sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Golpe envolvendo programa de Xuxa expõe centenas de celulares no Facebook

Quase idênticas, páginas oficial (acima) e falsa (abaixo) se diferenciam pelo ícone azul ao lado do título - detalhe abre brecha para falsários, que já recolheram centenas de números de telefone de fãs da apresentadora.
Quase idênticas, páginas oficial (acima) e falsa (abaixo) se diferenciam pelo ícone azul ao lado do título - detalhe abre brecha para falsários, que já recolheram centenas de números de telefone de fãs da apresentadora. (Foto: Reprodução/BBC Brasil)
Entre segunda à noite e terça-feira, centenas de pessoas divulgaram seus números de telefone no Facebook, após um pedido na página Xuxa Oficial: "Galera, deixa o número de vocês! Vou ligar". O post acabou desaparecendo da página, mas perfis não oficiais do programa de televisão da apresentadora lançaram apelos parecidos, enganando multidões de fãs no afã de falar com Xuxa e concorrer a prêmios de até R$ 2 mil prometidos pelo programa.

O site da BBC Brasilinformou que o caso não é único. Nas redes sociais, é comum encontrar supostas páginas de artistas e empresas pedem que seguidores informem telefones para sorteios e promoções - os convites, sempre sedutores, encobertam golpes eletrônicos comuns.

Quase idênticas, páginas oficiais e falsas se diferenciam apenas por um pequeno ícone azul ao lado do título. Discreto, este símbolo foi criado pelo Facebook para ajudar internautas a conferirem a autenticidade de páginas de artistas e empresas.

Procurada pela reportagem, a produção de Xuxa na TV Record disse que não comentaria o caso.

Mas, afinal, é seguro mostrar telefones pessoais em páginas públicas – mesmo que oficiais – nas redes sociais?

Para especialistas em segurança online, a resposta é não, já que o perigo não está necessariamente nas intenções de quem pede seus dados, mas nos milhões de pessoas que poderão vê-los em caixas de comentários e usá-los para o bem ou para o mal.

"O Facebook facilita a vida do criminoso", diz o chileno Ariel Torres, executivo da empresa de antivírus F. Secure. "Dependendo das configurações de segurança, qualquer um pode acessar detalhes sobre sua vida pessoal, afetiva, financeira e profissional e fazer o que bem entender com isso." (BBC Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário