domingo, 29 de março de 2015

Chapada: Professores param atividades e sindicato denuncia falta de alimentação escolar em Piritiba

foto
Sindicalistas cobram cumprimento das leis pela atual gestão de Piritiba | FOTO: Divulgação |
Após um mês do início do ano letivo, os alunos da rede municipal de Piritiba, na Chapada Diamantina, vivem o drama da falta da alimentação escolar e algumas turmas ainda estão sem professores. A denúncia é do Sindicato dos Servidores Municipais de Piritiba (Sindsemp), que encaminhou texto ao Jornal da Chapada, nesta quinta-feira (26) alertando do caso. Sem ter saída, o sindicato e a categoria se reuniram na quarta-feira (25) e decidiram, por unanimidade, paralisar as atividades docentes pela segunda vez, na tentativa de solucionar os problemas. Dessa forma, nos dias 6 e 7 de abril, a educação municipal de Piritiba para suas atividades.
De acordo com a presidente do Sindsemp, Cleide Lima, o ano letivo em Piritiba, conforme o calendário escolar começou em 22 de fevereiro, “entretanto, o ano já começou cambaleando, algumas escolas começaram dia 22, outras no dia 2 de março, e outras até o momento ainda estão sem funcionamento”. O sindicato se reuniu, na última terça-feira, dia 24 de março, com os vereadores de Piritiba, o jurídico da Câmara e com os professores para buscar uma solução para os descumprimentos da legislação e a perseguição aos servidores e dirigentes sindical, por parte da gestão.
foto
Reunião do sindicato com vereadores municipais | FOTO: Divulgação |
Os vereadores presentes (Divaldo Vilela Júnior, Valdionor Araújo e Ivan Barreiros), solidários com a categoria, colocaram-se à disposição. Divaldo Júnior se comprometeu com a entidade em mediar junto ao prefeito e a secretária de educação para que os problemas sejam resolvidos. “Ele, juntamente com todos os presentes, sabe que lei é para cumprir e, que a gestão municipal tem que administrar com transparência e responsabilidade”. “Cobramos o cumprimento das leis. Este ano, após enviar vários ofícios reivindicando os direitos, a gestão municipal continua em silêncio, sem responder aos ofícios da entidade e sem sentar para dialogar”, diz Cleide.
“Os alunos vivem o drama da falta de merenda escolar das escolas dos povoados, distritos e escolas nucleadas. As escolas da sede, os alunos após mais de 30 dias sem merenda, agora recebem biscoitos cream cracker como alimentação escolar. Qual a explicação para tantos desmandos?”, questiona Cleide Lima. Ainda segundo a presidente do sindicato, a diretoria do sindicato, desde o mês de julho de 2014, vem alertando a Secretaria de Educação para as reivindicações da classe.

Dilma nem sempre age da forma eficaz, afirma Joaquim Levy.


Ministro Joaquim Levy (Foto: Agência Brasil)
Ministro Joaquim Levy (Foto: Agência Brasil)
O ministro da Fazenda Joaquim Levy afirmou na última terça-feira (24), em evento a portas fechadas em São Paulo, que, embora seja bem-intencionada, a presidente Dilma Rousseff nem sempre faz as coisas da maneira mais simples e eficaz.

''Acho que há um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes, não da maneira mais fácil... Não da maneira mais efetiva, mas há um desejo genuíno'', disse o ministro, conforme gravação do evento obtida pela jornal Folha de São Paulo e divulgada neste domingo (29).

A declaração -a primeira em que Levy direciona uma crítica especificamente ao nome da presidente em público- foi dada em clima informal a uma plateia de dezenas de ex-alunos da escola de negócios da Universidade de Chicago, instituição onde Levy se graduou Ph.D.

O diálogo ocorreu em inglês, idioma de alguns dos espectadores, e a frase original foi: ''I think that there is a genuine desire by the president to get things right, sometimes not the easiest way, but... Not the most effective way, but there is this genuine desire''.

Pagamento de compras por meio de smartphones chega ao Brasil


Chega ao Brasil tecnologia que permite o pagamento de compras em lojas físicas por meio de smartphones
Chega ao Brasil tecnologia que permite o pagamento de compras em lojas físicas por meio de smartphones (Marcello Casal Jr/Agência Bras)

Depois de desbancar o cheque na preferência dos consumidores, o cartão de plástico começa a ser ameaçado. Chegou ao Brasil a tecnologia que permite o pagamento de compras em lojas físicas por meio de smartphones.

Em vez de inserir ou passar o cartão na máquina, o cliente aproxima o celular de um leitor com a tecnologia Near Field Communication (NFC). Inicialmente disponível apenas para telefones com o sistema Android, a novidade foi lançada nesta semana pelo Banco do Brasil e vale tanto para operações de crédito quanto de débito.

Diferentemente de outros países, onde os pagamentos por telefones móveis utilizam créditos de celulares, a solução adotada pelo Banco do Brasil (BB) usa cartões virtuais atrelados ao cartão físico. Por meio do aplicativo Ourocard-e, disponível no sistema Android, o correntista pode criar quantos cartões virtuais desejar, todos atrelados ao cartão de plástico do cliente e sem a cobrança de anualidade, que vale apenas para o cartão principal.

O vencimento da fatura, os benefícios e os atributos dos cartões virtuais seguem o cartão principal. “Essa é uma tecnologia pioneira em todo o mundo”, diz o vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Raul Moreira. Desde o ano passado, o banco oferece cartões virtuais para compras em sites eletrônicos. A ferramenta agora foi estendida às lojas físicas.

A compra por meio da tecnologia NFC funciona da seguinte forma: o lojista informa o valor da compra na máquina. Em vez de entregar o cartão com seus dados ao vendedor, o cliente abre o aplicativo, escolhe o cartão virtual que deseja usar e a forma de pagamento (crédito ou débito). Para concluir a transação, o comprador aproxima o celular do leitor, digita a senha do cartão e espera a emissão do comprovante. Compras abaixo de R$ 50 dispensam a senha.

Segundo Moreira, a tecnologia não oferece risco de clonagem. Ao fazer um pagamento, o sistema emite para a máquina uma chave de segurança que elimina qualquer possibilidade de captura do número do cartão do cliente. “A segurança é a mesma dos chips instalados nos cartões de plástico. Para o lojista, a tecnologia NFC reduz as filas nos caixas porque as transações são mais rápidas que no sistema tradicional”, explica.

Para evitar contratempos em caso de perda do celular, o usuário deve seguir os procedimentos padrões para o extravio de smartphones. Basta inserir uma senha segura para o aparelho, de modo que o ladrão não consiga desbloqueá-lo, ou programar a desativação remota do smartphone.

Na primeira etapa, a novidade está disponível apenas para clientes com cartões Ourocard Visa. Em maio, os clientes do Banco do Brasil com cartões Elo também poderão criar cartões virtuais. Apesar de a tecnologia estar em fase inicial, o vice-presidente do BB diz que 70% dos terminais nos pontos de venda estão preparados para a tecnologia NFC. “Nos Estados Unidos, apenas 15% das máquinas estão adaptadas ao NFC”, compara.

Raul Moreira diz que o banco pretende estender a tecnologia aos smartphones com os sistemas iOS (da Apple) e Windows Phone. No entanto, ainda não existe data para que a funcionalidade seja incorporada a esses aparelhos. “Decidimos dar prioridade ao Android, que responde por 80% do mercado brasileiro de smartphones. A utilização da ferramenta nos iPhones exige a definição de que solução a Apple pretende adotar para o NFC”, justifica.

Há uma semana usando o cartão virtual no smartphone, o engenheiro Guilherme Rodrigues, 31 anos, aprova a tecnologia. “Além de agilizar o pagamento, acho mais seguro que o cartão tradicional porque o risco de clonagem é menor”, diz. Segundo ele, a maior dificuldade, até agora, tem ocorrido com lojistas que não sabem operar o NFC: “É uma questão temporária, que vai ser resolvida quando os comerciantes se habituarem ao sistema”.

Para usar a tecnologia, é necessário ter um celular Android com função NFC. O telefone deve ter ainda sistema operacional mínimo Kit Kat 4.4.2 e acesso à internet móvel ou ao wi-fi.

Aplicativo para exame de dengue é testado em Ilhéus



Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em Ilhéus, a Prefeitura e o Governo do Estado iniciaram a formação de uma “força tarefa” para ações compartilhadas para o enfrentamento do problema. A proposta do prefeito Jabes Ribeiro foi discutida nesta quinta-feira, 26, durante reunião com o sub-secretário de Saúde do Estado, Roberto Badaró, na presença das respectivas equipes técnicas. Como resultado desse entendimento, a Secretaria de Saúde do Estado aplicou em Ilhéus o primeiro teste do aplicativo desenvolvido para exame de detecção de dengue, cujo resultado pode ser revelado após 20 minutos. O equipamento foi testado no Pronto Atendimento (PA) da dengue, unidade exclusiva montada no bairro Cidade Nova, com o objetivo de concentrar o diagnóstico, por volta de meio dia, na paciente Josenilda Dias Santos, acompanhado pelo secretário de Saúde de Ilhéus, José Antonio Ocké. O equipamento permanecerá em Ilhéus durante dois dias, para auxiliar o atendimento dos casos suspeitos de dengue na cidade.

IBGE cancela contagem populacional por falta de recursos

A falta de recursos obrigou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cancelar a Contagem da População 2016. Em nota, o Ministério do Planejamento, responsável pelo IBGE, confirmou o cancelamento da pesquisa. Segundo o Planejamento, o alto custo da pesquisa, orçada em R$ 2,6 bilhões, foi o fator responsável pelo cancelamento. O montante não está previsto no Orçamento de 2015. Estão mantidas as demais pesquisas do IBGE, como o Sistema de Contas Nacionais, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares e o Censo Agropecuário de 2017. Sem a Contagem da População, um novo levantamento populacional só será feito no Censo de 2020. Usada no cálculo dos repasses da União aos estados e aos municípios, a Contagem da População é feita por amostragem e não exige a ida de técnicos do IBGE de casa em casa, como no censo. Apesar da amostra menor, a pesquisa envolve cerca de 80 mil recenseadores. A compra de equipamentos e a contratação de trabalhadores temporários começariam a ser planejadas em 2015 para a execução do levantamento em 2016. Sem a Contagem da População, estados e municípios receberão repasses federais com base em estimativas do IBGE.

Uesc promove eventos para valorização da mulher


‘Em terra de Março, Mulher no Tambor’ é o tema dos eventos que o Programa de Extensão Laikos, do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), realiza nestes sábado e domingo (28 e 29), na Escola Margarida Pereira, situada no bairro Maria Pinheiro, no município de Itabuna, e na Praça da Igreja Católica, no bairro Banco da Vitória, em Ilhéus, respectivamente. A programação inclui roda de conversa com a professora Saskya Lopes, coordenadora do Laikos, e convidadas sobre ‘Os direitos, medos e sonhos das mulheres’ e uma oficina de percussão, com percussionista soteropolitano Gato Preto, que atuou com a Timbalada e hoje integra o grupo Nagê. Os eventos serão realizados em parceria com a Associação Mantenedora do Terreiro de Odé Aladé (Amata) e o Projeto Cultural Encantarte, e as oficinas coordenadas pelos arte educadores Alba Cristina Soares e Egnaldo França.

EXIGÊNCIA DE EXTINTOR ABC É ADIADA PARA JULHO

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) voltou a adiar a entrada em vigor da exigência de extintores veiculares ABC nos carros de todo o País. Dessa forma, a cobrança passará a vigorar apenas em 1° de julho. Uma resolução anterior do órgão havia tornado obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro deste ano. A exigência provocou uma corrida às lojas e muitos motoristas relataram ter dificuldades para encontrar o produto. Dessa forma, a cobrança foi postergada para 1.º de abril. Para novo atraso no cronograma foi alegado o mesmo motivo: falta do equipamento à venda no mercado. A solicitação foi feita diretamente ao Contran pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O extintor ABC apaga incêndios em materiais sólidos. Hoje, grande parte dos veículos ainda tem apenas o extintor de pó, modelo BC.

Remédios deverão ter reajuste de 5% a 7,7%



Remédios com preços controlados pelo governo deverão ter um reajuste que varia entre 5% e 7,7%, de acordo com a categoria que pertencem. Os valores, que passam a valer a partir do 31, foram calculados com base nos fatores divulgados nesta quinta-feira, 26, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). As taxas oficiais deverão ser anunciadas pelo governo nos próximos dias, mas dificilmente deverão variar em relação aos valores calculados agora pela indústria. As regras valem para cerca de 20 mil itens do mercado farmacêutico, como antibióticos. Produtos com alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores pela CMED. Para esse grupo, o preço pode variar de acordo com a determinação do fabricante. A CMED determina três faixas de ajuste, de acordo com a concorrência enfrentada pelo produto no mercado. Quanto maior a concorrência, maior o porcentual permitido para reajuste. Pelos cálculos do setor, para remédios com esse perfil o reajuste permitido será de no máximo 7,7%. O nível intermediário, de remédios de classes terapêuticas consideradas de concorrência mediana, o aumento será de 6,35%. Para aqueles mais concentrados - formados por remédios que estão ainda protegidos por patentes, como os usados em tratamento de câncer - o porcentual máximo de aumento será de 5%.

Delator: Palocci pediu verba para campanha de Dilma


O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Operação Lava Jato, disse que o doleiro Alberto Youssef, personagem central da trama de corrupção e propinas na estatal petrolífera, o procurou em 2010 e disse que o ex-ministro Antonio Palocci, da Fazenda, pediu uma contribuição de R$ 2 milhões para a campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Os relatos de Costa na delação premiada foram todos gravados em vídeo pela força tarefa do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.
Íntegra do depoimento de Paulo Roberto Costa - Ao ser questionado sobre repasse de valores para a campanha de 2010 da Presidência da República, o ex-diretor da Petrobrás declarou. "Alguns fatos como esse específico, as pessoas falavam diretamente com o Youssef. Outros fatos, as pessoas falaram comigo. Ministro Lobão falou comigo. Pessoal aqui do governo do Rio falou comigo, não tem nada a ver com o Youssef. Senador Sergio Guerra, falecido, falou comigo." No início do mês, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou para a Justiça Federal no Paraná, base da Operação Lava Jato, representação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para investigação sobre o ex-ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, Antonio Palocci.

Desarticulada quadrilha que planejava praticar assaltos em Feira de Santana


A Polícia Civil desarticulou na tarde desta quinta-feira (26) uma quadrilha de Salvador que pretendia praticar uma série de assaltos em Feira de Santana.
Seis pessoas, entre elas uma mulher, foram presas na Praça Jackson do Amauri, próximo a Casa de Saúde Santana. Segundo a polícia, cinco acusados residem em Salvador e um em Feira de Santana. Josevaldo da Silva Protasio Júnior, 21 anos; Geovanne Fagundes Rodrigues, 34; Emanuel Ribeiro Bitencourt, 21; Davidson Sena Ribeiro Junior, 19; Allana Brandina Mota, 29, e Alan Francisco de Araujo, 26, foram presos por policiais do Serviço de Investigação da 1ª Coordenadoria de Polícia de Feira de Santana, da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Feira) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), sob o comando do coordenador regional, delegado Jobson Lucas Marques, com o apoio dos delegados Alexandre Narita e Carlos Henrique Lins.
 “A equipe do Draco recebeu uma denúncia anônima informando que quatro indivíduos se deslocariam da cidade de Salvador em um Fiat Siena branco e iriam se encontrar com o restante da quadrilha aqui na rodoviária. O restante dessa quadrilha traria as armas para a prática dos crimes. Fizemos contato com as equipes do Draco, dividimos em vários grupos nas imediações e quando eles chegaram de carro e foram se encontrar com o grupo que trouxeram as armas conseguimos prender todos em flagrante”, contou o delegado Jobson Lucas. Segundo o delegado, eles iriam praticar assaltos consecutivos em estabelecimentos comerciais em Feira de Santana, não só hoje como em outros dias. “Duas pistolas e um revólver que foram apreendidos seriam usados para praticar os assaltos. Graças a Deus os investigares conseguiram frustrar os assaltos e consequências piores. Eles são bastantes perigosos, já puxamos a ficha de dois deles, um responde por homicídios e outro por porte de metralhadora”, disse.

Caixa-Preta de avião que caiu nos Alpes Freancesses está danificada


O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, reconheceu nesta quarta-feira (25) que a caixa-preta do avião da companhia aérea Germanwings que caiu na terça (24) nos Alpes franceses está danificada, mas que será possível analisá-la. A caixa-preta do aparelho que grava vozes e sons (a outra caixa registra parâmetros técnicos) chegou nesta manhã em Paris, onde está sendo vistoriada pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA) para a segurança da aviação civil. O BEA divulgou imagens do equipamento, nas quais é possível ver os danos. Em entrevista à emissora “RTL”, o ministro indicou que vai ser possível reconstituir os dados dessa caixa, a que grava as conversas dos pilotos, para tentar esclarecer o incidente. O secretário de Estado de Transportes francês, Alain Vidalies, explicou em entrevista à emissora “Europe 1″ que a caixa será provavelmente avaliada em duas fases. “Se há vozes humanas, será feito muito rapidamente. Depois se trata de analisar os ruídos, isso pode requerer várias semanas”, detalhou Vidalies. Embora não haja conversas na última meia hora, será possível estudar os sons registrados na cabine, mas esse é um processo ‘muito mais preciso e mais longo’ que pode levar ‘semanas ou meses’. 
O avião, com destino a Düsseldorf (Alemanha), caiu por motivos desconhecidos em uma zona alpina, quase uma hora depois da decolagem de Barcelona. O Ministério Público de Marselha acredita que nesta tarde serão conhecidos os primeiros resultados da análise da caixa-preta. Em declarações a um grupo de jornalistas, o promotor encarregado do caso, Brice Robin, explicou que “talvez tenhamos um primeiro resultado da análise da caixa-preta no final desta tarde, mas os exames complementares demorarão vários dias”. G1.

Hilux transportando carga de carne colide com ônibus da Cidade Sol na BR-420



Uma caminhonete Toyota Hilux colidiu com um ônibus da Viação Cidade Sol, nesta quinta-feira, quando trafegava pela rodovia BR-420, no trecho do município de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. As informações são do site local, Mídia Bahia. De acordo com o site, a caminhonete, que seguia do Distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara, transportando um carregamento de carne e vísceras, com destino a cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. O ônibus com placa NZD-6874, com licença de Jequié, seguia com passageiros de Bom Despacho para Cravolândia. O condutor da Hilux teria perdido o controle da direção numa curva da rodovia. A colisão causou apenas danos materiais, parte da carga se espalhou na pista, mas ninguém ficou ferido, segundo o site. (Marcos Frahm)

Facebook testa drones para tentar conectar áreas isoladas à internet

O Facebook concluiu nesta quinta-feira (26) testes no Reino Unido para usar drones (aeronaves não tripuladas) para transmissão de dados. Segundo o presidente-executivo e cofundador da rede social, Mark Zuckerberg, o objetivo é usar o equipamento para levar internet até populações remotas. De acordo com a Folha de S. Paulo, os drones terão envergadura de 29 metros, maior que a de aviões Boeing 737, e são alimentados por energia elétrica através de painéis solares instalados nas asas. "Se atingirmos nosso primeiro objetivo, de conectar todo o mundo à internet, criaremos um novo problema, de tamanho fluxo de informação que você não consegue chegar às coisas que lhe são importantes", avalia o executivo-chefe do Facebook, Mike Schroepfer.

Edinho Silva é o novo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência

taria de Comunicação da Presidência

O ex-deputado Edinho Silva será o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no lugar de Thomas Traumann, que deixou o cargo na última quarta-feira (25). A posse do novo ministro está marcada para a próxima terça-feira (31), às 11h. Silva foi tesoureiro da campanha à reeleição da presidenta Dilma Rousseff em 2014 e presidente do PT em São Paulo. Sociólogo e professor, Edinho Silva é graduado em ciências sociais na Unesp de Araraquara e mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de São Carlos. Silva construiu carreira política em Araraquara, onde foi vereador e prefeito por dois mandatos (de 2000 a 2008). Também foi deputado estadual de 2011 a 2015.

Empresa alemã suspeita que brasileiros receberam 3,4 milhões em propina na Copa 2014

A empresa alemã Bilfinger confirmou a existência de pagamentos suspeitos de aproximadamente R$ 3,4 milhões a funcionários públicos brasileiros por uma subsidiária para obtenção de contratos na Copa do Mundo de 2014. Na última semana, o jornal alemão Bild denunciou o esquema, mas informou que o valor da propina teria chegado a 20 milhões de euros, cerca de R$ 70 milhões. Por meio de nota, a empresa afirmou que "depois de revisar todas as transações dos últimos anos, informações indicam que o potencial pagamento inadequado exista no valor inferior a 1 milhão de euros no total". Um porta-voz da Bilfinger disse que a companhia colabora com a Justiça brasileira e está fornecendo informações à Controladoria-Geral da União. Em 2014, a empresa fechou contratos com o governo brasileiro avaliados em R$ 21,2 milhões para o funcionamento de Centros Integrados de Comando e Controle da Copa do Mundo. Auditores da Ernst & Young e Deloitte e um escritório de direito no Brasil acompanham as investigações.

Dilma nomeia filósofo Renato Janine como ministro da Educação


Renato Janine Ribeiro
Renato Janine Ribeiro
A Presidência da República anunciou hoje (27) que o filósofo e professor Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação. Ribeiro ocupará a vaga deixada por Cid Gomes na semana passada, depois que o então ministro acusou deputados de serem achacadores e oportunistas.

O novo ministro da Educação é professor titular de ética e filosofia política da Universidade de São Paulo (USP) e especialista na obra do filósofo inglês Thomas Hobbes, sobre quem focou suas pesquisas de mestrado e doutorado. Sobre o filósofo, Ribeiro publicou os livros A Marca do Leviatã e Ao Leitor Sem Medo.

Ribeiro escreveu ainda ensaios sobre filosofia política focando a realidade brasileira. Ele venceu o Prêmio Jabuti em 2001 com a obra A Sociedade Contra o Social: O Alto Custo da Vida Pública no Brasil. O filósofo tem ainda publicações que tratam de democracia, da relação da universidade com a sociedade e sobre a forma de fazer política em geral. Ao todo Ribeiro tem 18 livros editados, além de ensaios e artigos em publicações científicas.

No serviço público, além de ter sido aprovado no concurso para professor da USP, Janine atuou como membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1993-1997), do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) (1997-1999), secretário da SBPC (1999-2001) e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008). Além disso, foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), segundo informações do Palácio do Planalto.

Ribeiro fez mestrado na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. O novo ministro foi convidado hoje pela presidenta Dilma Rousseff para assumir o cargo e tomará posse no dia 6 de abril.

Copiloto suicida que matou 149 avisava: “Um dia todos saberão o meu nome"


Andreas Lubitz, o jovem copiloto alemão que se suicidou matando outras 149 pessoas a bordo do Airbus da Germanwings, escondia problemas psicológicos, disse na sexta-feira (27) a promotoria alemã. Na casa de Andreas Lubitz foram encontrados atestados médicos rasgados. Eles recomendavam o afastamento do trabalho, inclusive no dia da tragédia. A Germanwings garante que nunca recebeu um pedido de licença.
Andreas Lubitz, o jovem copiloto alemão que se suicidou matando outras 149 pessoas a bordo do Airbus da Germanwings, escondia problemas psicológicos, disse na sexta-feira (27) a promotoria alemã. Na casa de Andreas Lubitz foram encontrados atestados médicos rasgados. Eles recomendavam o afastamento do trabalho, inclusive no dia da tragédia. A Germanwings garante que nunca recebeu um pedido de licença.
Andreas Lubitz, o jovem copiloto alemão que se suicidou matando outras 149 pessoas a bordo do Airbus da Germanwings, escondia problemas psicológicos, disse na sexta-feira (27) a promotoria alemã. Na casa de Andreas Lubitz foram encontrados atestados médicos rasgados. Eles recomendavam o afastamento do trabalho, inclusive no dia da tragédia. A Germanwings garante que nunca recebeu um pedido de licença.

O Hospital Universitário de Düsseldorf confirmou que Andreas era paciente e entregou o prontuário dele à polícia. O tabloide alemão "Bild" informa que o copiloto teria terminado o noivado de sete anos.

Na França, o desafio dos investigadores passa pelo grande número de destroços e também pelas condições climáticas. Eles tentam encontrar o chip com as informaçoes da segunda caixa-preta do Airbus, aquela que registra os dados técnicos do voo.

Durante todo o dia, eles trouxeram das montanhas pedaços do avião e restos mortais das vítimas. Os moradores da pequena Seyne-les-Alpes estão abalados e se desdobram no apoio aos visitantes inesperados.

Um espanhol, que perdeu a ex-mulher, uma filha e uma neta na tragédia, se comove com a recepção dos franceses. Ele diz que todos são muito atenciosos, que ninguém o deixa pagar nada e que isso lhe dá a certeza de que é possivel pensar positivo. "As pessoas são muito boas", diz ele.

A ex-noiva de Andreas Lubitz afirmou que o copiloto sempre ameaçava: "Um dia todos saberão o meu nome". Ela disse que não entendia o que ele queria dizer, mas que agora fez sentido.
A declaração foi feita ao jornal alemão "Bild". A aeromoça identificada apenas como Maria W., de 26 anos, não quis mostrar o rosto nem dar o nome completo.

Ela falou sobre o relacionamento pessoal dos dois e disse que viajaram juntos de avião por cinco meses pela Europa no ano passado. Maria disse ainda que terminou com Andreas por causa dos problemas pessoais e do comportamento instável dele. (Jornal da Globo).

sexta-feira, 27 de março de 2015

Aprovado estado de greve na UESC


tyty
Os docentes da Uesc acabaram de aprovar a saída do indicativo e entrada da categoria em estado de greve, em assembleia realizada no CEU, na tarde desta quarta, 25. Os professores seguiram o que já havia sido decidido por outras instituições de ensino superior baianas, como os docentes da Uesb e Uefs. Com a decisão, os professores sinalizam grande insatisfação ao governo do estado e põe um pé na greve geral. Também foi aprovada paralisação para o próximo dia 08. Neste mesmo dia, os docentes decidiram ir até à Secretaria de Educação do Estado para levar as propostas salariais e para o fim dos cortes orçamentários. Em caso de negativa por parte do governo Rui Costa, os professores
Fonte: Blog de Ilhéus.

Pai de santo diz que Dilma deve se proteger de Eduardo Cunha

tyu
247 – Um pai de santo procurou a presidente Dilma Rousseff na tarde desta quinta-feira (26) no Palácio do Planalto para entregar-lhe uma carta em que mostrava para a presidente que ela precisa se defender de alguns políticos, principalmente do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Identificado como Pai Uzêda, o babalorixá conseguiu entrar no Planalto com autorização de uma funcionária da Secretaria de Relações Institucionais. “O Eduardo Cunha é a besta. O trabalho dele é destituir a Dilma. Ele é um pai de santo de mão cheia, ele entende do canjerê. Basta olhar para a sua aura”, afirmou Pai Uzêda em entrevista à Folha. “Se deixar, ele vai ser o presidente do Brasil. Ele é protegido pelo povo de rua, ele tem o poder sobre o mal”, completou. Ele foi convidado a deixar o Palácio pelos seguranças. Ele não se encontrou com Dilma. “Ela [Dilma] está desprotegida mas ainda está em tempo de se recuperar. Eu sou fã dela mas ela precisa ser mais humilde. A mosca azul mordeu ela. Ela mexeu nos direitos dos trabalhadores. Ela não pode desfazer o que Lula, seu mentor, fez antes”, disse Pai Uzêda, explicando que ser mordido pela mosca azul significa que ela, eleita pelo povo, não se importa mais com ele. Na carta, Pai Uzêda se propõe a fazer uma “limpeza” para Dilma com defumadores, pó de café e sal grosso. Ele recomenda ainda, que a presidente não coma fora de casa porque seu anjo da guarda estaria desprotegido

Leila Diniz, que queria ser uma explosão aos 100, faria 70 anos


A atriz Leila Diniz completaria hoje 70 anos
A atriz Leila Diniz completaria hoje 70 anos (Foto: Divulgação/Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro)
CRISTINA INDIO DO BRASIL
Agência Brasil
“Toda mulher quer ser amada. Toda mulher quer ser feliz. Toda mulher se faz de coitada. Toda mulher é meio Leila Diniz”, diz um dos versos da música Elas Querem é Poder, de Rita Lee, que captou toda a essência de uma mulher que, muito mais que uma atriz, soube, com seu comportamento libertário, mostrar ao Brasil da ditadura militar o quanto as mulheres precisavam ser livres. Foram atitudes e declarações que marcaram uma época e legaram às gerações futuras um novo jeito de viver.

Para autora do livro Toda Mulher é Meio Leila Diniz, a antropóloga Mirian Goldenberg, apesar de tantos anos, o comportamento da atriz, que ontem (25) completaria 70 anos, continua atual. “A Leila, simplesmente, queria viver a vida dela com liberdade, com prazer, com vontade. Não foi uma militante, nem feminista. É por isso que ela é tão contemporânea. Vivia a vida com liberdade, coisa que as mulheres não fazem até hoje”.

De acordo com a antropóloga, Leila não expressava uma sexualidade para parecer sexy ou para seduzir. “Era uma sexualidade para o prazer dela. Não é que ela não tinha preocupação, sabia que os outros julgavam e condenavam, mas ela não abria mão de viver a própria liberdade. É isso que é considerado revolucionário até hoje”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Mirian Goldenberg destacou que Leila se tornou um exemplo forte, porque não era apenas um discurso ou uma bandeira política. “A vida dela é que era extraordinariamente livre e prazerosa, coisa que a gente não consegue ter por preconceito, por tabus, por medo, por querer agradar todo mundo, querer agradar todo o mundo, se preocupar com a opinião dos outros, coisa que a Leila não estava nessa e não estaria hoje”. “É impressionante que ainda hoje a gente precise tanto desses exemplos para lembrar da importância da liberdade”, completou.

Grávida de Janaína, filha que teve com o cineasta Ruy Guerra, Leila colocou um biquíni e foi à Praia de Ipanema, na zona sul do Rio. A imensa barriga à mostra chocou a todos, mas, poucos anos depois, significou o rompimento de um tabu comportamental. “A barriga dela simboliza um corpo livre totalmente fora dos padrões da época, exposto ao sol e feliz. Não o corpo escondido e mutilado”, ressaltou a antropóloga.

Para a representante da Rede Mulher e Mídia, no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Raquel Moreno, a exposição da barriga de Leila grávida foi um marco porque mostrou para as mulheres que isso não era motivo de vergonha. Na mesma época era costume dizer que mulher não podia andar sozinha na rua, o que também foi contestado por Leila Diniz.

“Saiu uma turminha de feministas no Rio, entre as quais a Leila Diniz, de braços dados na calçada. Elas estavam em cinco ou seis andando e dizendo, sozinha, eu? Como assim? Que história é essa de que a mulher está sozinha na rua? Contestando também a fala recorrente de que as mulheres tinham que andar acompanhadas por um homem, porque, se não, estavam pedindo alguma forma de violência”, lembrou Raquel Moreno.

No dia 15 de novembro de 1969 chegava às bancas a edição do jornal O Pasquim, com uma entrevista com Leila Diniz, que causou muito comentário. O cartunista Jaguar, uma das pessoas que a entrevistou lembrou que durante a conversa, de maneira muito natural, a atriz falou muitos palavrões, e que, segundo ele. não tinha intenção de chocar. “Era o jeito dela falar. Aí nós optamos em manter as características dela. Decidimos colocar um asterisco, entre parênteses, no lugar do palavrão. Então a entrevista parecia uma via láctea”, disse.

Jaguar tenta imaginar o que Leila poderia ter feito mais se não tivesse morrido com apenas 27 anos. “Que legado teria deixado. Ela era absolutamente inocente, e tudo que dizia era de maneira cândida. Não tinha intenção de escandalizar. Todo mundo admirava. Mas imagine como era isso em pleno regime militar”, disse. “Ela era uma mulher solar”.

Leila Diniz morreu no dia 14 de junho de 1972, em um acidente perto de Nova Déli, na Índia, com a explosão do avião da Japan Airlines. Ela tinha ido à Austrália, onde foram premiada em um festival de cinema, e voltava para o Brasil.

A antropóloga Mirian Goldenberg lamenta a morte de Leila Diniz, para quem a atriz morreu cedo e tinha muito o que legar para as mulheres. Hoje ela teria 70 anos, e seria um exemplo de como envelhecer e não se deixar aprisionar pela cultura da juventude. No meu livro tem uma frase dela: ‘Eu sou uma explosão, mas com 100 anos vou estar maravilhosa, vou estar cada vez melhor’”.

Polícia intercepta bandidos antes de assalto a banco em Monte Santo


Adelmo e Melquíades estavam prestes a entrar num veículo para assaltar  quando foram abordados por volta das 2 horas.
Adelmo e Melquíades estavam prestes a entrar num veículo para assaltar quando foram abordados por volta das 2 horas.
Ações criminosas, que seriam realizadas em quatro agências bancárias no interior do estado, foram evitadas graças à rápida ação de integrantes da 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar (Monte Santo), que conseguiram desarticular o esquema de uma quadrilha especializada em ataques a caixas eletrônicos, que planejava uma série de roubos na madrugada da última quarta-feira (25).

Uma ronda, durante a madrugada no município de Monte Santo, resultou na prisão de Adelmo de Souza Reis e Melquíades Quinto de Jesus e na apreensão de parte das armas que seriam utilizadas nas investidas criminosas em municípios vizinhos. O balanço da abordagem policial foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, Centro Administrativo da Bahia.

Segundo o comandante da 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar (Monte Santo), tenente José Adélson Danda, Adelmo e Melquíades estavam prestes a entrar num veículo na Rua Nova, quando foram abordados por volta das 2 horas. “Como estavam naquele horário, num local mal iluminado e portando mochilas, a guarnição desconfiou da dupla e resolveu abordá-la”, explicou o tenente José Adélson, ao ressaltar que os bandidos entraram em contradição quando ouvidos pelos policiais.

Na delegacia local, Adelmo e Melquíades confessaram que receberiam R$ 3 mil de traficantes de Feira de Santana para levar armas até uma casa em Monte Santo e que, ainda segundo eles, seriam empregadas naquela madrugada para ataques a caixas eletrônicos em municípios próximos.

Ao se dirigirem para o imóvel, a fim de constatarem as informações, os policiais foram recebidos a tiros por dois homens, que tentavam deixar o local num Corolla, de placa HJX-1920. Durante o confronto, eles conseguiram fugir a pé, abandonando o veículo com dois revolveres (um calibre 357 e outro 38), uma espingarda 12, uma pistola 9 milímetros, uma carabina .45 e munições de diversos calibres.

A polícia acredita que, antes da chegada das guarnições, mais pessoas deixaram a casa, onde foram encontrados um quilo de emulsão para dinamite, três pés de cabra usados para forçar a abertura de caixas eletrônicos e certa quantidade de droga. Abandonado pelos bandidos, o veículo possuía restrição de roubo, na cidade de Feira de Santana.

“O imóvel já era acompanhado em apurações por conta de assaltos e arrastões em cidades vizinhas”, esclareceu o delegado Elízio Ramos, titular de Monte Santo, ao lembrar que, numa das ações criminosas, um investigador acabou atingido numa troca de tiros.

Com passagens pela polícia por outros crimes, Adelmo e Melquíades também confessaram participação em ataques a caixas eletrônicos em Salvador, no bairro de Stella Maris, em Lauro de Freitas e em São Gonçalo dos Campos.

Copiloto sofria de doença psicológica e fazia tratamento após romper com namorada


Segundo o tabloide alemão
Segundo o tabloide alemão "Bild", Lubitz teria rompido o relacionamento que mantinha com a noiva, com quem estaria junto há sete anos. (Foto: jornal "Bild"/Reprodução)
Policiais que vasculharam o apartamento de Andreas Lubitz em Düsseldorf encontraram pistas significativas que indicam que o copiloto da Germanwings sofria de doença psicológica, entre elas documentos indicando a presença dele em tratamento psiquiátrico e notas destruídas de dispensa médica. No entanto, não se trata de uma carta de suicídio, assim como não foi achada qualquer relação com extremismo religioso. Ele teria registros assinados de condições médicas.

De acordo com um comunicado emitido pelos investigadores alemães, o copiloto tinha um atestado médico para não trabalhar no dia do desastre. Ele também teria destruído registros de médicos que indicavam que ele não estava bem o suficiente para o serviço. Não foi informado o teor das condições médicas das quais Lubitz sofria.

Algumas descobertas vieram à tona depois de policiais terem feito buscas na noite de quinta-feira no apartamento de Lubitz em Düsseldorf, além da casa em que o copiloto de 27 anos morava com os pais em Montabaur, ao norte de Frankfurt. Vários itens foram retirados, incluindo caixas e um computador, das duas propriedades. A mídia alemã disse que os investigadores descobriram provas de problemas de saúde mental.

Segundo o tabloide alemão "Bild", Lubitz teria rompido o relacionamento que mantinha com a noiva, com quem estaria junto há sete anos. Foi apontado um dia antes que eles estariam prontos para se casar no ano que vem.

O copiloto estaria passamento por um tratamento de um ano e meio, e um especialista teria recomendado que ele fosse reavaliado pela empresa por conta de "problemas emocionais". Ele ainda estava em tratamento, supostamente até o dia do acidente. (Jornal O Globo).

Bahia: Justiça recebe denúncias contra prefeitos de Feira de Santana e Xique-Xique

foto
Os prefeitos José Ronaldo e Alfredo Ricardo são acusados de irregularidades cometidas nas atuais gestões | FOTO: Montagem do JC/JGB/PM |
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia recebeu nesta quinta-feira (26), denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) contra o prefeito do município de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM). Ele foi denunciado, juntamente com Constantino Portugal dos Santos, pelo Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), por desvio de recursos públicos em favor de terceiros. Conforme informações do núcleo, o gestor municipal contratou Constantino no período de novembro de 2005 a novembro de 2007, pela remuneração mensal de um salário-mínimo, “apesar de ter ciência da ausência de efetiva prestação dos serviços à municipalidade por parte do funcionário”.
Na última terça-feira (24), denúncia do CAP contra o prefeito de Xique-Xique, Alfredo Ricardo Bessa Magalhães (PT), também foi recebida pela 1ª Câmara Criminal do TJ. As acusações são de manejo irregular de recursos públicos em favor de terceiros e dispensa irregular de licitação na “tríplice” contratação direta, em janeiro de 2013, da empresa MSCVeloso Assessoria e Consultoria LTDA para serviços de assessoria de controle interno da prefeitura e controles financeiros dos fundos locais de Saúde e Assistência Social.
Também foram denunciados os secretários municipais de Administração e Finanças, Onaldo Passos Lustosa Filho; de Saúde, Edmar Nogueira Queiroz, e de Trabalho e Desenvolvimento Social, José Romero Félix Cabral, por terem autorizado, juntamente com o prefeito, os pagamentos à empresa. As informações são do MP-BA.

Monstruosidade em Jequié: Idosa de 77 anos é estuprada.


Ontem quarta-feira (25), por volta das 00h17, o sicom recebeu uma chamada solicitando uma viatura na Rua São Luiz, bairro do Mandacaru, chegando lá, encontraram uma idosa de 77 anos com sinais de estupro consumado em sua residencia, segundo ela, elementos invadiram sua casa e fizeram sexo sem consentimento por várias vezes, caracterizando o crime previsto do código penal brasileiro no Art. 121, classificado como hediondo. Após a chegada da polícia militar, a idosa foi encaminhada ao HGPV para a realização de exames complementares e posteriormente encaminhada à DEAM (delegacia da mulher) para a formalização da denúncia.
A polícia militar e civil até o presente momento não tem pistas dos estupradores. (Jequié Urgente)
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Bahia: Hilux transportando carga de carne colide com ônibus da Cidade Sol na BR-420

Bahia: Hilux transportando carga de carne colide com ônibus da Cidade Sol na BR-420

Acidente foi no perímetro urbano de Mutuípe )Foto: Mídia Bahia)

Uma caminhonete Toyota Hilux colidiu com um ônibus da Viação Cidade Sol, nesta quinta-feira, quando trafegava pela rodovia BR-420, no trecho do município de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. As informações são do site local, Mídia Bahia. De acordo com o site, a caminhonete, que seguia do Distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara, transportando um carregamento de carne e vísceras, com destino a cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano.

O ônibus com placa NZD-6874, com licença de Jequié, seguia com passageiros de Bom Despacho para Cravolândia. O condutor da Hilux teria perdido o controle da direção numa curva da rodovia. A colisão causou apenas danos materiais, parte da carga se espalhou na pista, mas ninguém ficou ferido, segundo o site. (Marcos Frahm).

Bahia: Hilux transportando carga de carne colide com ônibus da Cidade Sol na BR-420

Acidente foi no perímetro urbano de Mutuípe )Foto: Mídia Bahia)

Uma caminhonete Toyota Hilux colidiu com um ônibus da Viação Cidade Sol, nesta quinta-feira, quando trafegava pela rodovia BR-420, no trecho do município de Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. As informações são do site local, Mídia Bahia. De acordo com o site, a caminhonete, que seguia do Distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara, transportando um carregamento de carne e vísceras, com destino a cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano.

O ônibus com placa NZD-6874, com licença de Jequié, seguia com passageiros de Bom Despacho para Cravolândia. O condutor da Hilux teria perdido o controle da direção numa curva da rodovia. A colisão causou apenas danos materiais, parte da carga se espalhou na pista, mas ninguém ficou ferido, segundo o site. (Marcos Frahm).

