sábado, 20 de agosto de 2011

Desmatamento da Amazônia em julho é 54% menor que há um ano


Do Globo Natureza, em São Paulo
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (17) o relatório de seu sistema de monitoramento de Desmatamento em Tempo Real da Amazônia Legal (Deter) para o mês de julho. Foram detectados 224,9 km² de floresta derrubada na região no período – área equivalente a 140 vezes o Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O número é 54% menor que o índice do mesmo mês do ano passado, e 28% menor que o de junho de 2011.
Na imagem acima, trator apreendido pelos agentes do Ibama. Abaixo, o correntão estendido no terreno, visto do alto. (Foto: Luciano Dias - Ibama / Divulgação)Na imagem acima, trator que estava sendo usado para derrubar floresta em São Félix do Xingu (PA), por meio do método do correntão, que consiste numa corrente de elos grossos que é puxada por máquinas para cortar a vegetação. Abaixo, o correntão estendido no terreno, visto do alto. O trator foi apreendido pelo Ibama. (Foto: Luciano Dias - Ibama / Divulgação)
Mais uma vez, o Pará figura como o estado com maior devastação - foram 93,7 km² de floresta derrubados no mês. Em seguida, vêm Rondônia, com 52,4 km², e Mato Grosso, 51,4 km².
Como é época de seca na maior parte da Amazônia, a cobertura de nuvens impediu a visualização de apenas uma pequena parte da região, totalizando 7%. O instituto sediado em São José dos Campos (SP) sempre ressalta, no entanto, que em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) não representam medição exata do desmatamento mensal na região.
A função principal do sistema é gerar alertas para orientação da fiscalização ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário