do valor proveniente da logística do mercado porque não podem fazer a estocagem do produto, sob risco de dano ambiental
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário