domingo, 18 de dezembro de 2011

ITABUNA: A LOCALIZAÇÃO DO CAMPUS DA UFESBA


.
Por Elton Oliveira.
.
A construção de uma “Cidade Universitária” e a “Instalação do Campus” (Sede – onde funcionará a Reitoria da instituição) Itabunense da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), na região do Hospital de Base de Itabuna é defendida pelo professor e economista Elton Silva Oliveira*.

Para ele, a UFESBA deverá primar em atender ao Território Litoral Sul, que é composto por 26 municípios que se encontram no entorno do município de Itabuna. Assim, a sua localização estratégica na BR-101 e próxima a BR-415, além de que, situada no Semi-Anel Rodoviário. Possibilitará que os estudantes oriundos de todos os municípios cheguem rápido até a instituição, sem ter que enfrentar o trânsito caótico do centro da cidade de Itabuna.

Na avaliação do economista, essa localização possibilitará ao município de Itabuna, a oportunidade de planejar a sua ocupação urbana. Por exemplo, no entorno do “Campus” da UFESBA, poderá ser construído um novo bairro residencial e comercial, completamente planejado, que se chamaria “Cidade Universitária”.

A “Cidade Universitária” segundo o economista teria uma economia própria, pois seria dotada de uma área residencial e também, de uma nova área comercial em Itabuna (feira, supermercados, lojas, correio, bancos, boutiques, academias, agências bancárias, etc.). Assim, os seus moradores teriam toda a comodidade e não precisariam se deslocar para outras áreas da cidade. Isto seria um vetor de desenvolvimento e impulsionaria a economia local, afirmou.

Por fim, Elton diz que aquela região é um “Cluster”, onde já temos hospital, maternidade, central de tratamento de água, energia elétrica, central telefônica digital transporte coletivo, e futuramente centro de convenções e teatro. Numa avaliação social, a instalação nesta área especifica geraria mais benefícios a sociedade regional e local, além de contribuir com a redução dos custos. Isto, devido às externalidades positivas, que não podem ser desprezadas, conclui.

* Economista (UESC), Mestre em Cultura e Turismo (UFBA/UESC).
Membro Convidado e Pesquisador do Núcleo Temático de Turismo para o Desenvolvimento Regional (NTT) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Professor de Economia e Administração Financeira e Orçamentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário