quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sala de imprensa do Festival de Verão vai homenagear Jorge Amado

Jorge Amado 300x225 (Foto: Zélia Gattai)Em 2012 é comemorado o centenário de nascimento de Jorge Amado. O Festival de Verão Salvador decidiu, então, homenagear o escritor, batizando a Sala de Imprensa com o seu nome. “É uma honra para a família receber essa homenagem. Depois do carnaval, o Festival de Verão é o evento mais badalado e conhecido de Salvador. Ficamos ainda mais lisonjeados por ser uma festa organizada pela Rede Bahia, parceira da família, que sempre ajuda a gente de várias formas”, disse o neto de Jorge, João Amado.
Com projeto arquitetônico de Giuseppe Mazzoni e Rogério Menezes, o ambiente, que ocupa 152m² dentro do Parque de Exposições, vai receber cerca de 300 jornalistas, contando com um espaço para as entrevistas coletivas, além de um lounge para descanso dos profissionais.
A ideia da homenagem a Jorge Amado se justifica pela estreita relação do escritor com a música brasileira, que sempre foi objeto de muitas das suas narrativas, como explica João Gomes, Diretor de Marketing Institucional da Rede Bahia. “Jorge Amado foi o primeiro nome que nos veio à cabeça. Primeiro, por causa do ano do centenário do nascimento dele. Segundo, porque ele sempre relacionou a literatura com a música. Vários dos seus personagens foram imortalizados na cultura baiana e brasileira e pouca gente conhece esse lado compositor e inspirador do escritor”.
Jorge Amado e Dorival Caymmi (Foto: Zélia Gattai)
Música 'É Doce Morrer no Mar' é uma parceria de Jorge
Amado e Dorival Caymmi (Foto: Zélia Gattai)
Os personagens de Jorge Amado, como Teresa Batista, Dona Flor, Tieta e Quincas Berro D’Água, sempre figuraram no cancioneiro popular, em músicas de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso, Antônio Carlos Jobim, entre outros. A estreita amizade do escritor com Caymmi foi além e resultou nos versos de 'É Doce Morrer no Mar', uma das canções mais conhecidas do compositor. Em 1958, o disco 'Canto de amor à Bahia e quatro acalantos de Gabriela, cravo e canela' traz Jorge Amado recitando trechos de seus livros com fundo musical de Dorival Caymmi.
Histórico
No primeiro ano do Festival de Verão Salvador, em 1999, a Sala de Imprensa homenageou Elis Regina, considerada por muitos críticos a melhor cantora brasileira. Desde então, o espaço sempre é batizado com o nome de alguém que tenha uma forte relação com a música.

Sala de imprensa Festival de Verão 2010 (Foto: Divulgação)
Neguinho do Samba foi o homenageado na sala de
imprensa do Festival de Verão 2010 (Foto: Divulgação)
Nos último cinco anos cinco representantes da música baiana deram nome à Sala de Imprensa do Festival de Verão. Em 2007, o escolhido foi Oscar da Penha, o Batatinha, maior poeta e compositor do samba baiano. Em 2008, quando o evento fez 10 anos, João Gilberto foi o nome da vez. O músico, que completou 80 anos em 2011, interpreta músicas brasileiras como 'Chega de Saudade', 'Águas de Março', 'Wave', entre outras. O ano de 2009 foi dos Novos Baianos, conjunto com influência da Tropicália, formado por Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi e Luiz Galvão. Neguinho do Samba foi o homenageado da sala de imprensa do Festival em 2010. Fundador do Olodum e criador do samba-reggae, Neguinho morreu em outubro do ano anterior. Em 2011, quem deu o nome à sala de imprensa foi Saul Barbosa, que faleceu em 2010 e foi um dos maiores compositores da música baiana e brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário