Os baianos estão tendo que esperar até quatro meses para poder realizar uma perícia médica e conseguir um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Tribuna tentou fazer o agendamento e em consulta feita na manhã de ontem no site do Ministério da Previdência, a data mais próxima disponível para perícia era 17 de novembro, na agência da previdência social em Brotas.
A funcionária pública, Nilza Souza, assumiu a responsabilidade de cuidar do sobrinho que possui deficiência mental, e há três meses tenta fazer a marcação da pericia médica, com a esperança de conseguir um auxílio financeiro. “Ele passa por tratamento particular da doença, mas com a dificuldade que estamos tendo, fica complicado. Hoje vim aqui, tentar fazer a marcação da pericia, há três meses tento e ainda não consegui,” conta. A doméstica Kátia Dantas passa por um problema parecido.
Há quatro meses ela tenta o atendimento médico para o marido, que sofre de esquizofrenia, na manhã dessa segunda-feira (28/7), ela finalmente conseguiu que ele passasse pela perícia. “Ele sofre de esquizofrenia, tem convulsões, sai pela rua, tem crises, pega as facas em casa e tenta me matar, mas tudo isso é por causa da doença, por que ele é uma pessoa boa,” relata à doméstica. Segundo Dantas, todo o processo já passa dos três anos. “Já tem três anos que estamos tentando esse benefício. Junto com as negativas e o tempo de espera, já se passou todos esses anos. Ele não trabalha, eu sou doméstica, precisamos desse dinheiro pra comprar remédios, comida, para sobreviver,” diz emocionada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário