Trios elétricos à espera de vistoria, no Parque de Exposições de Salvador
A Central de Vistorias já liberou 42 trios elétricos e carros de apoio de blocos e afoxés. A central está montada no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, e vai funcionar até a sexta-feira (8/2).
A expectativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que coordena o espaço, é de que sejam vistoriados até 110 veículos.
O trio do Asa de Águia sendo preparado para a vistoria
Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico.
Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Para obter o aval para desfilar, entidades e veículos também têm que estar quites com taxas e impostos, o que pode ser resolvido na própria central.
“O serviço de vistoria garante que os veículos circulem nas melhores condições possíveis nos circuitos, dando maior segurança aos foliões”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), Guilherme Bellintani.
Para o major Antônio Sampaio, que coordena a central há 14 anos, “os grandes blocos, com maior estrutura e capacidade financeira, se antecipam e resolvem tudo com antecedência. O problema são as pequenas entidades, que só alugam os veículos às vésperas da festa para economizar diárias, e se houver algum problema eles têm menos tempo hábil para corrigir”.
Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de quatro órgãos técnicos – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea); Departamento de Polícia Técnica (DPT); Corpo de Bombeiros; e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Trio com cobertura para dias de chuva
Participam também do processo, a Secretaria de Ordem Pública (Seop), as secretarias estadual e municipal da Fazenda e da Saúde, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) também atuam na fiscalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário