quarta-feira, 15 de junho de 2011

Menores de idade e gays agora poderão doar sangue


O Ministério da Saúde autorizou ontem os hemocentros a receber doações de jovens de 16 e 17 anos -com autorização dos responsáveis- e a não considerar a orientação sexual como critério de seleção de doadores.

Até então, doações só eram permitidas a maiores de 18 anos e a orientação sexual fazia parte do questionário aplicado em centros de triagem de doadores.
A portaria foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.
Segundo Dalton Chamone, professor de hematologia e hemoterapia da USP, a restrição aos menores existia devido a questões biométricas, como o peso menor (inferior a 50 kg, por exemplo).
A portaria também aumenta de 65 para 68 anos a idade limite para a doação. O objetivo é elevar o percentual de doadores entre os brasileiros, de 1,9% para 2,11%.
Apesar de a orientação sexual não ser mais critério para selecionar doadores, na prática, homossexuais e bissexuais ainda têm uma restrição: homem que tenha feito sexo com outro homem nos últimos 12 meses continua impedido de doar.
"Estudos ainda mostram que o risco do homem que fez sexo com homem é 18 vezes maior de ter infecção pelo HIV do que a população que não tem esse tipo de atividade sexual", diz Padilha.
O professor Chamone considera positiva a mudança.
"Hoje, o que mais importa é o rigor na avaliação do comportamento de risco e não a orientação sexual do doador", afirma o médico.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1506201121.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário