segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Australiano é resgatado após ficar entalado em máquina de lavar roupa


maquinaO joivem de 22 anos foi resgatado pelos bombeiros após ficar entalado em máquina de lavar roupa (Foto: Reprodução/Facebook/Bankstown Fire and Rescue)
Um homem de 22 anos foi resgatado pelos bombeiros em Lakemba, no estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, após ficar entalado em uma máquina de lavar roupa. O homem ficou com as pernas presas no equipamento por pelo menos três horas.
Os bombeiros divulgaram em sua página no Facebook fotos do resgate. A equipe precisou desmontar a máquina de lavar roupa para conseguiu libertar o homem. "É definitivamente um dos resgates mais incomuns que já fizemos", disse o bombeiro David Cross.

TANQUINHO/BA: PREFEITO PROMETE VETAR ‘LEI’ QUE PROÍBE GRAVAR SESSÕES DA CÂMARA


Depois de a cidade virar "tema nacional", após a Câmara de Vereadores ter aprovado uma lei que proíbe gravar sessões, o prefeito de Tanquinho, no Portal do Sertão, Jorge Flamarion Souza (PT), promete dar vida curta à iniciativa. “Quando [o projeto] chegar na minha mão, eu vou vetar na hora. Isso é um absurdo. Acho que fizeram isso sem pensar", declarou o gestor ao Bahia Notícias. 

O projeto polêmico foi aprovado na última sessão da Câmara, ocorrida na quinta-feira (27). Por um voto, os legisladores da cidade ratificaram o projeto do edil José Ariosto (PMDB), aliado de Jorge Souza, que proíbe gravações na Casa legislativa por câmeras, smartphones, microfones ou qualquer gravador de voz. Ariosto usou o argumento do artigo 5° da Constituição, que garante ao cidadão o direito de não produzir provas contra si. Jorge Souza diz que não sabia da motivação do vereador e ficou surpreso. "Só vim saber na sexta", conta. 

O administrador afirma ainda que com a repercussão do caso, já estuda a possibilidade de disponibilizar o áudio das sessões da Câmara pelo som da prefeitura. O projeto deve chegar até esta terça-feira (1°) às mãos dele. 

Itabuna terá concurso para 500 vagas


O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, anunciou que até o próximo ano vai fazer concurso público para contratação de até 500 servidores. Os aprovados vão substituir os trabalhadores com contratos temporários e por seleção pública.
O prefeito não informou o número de vagas por área, mas já se sabe que mais de 60% dos aprovados serão lotados nas secretárias de Educação, Assistência Social e Administração.
O edital com todas as informações sobre o concurso deve ser publicado nos próximos 6 meses. Vane disse que o concurso visa valorizar o servidor público e reduzir o número de contratações temporárias e por processo seletivo.

"Janot atua como advogado de Dilma", diz Gilmar Mendes

Gilmar Mendes diz que Janot extrapolou na função de procurador
Gilmar Mendes diz que Janot extrapolou na função de procurador
O ministro Gilmar Mendes falou aoAntagonista agora à noite. Ele está indignado com o arquivamento do caso da gráfica fantasma e acha que Rodrigo Janot se desviou da função de chefe do Ministério Público. "Janot deve cuidar da Procuradoria Geral da República e não atuar como advogado da presidente Dilma".

Para o ministro, o caso continua a merecer investigação. "A VTPB recebeu R$ 23 milhões, mas não tem funcionários nem equipamento. Pode haver outros crimes, inclusive fiscais e previdenciários. Houve fraude dentro da campanha".

Para Gilmar Mendes, a "pacificação social" proposta por Rodrigo Janot em seu parecer é a tentativa de criar uma espécie de "doutrina Dilma", pela qual a Justiça Eleitoral deixa de ter qualquer relevância. "Por essa 'doutrina Dilma' não poderá mais haver impugnação dos mandatos, seja de prefeito, governador, deputado ou senador".

No parecer de arquivamento do caso da gráfica fantasma, Janot disse que "não interessa à sociedade que controvérsias sobre a eleição se perpetuem" e que "os eleitos devem poder usufruir das prerrogativas de seus cargos", cabendo aos derrotados "se preparar para o próximo pleito".

Por esse raciocínio, a vitória eleitoral não poderá mais ser questionada, ainda que tenha sido obtida por métodos escusos.

Astronautas da NASA viverão isolados um ano para simular vida em Marte


Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter
Uma equipe da Nasa se mudou na sexta-feira para um local inusitado: durante um ano, seis pessoas irão viver isoladas perto de um vulcão inativo no Havaí para simular o que seria a vida em Marte.
A experiência de isolamento será a mais longa do tipo já feita.

Especialistas estimam que uma missão humana ao Planeta Vermelho poderia levar de um a três anos. A equipe vai viver em uma espécie de cúpula, sem ar ou alimentos frescos e sem privacidade.

Para sair da estrutura em que vivem - a cúpula tem 11 metros de diâmetro e 6 metros de altura -, eles precisarão usar roupas de astronauta. Um astrobiológo francês, um físico alemão e quatro americanos - piloto, arquiteto, jornalista e cientista de solo - integram a equipe. Os homens e mulheres terão uma pequena cama dobrável e uma mesa em seus quartos.

Entre os mantimentos aos quais terão acesso estão queijo em pó e conservas de atum. Missões à Estação Espacial Internacional costumam durar seis meses. A agência espacial dos EUA realizou recentemente experiências de isolamento de quatro e oito meses de duração.

domingo, 30 de agosto de 2015

Ex-presidente do PMN de Itabuna morre no Festival de Inverno


Haroldo Fonseca
O servidor público municipal Haroldo Vieira Fonseca, ex-presidente do PMN em Itabuna, faleceu na noite de sexta-feira (28), durante o Festival de Inverno de Vitória da Conquista. "Haroldão", como era mais conhecido, foi vítima de um ataque cardíaco aos 48 anos de idade.
Ex-funcionário dos Correios dos Correios e ex-assessor de Pedro Egídio, ele era alegra, comunicativo e atuava nos bastidores da política itabunense

Planalto tem vinte vezes mais funcionários que a Casa Branca


Além das boquinhas em Brasília, Presidência tem 6 mil fora do DF
Além das boquinhas em Brasília, Presidência tem 6 mil fora do DF (Foto: Ricardo Penna)

A presidente Dilma tem sob seu comando mais de 18,2 mil funcionários na Presidência da República, segundo o último boletim de pessoal do Ministério do Planejamento. Antes de anunciar que quer cortar só 3% de cargos, ela levou para a barra da calça, com todas as boquinhas, a Agência Nacional de Aviação Civil, em 2012, e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em 2013, além de ABIN, AGU, CGU, IPEA ... A Casa Branca, sede da Presidência dos EUA, tem 456 funcionários.

Em miúdos - ANAC, ANTAQ, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e a Agência Brasileira de Inteligência somam 2,4 mil cargos à estrutura inchada.

Gente grande - A Controladoria-Geral da União e a Advocacia-Geral da União têm o grosso dos cargos com 2.464 e 9.199 funcionários, respectivamente.

Todos os lugares - Impressiona o fato de a Presidência manter mais de 6 mil funcionários “trabalhando” fora do Distrito Federal. Cerca de 1,1 mil no RJ e em SP.

Criar é com ela - Desde que chegou à Presidência, Dilma criou mais de 14 mil cargos comissionados e está prestes a atingir a marca de 100 mil boquinhas.

REPERCUSSÃO NEGATIVA FAZ GOVERNO DESISTIR DE NOVA CPMF


A presidente Dilma Rousseff desistiu da recriação da CPMF, o imposto sobre movimentações financeiras, ao menos para o próximo ano. A decisão foi tomada neste sábado à tarde, em reunião em Brasília com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Pesou para o recuo da presidente a forte repercussão negativa em torno da volta da CPMF e o anúncio de oposição à medida por parte de políticos e governadores, além das críticas de empresários, num momento em que o país já está em recessão e o clima de confiança na economia só piora. 


O governo havia divulgado na semana que passou a intenção de propor a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, com o intuito de reforçar a arrecadação federal em até 80 bilhões de reais no próximo ano, de acordo com estimativas preliminares, e ajudar no reequilíbrio das contas públicas. A medida seria incluída na proposta para o orçamento do governo federal em 2016, que será encaminhada nesta segunda-feira, dia 31, ao Congresso. 

Em Campos do Jordão representando o governo em um evento do setor financeiro, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, havia defendido durante a tarde a recriação da CPMF. "Acho que ninguém concorda que o aumento da despesa sem o aumento de impostos é um caminho viável", disse o ministro, que criticara a resistência da sociedade. "Se a gente quiser dar uma de Grécia e disser não a todo tipo de imposto, vai ter consequências", afirmou Levy. A CPMF esteve em vigor até 2007, mas deixou de ser cobrada a partir do ano seguinte depois que o Senado rejeitou a sua prorrogação. Na época, ela gerava cerca de 40 bilhões de reais para os cofres do governo. 

VEJA AS SEIS VACINAS QUE ADULTOS PRECISAM TOMAR


VEJA AS SEIS VACINAS QUE ADULTOS PRECISAM TOMAR


Seu cartão de vacina está em dia?  Esta pergunta consegue surpreender muitas pessoas e, na maioria das vezes, a resposta é não, seguida, geralmente, de uma expressão de culpa. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal, indispensável na fase adulta, despenca ao passar o calendário de imunização infantil. "É desleixo mesmo. Tenho algumas que sei que preciso tomar, e outras só tomei por conta minha profissão. Mas, as vacinas do meu filho estão todas em dia", afirma o turismólogo Maurício Andrade, 37.  


A autônoma Rosana de Jesus, também integra este time. Com 27 anos, a jovem não lembra qual a última vacina que tomou, mas supõe que tenha sido "uma da gripe". "Para ser sincera, nem sei por onde anda meu cartão de vacinação.  Deve estar em alguma pasta guardado". A situação é comum entre os adultos. Mas, este esquecimento - leia-se negligência -  pode acarretar em sérios problemas. Porque, em todas as fases da vida as pessoas estão  propensas a contrair infecções por vírus e bactérias. 

A necessidade de imunizar o  corpo contra doenças começa bem cedo. Após o nascimento, o bebê deve receber a dose de BCG  (vacina que protege contra a tuberculose) e hepatite B, e algumas outras ao longo do crescimento. Mas, a medida que se chega a  idade adulta, a procura por  vacinas  diminui e é retomada na velhice. "Acredito que esta seja uma questão cultural. Cuidamos dos nossos filhos, esquecemos de nós por um tempo e quando a velhice surge trazendo doenças, passamos a nos cuidar novamente", avalia a infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes.

Cuidados: De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a fase adulta compreende dos 20 aos 59 anos. Durante este período, muitas das vacinas tomadas na infância devem ser repetidas. Vacinas contra a  hepatite B, dupla bacteriana (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), febre amarela, influenza (gripe) e pneumoccoco são especificamente voltadas para adultos e devem ser ministradas de acordo com o tempo determinado pelo MS.  Há também a vacina episoste, que previne doenças da pele, como lupus. A diarista Jutailda Souza, 48, é um exemplo a ser seguido.

Com o cartão de vacina na carteira, ela faz questão de mostrar que está tudo em dia. "Eu quero ficar viva. Por isso, tomo todas que tiverem", argumenta. Para a infectologista Ceuci, as mulheres são mais atentas à questão porque costumam ir mais ao médico do que os homens. "Pelos menos uma vez no ano as mulheres vão ao ginecologista, que as orienta, principalmente, sobre a vacina contra HPV, isso de uma forma ou de outra as deixam mais  informadas e estimula a buscarem as outras", afirma a médica. 

A falta de  informação é um dos problemas enfrentados pela população, quando o assunto é vacinação.  Isso ocorre porque  não há campanhas voltadas para os adultos. "Temos uma cultura muito focada na infância, e isso acarreta na ausência de campanhas para alertar a população adulta sobre a importância de manter a vacinação em dia, e muitas pessoas acabam passando do prazo", lamenta Ceuci. 

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de janeiro a junho deste ano, apenas 217.709 mil pessoas adultas foram vacinadas em todo o estado. Apesar do número baixo, a assessoria de comunicação da Sesab informou que as vacinas ficam disponíveis nos postos de saúde de todos os municípios. No entanto não soube informar se em cada posto há todas as vacinas necessárias.

sábado, 29 de agosto de 2015

Economia brasileira cai 1,9% e país entra em ''recessão técnica''


Nos primeiros seis meses de 2015, a retração acumulada da economia brasileira foi 2,1%
Nos primeiros seis meses de 2015, a retração acumulada da economia brasileira foi 2,1% (Agência Brasil)

 
O Produto Interno Bruto do Brasil teve queda de 1,9% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o primeiro trimestre, informou hoje (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mostra que a soma das riquezas produzidas no Brasil nos meses de abril, maio e junho foi R$ 1,428 bilhão. Os economistas dizem que o Brasl entrou em ''recessão técnica'' com a queda. No primeiro semestre de 2014, o país também entrou em recessão técnica. Antes disso, o Brasil também havia registrado uma recessão técnica no último trimestre de 2008 e primeiro de 2009, durante a crise econômica mundial.

Nos primeiros seis meses de 2015, a retração acumulada da economia brasileira foi 2,1%, segundo o IBGE. O Produto Interno Bruto do segundo trimestre de 2015 ficou 2,6% abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado. A queda do PIB em relação ao trimestre anterior é a maior desde o pimeiro trimestre de 2009.

A maior queda foi registrada na indústria, que teve redução de 4,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. A agropecuária teve queda de 2,7% e o setor de serviços recuou 0,7%. O consumo do governo cresceu 0,7%.

As exportações de bens e serviços aumentaram 3,4% no segundo trimestre, em relação ao três primeiros meses do ano, e as importações caíram 8,8%. A despesa de consumo das famílias caiu 2,1% ante o trimestre anterior.

A retração da indústria foi mais intensa na construção civil, que apresentou desempenho 8,4% menor que no primeiro trimestre. A indústria da transformação teve queda de 3,7%. A indústria da construção e a indústria da transformação respondem juntas por 75% do volume industrial brasileiro.

No setor de serviços, o comércio caiu 3,3%, os serviços de transporte, armazenagem e correio recuaram 2% e os serviços de informação, 1,3%. Os serviços de administração, saúde e educação pública tiveram a maior alta, de 1,9%.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor agropecuário foi o único a apresentar alta, de 1,8%. De acordo com o IBGE, o bom desempenho de alguns produtos com safra no segundo trimestre e a produtividade contribuíram para o resultado. Em um ano, houve crescimento de 11,9% para a soja, 5,2% para o milho e 4,4% para o arroz. A produção de café e feijão caíram 2,2% e 4,1%, respectivamente.

A queda da indústria em relação ao ano passado chegou a 5,2%, puxada pela indústria de transformação, que recuou 8,3%. O setor de serviços caiu 1,4% em relação a 2014, com queda de 7,2% no comércio atacadista e varejista.

O desempenho das exportações e importações na comparação interanual foi influenciado por uma desvalorização cambial do real de 38% entre o segundo trimestre de 2014 e o deste ano. As exportações de bens e serviços subiram 7,5% e as importações caíram 11,7%.

As despesas de consumo das famílias também tiveram queda maior na comparação com 2015 que em relação aos primeiros meses de 2014. De acordo com o IBGE, o indicador recuou 2,7%, a segunda queda consecutiva. Fatores como inflação, juros, crédito emprego e renda pesaram para que o resultado fosse negativo.

CPMF PODE TER PRAZO CURTO DE DURAÇÃO


A presidente Dilma Rousseff avalia agora a sugestão de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) por um período mais curto, apenas para cobrir o déficit previsto para 2016. O imposto do cheque, na nova versão em estudo pelo Palácio do Planalto, pode durar um ou dois anos. 


A alternativa tem o objetivo de diminuir resistências para a votação da proposta no Congresso. O assunto será avaliado por Dilma em reunião com ministros, neste domingo, no Palácio da Alvorada. Na segunda-feira, a presidente enviará o projeto de lei orçamentária ao Congresso e a ideia é que a CPMF, agora batizada de "Contribuição Interfederativa da Saúde", integre esse pacote. 

Segundo informações obtidas pelo Estado, o ex-ministro Delfim Netto fez ao vice-presidente Michel Temer, ao ex-presidente Lula e a integrantes da equipe econômica a sugestão sobre a cobrança temporária da CPMF, pelo período de um ano, para resolver o problema imediato de caixa do governo, que tem rombo previsto de aproximadamente R$ 70 bilhões em 2016. Ao mesmo tempo, a tributação provisória poderia servir para amenizar a irritação de empresários e políticos de vários partidos com a volta do imposto do cheque. 

A intenção do governo é que a CPMF, com uma alíquota de 0,38%, seja repartida entre União, Estados e municípios. "Ninguém é a favor de criar impostos, mas a realidade se impõe", disse um ministro que acompanha as discussões. 

A CPMF original, porém, também foi lançada sob o argumento de que seria provisória, como seu próprio nome diz. Em sua primeira encarnação, o imposto foi criado em 1993, no governo Itamar Franco, e durou até 1994. Dois anos depois, em 1996, na gestão de Fernando Henrique Cardoso, o tributo ressuscitou com a sigla CPMF, com previsão de vigorar até 1998. O imposto, no entanto, foi prorrogado até 2007, quando acabou derrubado pelo Senado, na maior derrota política do governo Lula. Com informações do Estadão Conteúdo/Notícias ao Minuto. 

Grazi Massafera mostra os seios em 'Verdades Secretas'


Grazi mostra a comissão de frente em 'Verdades Secretas'
Grazi mostra a comissão de frente em 'Verdades Secretas' (Reprodução/TV Globo)
Grazi Massafera causou furor nesta terça-feira ao mostrar os seios em uma cena de Verdades Secretas, novela das onze em que interpreta a viciada em drogas Larissa. Na sequência, a modelo foi à agência de Fanny (Marieta Severo) para exigir o pagamento por ter trabalhado em um evento da qual acabou sendo expulsa por tratar mal os convidados.

Larissa foi recebida pelo assistente gay de Fanny, Visky (Rainer Cadete), que falou que a moça estava com péssima aparência por causa do uso de drogas. "Quem desdenha quer comprar", respondeu ela, levantando a blusa.

A cena foi curta, mas foi o suficiente para incendiar as redes sociais. "Eu não acompanho Verdades Secretas, mas depois que apareceram os seios da Grazi, irei acompanhar", comentou uma pessoa no Twitter, garantindo a audiência da novela de Walcyr Carrasco pelos próximos capítulos.

"Que isso, Grazi, lançou um nude na TV mesmo?", brincou outro. "Depois de vermos Rodrigo Lombardi e Reynaldo Gianecchini mostrando bumbum em Verdades Secretas foi a vez de Grazi Massafera 'mandar nudes'", escreveu outra pessoa, em referência a cenas em que os dois atores apareceram nus.

Sócios da Frésca podem pegar mais de 12 anos de prisão, afirma MP


Durante coletiva de imprensa sobre a operação Sede de Justiça, deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) para desarticular o esquema de sonegação e outras fraudes fiscais cometidas pelos donos da empresa de água mineral Frésca,a promotora do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Vaneeza Rossi, comentou o início das investigações que resultaram na prisão três sócios da empresa. “O ministério Público atua no combate de sonegação fiscal através do grupo especializado das promotorias regionais e nesse caso, nós começamos a investigar junto com a secretaria da Fazenda várias práticas fraudulentas praticadas pelos sócios dessa empresa. Funcionamento simultâneo de 3 a 4 empresas no mesmo local, venda e transporte de mercadoria na calada da noite, ou seja, não havia fiscalização. Além de várias pessoas que não têm capacidade para serem sócios da empresa como laranja, pessoas que nem sabem que são sócias”, explica. Segundo a delegada, a Frésca é acusada de crimes fiscais e ambientais. "Nós já temos muitas provas documentais originadas através da investigação e de funcionários de escutamos, quebra de sigilo bancário e telefônico e do interrogatório. Todas essas provas, juntas, foram o conjunto que vai comprovar toda a tese investigativa. Pena máxima de 12 anos além da pena para o crime de organização criminosa. Até o momento não tem indício da participação de servidores do estado”, afirma. As fraudes cometidas pela envasadora são denunciadas pelo Jornal da Metrópole desde 2014 e acompanhadas ao longo desse ano.

ESTUDANTES PEDEM PASSE LIVRE DURANTE PROTESTO EM FEIRA DE SANTANA

Estudantes realizaram uma manifestação no centro da cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, para pedir passe livre e melhorias no sistema de transporte municipal. O ato ocorreu na tarde desta sexta-feira (28), na Avenida Senhor dos Passos, em frente à prefeitura.
A Polícia Militar acompanhou a manifestação e disse que foi pacífica. A corporação não tem estimativa de quantas pessoas participaram do protesto. Os estudantes saíram às ruas com faixas e cartazes de protesto. O ato foi encerrado por volta das 16h.

Os ônibus do transporte público da cidade voltaram a circular na manhã da última quarta-feira (26), após 10 dias de suspensão do serviço. O impasse da falta de ônibus na cidade começou no último dia 16, quando as empresas que operavam o sistema alegaram falta de condições de continuar o serviço.

Os rodoviários da cidade resolveram voltar ao trabalho mesmo sem o pagamento completo do salário do mês de agosto. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, os R$ 357 mil depositados pela prefeitura só conseguiu custear 25% dos vencimentos referentes à primeira quinzena de agosto.
Até a terça-feira (25) haviam chegado 74 ônibus das empresas de viação Rosa e São João, vencedoras da licitação de transporte na cidade. As companhias começaram a cumprir um contrato emergencial até o início da operação do sistema, em seis meses. A previsão é de que, até o prazo, mais 66 coletivos passem a circular na cidade. Quando começar o contrato definitivo, estão previstos 270 ônibus novos no sistema.

Investigação
O Ministério Público Federal vai investigar as empresas Princesinha e 18 de Setembro, que suspenderam o serviço de transporte de ônibus em Feira de Santana. A suspeita é de crime de paralisação de trabalho de interesse coletivo.
Segundo informações do advogado do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (SINCOL), Ronaldo Mendes, problemas financeiros causados pela redução das tarifas de ônibus obrigaram as empresas a suspender o serviço.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Eduardo Cunha orquestrará o impeachment político de Dilma



Cunha confidenciou a aliados que o processo é político
Cunha confidenciou a aliados que o processo é político

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), garantiu apoio de partidos da oposição e até da base do governo: ele orquestrará o impeachment da presidente Dilma e, em troca, os líderes não vão pedir seu afastamento e cassação. Cunha confidenciou a aliados que o processo é político, independente de “fato jurídico concreto”: mas a compra da refinaria de Pasadena, “é suficiente para cassá-la”, diz ele.

Paulinho concorda - “Não estamos no campo jurídico, mas político”, diz o presidente do partido Solidariedade, Paulinho da Força (SP), fiel aliado de Cunha.

Momento certo - Crítico contumaz de Dilma, Cunha diz que o governo perderá ainda mais apoio popular. Por isso, acha que pode “preparar” o impeachment.

Dinamite - O PT percebeu o movimento de Eduardo Cunha. O partido agora tenta reconstruir as pontes entre governo e o presidente da Câmara.

Vias do impeachment - DEM e PSDB não contam com a condenação de Dilma nos processos no Tribunal Superior Eleitoral e no Tribunal de Contas da União: dizem que a Câmara de Eduardo Cunha é a via “certa” para o impeachment.

PRF APERTA A FISCALIZAÇÃO NA BR-415


br 415Quem trafega pela BR-415 deve ter percebido o fechamento do posto da Polícia Rodoviária Estadual na altura do Banco da Vitória, em Ilhéus, e a reabertura da unidade de patrulha nas proximidades da Ceplac, agora sob a responsabilidade de Polícia Rodoviária Federal.
A mudança ocorreu em agosto. Saiu o Estado e assumiu o governo federal a fiscalização do tráfego na área. A mudança se deu porque o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) devolveu à União parte da BR-415, por meio de um termo de transferência de patrimônio.
Em entrevista a Simone Nascimento, repórter do jornal Diário Bahia, o inspetor Marcus Vinícius Rodrigues, chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Itabuna, explicou a transferência e o aperto na fiscalização sobre a nova área de abrangência da PRF.
Com a devolução do trecho pelo Derba ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a distribuição para a PRF ficou definida assim: do Km 17 (Entrada da fazenda Pirataquisse) ou 1.200 metros depois do antigo Posto PRF, onde inicia a pista nova até a ponte aqui próxima aos atacadões, no Km 32,3. Daí em frente até o final do anel viário pertence à PRE. “Depois iniciamos no Km 44,6 no Viaduto Paulo Souto (sobre a BR-101) e vamos até o Km 62,8, que é o entroncamento de Barro Preto”, acrescentou Rodrigues.
Segundo o inspetor, as blitz se tornaram mais constantes desde setembro, quando a unidade recebeu reforço humano e de equipamentos. A partir daí, os apressadinhos e quem costuma dirigir depois de tomar bebida alcoólica passaram a ser alvos dos radares.
Além da fiscalização dos agentes, a chegada da PRF possibilitará a instalação de radares eletrônicos na rodovia. Em alguns pontos, ressalta Rodrigues, as tradicionais lombadas serão substituídas por esses aparelhos. Clique aqui e confira outros detalhes da mudança.

Aumento na tarifa de água e esgoto em Itabuna Escrito por 27 Agosto 2015.


Foi autorizado o reajuste de 18% sobre as contas com vencimento a partir de outubro Foi autorizado o reajuste de 18% sobre as contas com vencimento a partir de outubro
Visando assegurar os recursos necessários para continuar prestando serviços essenciais e realizar novos investimento na ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Itabuna, a Emasa promoverá uma revisão tarifária nas contas de água e esgoto, a partir do mês de outubro. A atualização se faz necessária para recuperar perdas acumuladas durante o ano.
A revisão tarifária está respaldada no Decreto Municipal nº 11.302, publicado do Diário Oficial eletrônico do dia 20 passado. Foi autorizado o reajuste médio de 18% sobre as contas com vencimento a partir de outubro.
O percentual está muito abaixo da variação dos indicadores econômicos no período, considerando ainda que houve despesas significativas com energia elétrica em mais de 60%, na folha de pagamento do funcionalismo, além dos produtos químicos usados largamente para o tratamento de água pela empresa.
"É apenas uma revisão para garantir a continuidade dos serviços prestados à população, o pagamento em dia aos fornecedores e funcionários, cumprindo o acordo coletivo em favor da categoria", disse o diretor financeiro da Emasa Davi Pires. Ele lembra que a empresa de água e saneamento de Itabuna não visa lucros, mas precisa fazer a revisão tarifária porque é a única forma de custear os serviços executados.

Ministério Público Eleitoral dá parecer favorável a criação da Rede


O Ministério Público Eleitoral opinou pela concessão do registro para a criação da Rede, partido que o grupo político da ex-senadora Marina Silva (PSB) tenta viabilizar, em um parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto, assinado pelo vice-procurador-geral-eleitoral, Eugênio Aragão, defende que a Rede ultrapassou as cerca de 487 mil assinaturas de apoiamento exigidas por lei, tendo registrado 498.317 firmas. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele argumentou que o pedido de registro da Rede começou a ser discutido ainda em 2013 e não pode ser enquadrado na nova legislação. Pela norma, para registro de novos partidos só serão aceitos apoiamentos de eleitores não filiados a outra sigla, mas, na legislação anterior, a exigência era apenas das assinaturas. Agora, a manifestação será analisada pelos ministros do tribunal. Em 2013, o tribunal negou o registro porque 32 mil assinaturas foram invalidadas, o que levou Marina a se filiar ao PSB, onde acabou disputando novamente à Presidência da República. "Se essa Corte Superior, por meio de decisão proferida pelo plenário, facultou à parte que continuasse a obter os apoiamentos necessários ao seu registro, não há como, neste momento, admitir-se uma alteração, uma desestabilização de tal relação jurídica", afirmou Aragão.

População brasileira supera os 204 milhões, anuncia o IBGE.


O estado de São Paulo é o mais populoso do país, com população estimada em 44,4 milhões
O estado de São Paulo é o mais populoso do país, com população estimada em 44,4 milhões (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A população brasileira superou a marca dos 204 milhões de habitantes neste ano. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (28) no Diário Oficial da União, o país tinha em 1° de julho deste ano, 204.450.649 habitantes. No ano passado a população estimada era 202.768.562.

O IBGE também divulgou as populações estimadas das 27 unidades da federação e dos municípios brasileiros. O estado mais populoso do país, São Paulo, tem 44,4 milhões de pessoas. Outros cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,87 milhões), Rio de Janeiro (16,55 milhões), Bahia (15,2 milhões), Rio Grande do Sul (11,25 milhões) e Paraná (11,16 milhões).

Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (505,7 mil), Amapá (766,7 mil) e Acre (803,5 mil).

As demais unidades da federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,34 milhões), Ceará (8,9 milhões), Pará (8,17 milhões), Maranhão (6,9 milhões), Santa Catarina (6,82 milhões), Goiás (6,61 milhões), Paraíba (3,97 milhões), Amazonas (3,94 milhões), Espírito Santo (3,93 milhões), Rio Grande do Norte (3,44 milhões), Alagoas (3,34 milhões), Mato Grosso (3,26 milhões), Piauí (3,2 milhões), Distrito Federal (2,91 milhões), Mato Grosso do Sul (2,65 milhões), Sergipe (2,24 milhões), Rondônia (1,77 milhão) e Tocantins (1,51 milhão).

Cunha adverte: proposta de recriação da CPMF não passará na Câmara.


Eduardo Cunha: solução para a crise econômica depende da retomada da confiança e não do aumento da carga tributária
Eduardo Cunha: solução para a crise econômica depende da retomada da confiança e não do aumento da carga tributária (Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou nesta quinta-feira (27) que uma eventual recriação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) não passará na Câmara. Apelidada de imposto do cheque, a CPMF existiu de 1997 a 2007.

A imprensa noticiou que o governo estuda a volta do tributo devido à queda na arrecadação e que negocia inclusive a partilha da receita entre estados e municípios, o que poderia ganhar o apoio de governadores e prefeitos.

Eduardo Cunha avaliou, no entanto, que há "muito pouca chance" de aprovar a matéria. Segundo ele, esse é um tema negativo para o governo e o desgaste seria inevitável.

Situação da economia - Cunha lembrou que o governo já tentou recriar a CPMF e não conseguiu. "Não conseguiu ter votos num momento que o governo tinha uma base muito forte e a economia estava melhor que hoje”, afirmou. “É pouco provável querer resolver o problema de caixa achando que pode cobrar mais da sociedade em impostos.”

Para o presidente da Câmara, a solução para a crise econômica depende da “retomada da confiança” e não do aumento da carga tributária. “Eu, pessoalmente, sou contrário à recriação da CPMF neste momento e acho pouco provável que tenha apoio na Casa, mas, se vier a proposta do governo, será colocada para tramitar normalmente, como qualquer proposta”, disse.

Eduardo Cunha considera que o possível apoio dos governadores e prefeitos à recriação da CPMF não vai influenciar a posição dos deputados. Ele citou o debate do pacto federativo, promovido desde o início do ano pela Câmara para melhorar a distribuição de recursos entre os entes federados.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

FLORESTA AZUL: DESPEDIDA EMOCIONANTE DO MESTRE DE CAPOEIRA FlÁVIO “PERNALONGA” FERREIRA

(foto retirada do facebook)
Foi sepultado na tarde de hoje (27/05) por volta das 15:00, o jovem capoeirista e motoboy  Flávio Ferreira, conhecido carinhosamente como Pernalonga. A sua morte veio á acontecer nesta quarta feira (26/05) por volta das 16:00.
   Em seu enterro ocorreu uma homenagem com capoeiristas da região, além de carros e cavaleiros e contando também com a companhia de populares Florestenses.




Descanse em paz, mestre Pernalonga, que Deus possa confortar sua família e a todos que á ti foram especiais.

Bandidos explodem agência do Banco do Brasileiro de Lajedo do Tabocal

A agência do BB atacada é a única do município de Lajedo do Tabocal
A agência do BB atacada é a única do município de Lajedo do Tabocal (Foto: Marcos Frahm/Blog Marcos Frahm)
Bandidos fortemente armados invadira a cidade de Lajedo do Tabocal, município da região do Vale do Jiquiriçá, a 336 Km de Salvador, e explodiram na madrugada desta quinta-feira (27) a agência do Banco do Brasil, localizada no centro da cidade.

A explosão aconteceu por volta das 2h de hoje e os assaltantes utilizaram dinamites para explodir a agência do BB, que fica em um prédio anexo à Prefeitura Municipal. A agência é a única agência do município. Não há informações se algum dinheiro foi levado do banco.

Segundo a Delegacia de Polícia local, moradores disseram ter ouvido as detonações praticadas por homens que ocupavam dois veículos de placas não anotadas e acionaram a Polícia Militar, que realiza diligências na região.

Governador Rui Costa anuncia nove mil vagas de estágio para jovens baianos Leia mais em http://www.teixeiranews.com.br, Copyright © Teixeira News / 27-08-2015

Governador Rui Costa anuncia nove mil vagas de estágio para jovens baianos

Durante o Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã desta terça-feira (25), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos.  A seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. “Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual”, disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.   Segundo ele, o projeto de lei será enviado em breve para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), juntamente com a proposta que cria uma bolsa de auxílio financeiro para alunos de escola pública que alcançam a universidade. O projeto também prevê vagas de estágio superior para estudantes das quatro universidades estaduais. Ainda durante o evento, Rui Costa lançou o selo “Amigo da Educação”, que será concedido às empresas que investirem nas escolas públicas. No fórum, foram apresentados exemplos de como organizações podem ajudar a melhorar a qualidade de ensino nas escolas. A parceria com o setor empresarial é um dos eixos centrais do Programa Educar Para Transformar – Um Pacto Pela Educação, desenvolvido pelo Governo do Estado. O Fórum reuniu artistas como Carlinhos Brown, Margareth Menezes e o rapper MC Feijão, estudante de 16 anos que criou o jingle do Programa Educar para Transformar. (Da redação TN)

Estrada Real está sendo resgatada pelo governo para alavancar turismo na Chapada Diamantina

foto3
A expectativa é que o primeiro trecho do levantamento geofísico, realizado entre entre Rio de Contas e Jacobina, seja concluído até o final do ano | FOTO: Reprodução/Ricardo Silva |
O secretário-geral do PDT, Alexandre Brust, disse na terça-feira (26) que a Estrada Real está sendo resgatada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), do governo do Estado. De acordo com ele, um convênio de cooperação técnica foi realizado com a Secretaria de Turismo da Bahia, assinado originariamente na gestão de Pedro Galvão, e renovado pelo atual titular da Setur, Nelson Pelegrino. Ele disse ainda que o primeiro trecho, de Jacobina a Rio de Contas, de 400km, cerca de 300km já estão em fase de levantamento geofísico, ou seja, ação para descobrir onde, de fato, passava a estrada. A expectativa é que o primeiro trecho seja concluído até o final do ano.
foto4
O secretário-geral do PDT, Alexandre Brust | FOTO: Reprodução |
Segundo trecho
Brust diz ainda que a segunda etapa é composta por dois novos trechos, sendo um conhecido como Caminho de Tacambira, que vai de Livramento de Nossa Senhora, até Malhado, na divisa com Minas Gerais. O outro trecho vai de Mucugê ao Recôncavo, conforme está sendo gestado num termo de cooperação técnica com a própria Secretaria de Turismo. “Todo o geo-referenciamento é feito pela CBPM, já que a maior parte do percurso foi apagado pelo tempo”, disse, ao falar da expectativa dessa ação abrir uma nova fronteira de turismo na Bahia e consequentemente na Chapada Diamantina.
Sobre a Estrada Real
Para quem não sabe, a Estrada Real surgiu no século XVII, abrange 1.630 quilômetros e compreende 199 municípios, nos estados da Bahia – na Chapada Diamantina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Jornal da Chapada com informações da Coluna Raio Laser, do jornal Tribuna da Bahia.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Bruna Lombardi mostra que continua sexy aos 63 anos


Bruna Lombardi posa sensual para as lentes de seu marido (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)
Bruna Lombardi posa sensual para as lentes de seu marido (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)
Sexy sem ser vulgar! Bruna Lombardi, aos 63 anos, arrasou ao postar uma foto de lingerie preta transparente, tirada por seu marido Carlos Alberto Riccelli. A atriz se surpreendeu com a repercussão de sua imagem nas redes sociais e, ao rever a foto no Encontro, se derreteu ao falar do marido.

"Tenho uma página que faz muito sucesso, pois tem muito envolvimento. É uma corrente do bem. Todo final de semana postamos uma coisa mais íntima. O Ri (Carlos Alberto Riccelli) vive me fotografando. É você ser olhada de uma forma apaixonada. O Ri acha tudo lindo. Quando estou doente, gripada, ele acha que eu estou uma beleza. Ele não tem muito critério. Ele vê beleza, e eu acho que é resultado de amor. Mas ele não gosta de posar para fotos, é tímido", revelou.

E para sambar na cara das inimigas, Bruna liberou fotos inéditas para o Encontro e mostrou mais uma vez que está com tudo em cima. A atriz conta que mantém o corpo com malhação, ioga, alimentação saudável (não come carne e prefere produtos orgânicos) e tratamentos de pele.(Globo Shw/TV Globo)