Ônibus seguia para a cidade de Cravolândia (Foto: Mídia Bahia)

A economia brasileira teve um dos piores desempenhos entre os países mais industrializados do mundo em 2014. A confirmação pelo IBGE de que o Produto Interno Bruto brasileiro no ano passado cresceu apenas 0,1% determinou que, numa comparação com os outros 19 países do G20, apenas Itália e Japão apresentam resultados piores que o brasileiro no período. Em 2014, a combalida economia italiana registrou encolhimento de 0,4%, ao passo que o Japão teve crescimento zero. O desempenho brasileiro foi também ruim numa comparação com os países do grupo Brics - as maiores economias emergentes do mundo. A China cresceu 7,4%, a Índia, 7,2%. Mesmo com o impacto da queda do preço do petróleo em sua economia, a Rússia tem crescimento projetado de 0,3% (o país ainda não divulgou seus resultados para 2014). Piora No geral, os resultados dos países do G20 mostraram tendências de crescimento, com as principais economias da Europa apresentando recuperação. A Alemanha, depois de crescer 0,1% em 2013, pulou para 1,6% no ano passado. O Reino Unido saltou de 1,7% para 2,6%. No geral a União Europeia teve crescimento de 1,3%, que cai para 0,9% quando apenas os países que adotam o euro como moeda são levados em consideração. (C Brasil)

ricardo
O vereador de Itaberaba, Ricardo Pimentel | FOTO: Jornal da Chapada |
O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, vive um clima de revolta desde o último domingo (22), quando o Fantástico, da Rede Globo, veiculou uma reportagem em que mostra a denúncia contra o prefeito João Filho (PP), acusado de desviar R$ 1 milhão por mês. O esquema foi denunciado ao programa dominical pelo ex-secretário de Administração do município Alberto Magno, que teve sua casa invadida por dois homens que roubaram seus documentos que seriam provas do crime.
No entanto, a denúncia foi feita inicialmente ao Ministério Público pelo vereador Ricardo Pimentel (Pros), que relata estar sofrendo ameaças após o fato se tornar público. “Na sessão de segunda-feira [23], o prefeito mandou os funcionários contratados irem à Câmara hostilizarem os vereadores. Eles me ameaçaram com palavras como ‘você vai ver’, ‘vai ver o que vai acontecer com você’”, relatou Pimentel, que aponta a existência de mais de 50 processos na Justiça contra o prefeito da cidade, sendo a maioria de sua autoria. “Eu estou dormindo poucas horas por noite”, revelou.
Outro fato que, segundo o edil, aumentou a revolta na cidade foi a ida do governador Rui Costa (PT) à cidade nessa terça-feira (24). “A vinda do governador, de uma forma ou de outra, colou como um apoio ao prefeito. Inclusive, Rui disse que o prefeito é vítima, assim como ele já foi. Todas as entidades daqui como CDL, OAB, Maçonaria enviaram ao governador um ofício, mas não teve retorno”, afirmou o vereador ao site Bocão News. “A população está bastante revoltada e com repúdio ao ato do prefeito. Ele contratou dois homicidas para invadir a casa de um ex-secretário para roubar documentos, eles já estão acostumados a cometer crimes”, lembrou, ao se referir aos homes que invadiram a casa de Alberto Magno.
Apesar da gravidade da denúncia, o vereador aponta dificuldade em mobilizar a Câmara para pedir um possível afastamento do gestor. A Casa possui 15 legisladores, mas 11 pertencem ao grupo de apoio ao prefeito. “Vamos conversar com o Ministério Público e com a Polícia Federal para saber como andam as investigações, que correm em segredo de Justiça. O processo já tem mais de 8 mil páginas”, contou. Extraído do Bocão News.

Brasil tem terceiro pior crescimento econômico do G20 em 2014





A economia brasileira teve um dos piores desempenhos entre os países mais industrializados do mundo em 2014. A confirmação pelo IBGE de que o Produto Interno Bruto brasileiro no ano passado cresceu apenas 0,1% determinou que, numa comparação com os outros 19 países do G20, apenas Itália e Japão apresentam resultados piores que o brasileiro no período.

Em 2014, a combalida economia italiana registrou encolhimento de 0,4%, ao passo que o Japão teve crescimento zero.

O desempenho brasileiro foi também ruim numa comparação com os países do grupo Brics - as maiores economias emergentes do mundo. A China cresceu 7,4%, a Índia, 7,2%. Mesmo com o impacto da queda do preço do petróleo em sua economia, a Rússia tem crescimento projetado de 0,3% (o país ainda não divulgou seus resultados para 2014).
Piora

No geral, os resultados dos países do G20 mostraram tendências de crescimento, com as principais economias da Europa apresentando recuperação. A Alemanha, depois de crescer 0,1% em 2013, pulou para 1,6% no ano passado.

O Reino Unido saltou de 1,7% para 2,6%. No geral a União Europeia teve crescimento de 1,3%, que cai para 0,9% quando apenas os países que adotam o euro como moeda são levados em consideração. (C Brasil)

Polícia Federal prende vereador e contador em Porto Seguro


Dionísio Souza do Carmo atua como contador na cidade de Itabela. Ele  foi detido e levado para depor na PF. (Foto: Reproução/Clic101)
Dionísio Souza do Carmo atua como contador na cidade de Itabela. Ele foi detido e levado para depor na PF. (Foto: Reproução/Clic101)
Agentes da Polícia Federal cumprem, nesta sexta-feira (27), 17 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Extremo Sul baiano, entre elas Porto Seguro, Itabela, Itamaraju e Teixeira de Freitas. A Operação Pacioli tem como objetivo desvendar crimes cometidos contra a Previdência Social. 

A polícia informou que, durante a ação em Porto Seguro, umvereador foi detido e está custodiado na sede da superintendência da PF no município. O nome do vereador ainda não foi confirmado pela PF. 

Em Itabela, foi cumprido mandado no escritório de contabilidade Conect, localizado na Rua Dois de Julho, no centro da cidade. Segundo informações, o alvo das investigações é o contador Dionísio Souza do Carmo, que foi detido e levado para depor na PF.

Dionísio já havia sido alvo da Operação Monte Pascoal, deflagrada em agosto de 2011. Na época, segundo a Polícia, ele era suspeito de comandar uma quadrilha que fraudava declarações do Imposto de Renda para obter restituições indevidas, com prejuízo estimado pela Receita Federal em R$ 5 milhões. A Polícia Federal adiantou que a operação deve prosseguir pelos próximos dias.(Radar 64)