segunda-feira, 28 de julho de 2014

Coleta seletiva durante a Copa gera R$ 18 mil a catadores baianos

A coleta seletiva realizada no entorno da Arena Fonte Nova e da Fifa Fan Fest, no Farol da Barra, durante aos jogos d Copa do Mundo 2014, resultou na retirada de mais de 11 toneladas de materiais recicláveis, que representaram um montante de R$ 18 mil.
O montante foi distribuído entre as cooperativas e os catadores associados à ação, promovida pela Secretaria Municipal Cidade Sustentáve (Secis), que somaram 93 pessoas envolvidas no projeto.
Segundo informações da prefeitura de Salvador, a reciclagem dos resíduos coletados impediu que 29 árvores fossem derrubadas e que 26 quilos de bauxita e 46 litros de petróleo fossem extraídos do meio ambiente. Entre o lixo recolhido estavam 4.624,7 quilos de latas de alumínio, que corresponde à economia de energia elétrica suficiente para manter uma TV ligada por 1,7 ano (pouco mais de 20 meses).
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

A prefeitura ainda informou que um encontro foi realizado na semana passada para articular a implantação da coleta seletiva na capital baiana. A reunião teve a participação da cooperativa Mãos Verdes, que planejou a reciclagem em Porto Alegre. A entidade teve apoio da Braskem para desenvolver em Salvador uma carta-consulta para captar recursos, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para a reestruturação e execução da coleta seletiva.
O Planejamento Estratégico elaborado pela Prefeitura prevê a instalação de 100 Pontos de Entrega Voluntária de Coleta Seletiva (PEVs) até o fim de 2014 e a implantação de coleta em 8,4 mil grandes geradores de resíduos a partir de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário