quarta-feira, 27 de agosto de 2014

EX-MODELO JOSI CAMPOS, MUSA NAS DÉCADAS DE 80 E 90, VIVE HÁ DEZ ANOS EM CLÍNICA PSIQUIÁTRICA

A ex-modelo Josi Campos, em 2004, com 35 quilos, e hoje ao lado da médica na clínica onde está internada há dez anos
A ex-modelo Josi Campos, em 2004, com 35 quilos, e hoje ao lado da médica na clínica onde está internada há dez anos

Há dez anos, Josi Campos vivia isolada em seu apartamento na Lagoa, sem luz, água, gás e telefone. Sem vida. Se alimentava de restos de comida que buscava no lixo e usava sempre as mesmas peças de roupa. Uma série de reportagens publicadas pelo EXTRA chamaram a atenção do drama que vivia a modelo, uma das musas dos anos 80, ex-capa da “Playboy”. A ajuda apareceu, e de quem muita gente não poderia imaginar. Aos 51 anos, Josi vive numa clínica psiquiátrica, em Porto Alegre, desde que seu sofrimento veio a público. Diagnosticada ainda na época com esquizofrenia, ela recebe tratamento médico e leva uma vida normal até onde a doença permite.
Josi Campos: capa da "Playboy" em 1987, depois de conquistar o título de Garota de Ipanema Foto: Reprodução
A ajuda veio da proprietária da clínica onde ela está internada. Mas a doutora Vera Ceroni não tem com Josi Campos uma relação apenas de médico e paciente, mas uma relação que virou prova de amor. Ela é casada com o primeiro namorado da ex-modelo. Sensibilizada com o que viu nas reportagens publicadas, em 2004, Vera foi, pessoalmente, buscar Josi, que estava internada no Pinel, no Rio de Janeiro.
A ex-modelo Josi Campos, hoje com 51 anos, com Vera Ceroni e crianças também internadas na clínica psiquiátrica
A ex-modelo Josi Campos, hoje com 51 anos, com Vera Ceroni e crianças também internadas na clínica psiquiátrica Foto: Arquivo Pessoal
“Meu filho estava vindo da escola quando viu a foto dela, pele e osso, numa banca. Trouxe o jornal para casa e mostrou para o pai. Ele sabia que eles tinham sido namorados. Meu marido ficou chocado e chorou muito. Há muito tempo, ninguém tinha mais notícias dela. Superei os ciúmes que eu tinha daquela história e, dias depois, estava no Rio para levá-la de volta para Porto Alegre, que é a cidade dela. Aceitei esse desafio na minha vida”, conta Vera, que logo conseguiu encontrar Jesus, irmão de Josi, com quem a ex-modelo também não tinha mais contato. Era preciso a autorização da família para que ela pudesse ser transferida de estado e para outra clínica.
Josi Campos quando teve seu drama revelado, em 2004
Josi Campos quando teve seu drama revelado, em 2004 Foto: Guilherme Pinto
Vera Ceroni a encontrou com 35 quilos e tendo um surto após o outro por causa da doença: “Ela ficou no meu apartamento por alguns dias até ser internada. Tínhamos que alimentá-la com uma seringa. Josi dificilmente estaria viva hoje se não tivesse sido resgatada”. Nesses dez anos de internação, a também ex-Garota de Ipanema (título cobiçado nos anos 80) criou uma nova família.
O irmão pouco a visita e uma irmã, que vive nos EUA, não dá notícias há sete anos. A mãe, também esquizofrênica, morreu no início dos anos 2000. Com os amigos de quando estava no auge, a ex-namorada de famosos como o roqueiro Billy Idol, Chico Anysio e o cineasta Ruy Guerra não tem mais contato com ninguém. A rotina atual de Josi Campos é fazer atividades na clínica, brincar com os animais e assistir à novela das seis, “Boogie Oogie”, que a faz lembrar, como ela mesma diz, seu tempo de adolescente. “Ela não fala do passado, não tem muita consciência do que viveu, mas hoje é uma pessoa que vive sorrindo, uma pessoa feliz”, afirma Vera, que tem formação em enfermagem e vai lançar um livro contando essa história de amor, como ela gosta de chamar.
Josi Campos nos seus tempos de modelo num ensaio de 1993
Josi Campos nos seus tempos de modelo num ensaio de 1993 Foto: Paula Johas
Josi Campos no auge da beleza, num ensaio de 1993
Josi Campos no auge da beleza, num ensaio de 1993 Foto: Paula Johas
Mas o livro ainda precisa de um final feliz. Há dez anos, Vera, que foi reconhecida pela Justiça como curadora de sua paciente, luta para vender o apartamento de Josi numa área nobre da Lagoa, interditado há uma década. Ela já impediu que ele fosse a leilão por causa dos condomínios atrasados, e quer usar o dinheiro para comprar um imóvel para a ex-modelo e garantir a ela uma velhice mais segura. Josi Campos hoje tem vida e um sorriso no rosto. Mas ainda lhe falta um casa.

extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário