sábado, 2 de fevereiro de 2013

Baianos fazem festa para Iemanjá


Dia 2 de fevereiro. Dia de festa no mar.
Dia 2 de fevereiro. Dia de festa no mar.
Hoje não é um dia comum, não é mais um sábado de folga ou apenas um dia de verão do mês de fevereiro. Hoje é o dia em que pescadores, baianos e turistas homenageiam a Rainha do Mar, hoje tem festa para Iemanjá no bairro do Rio Vermelho.
Os festejos ocorrem todos os anos, sempre no dia 2 de fevereiro, na enseada onde devotos de Iemanjá depositam oferendas à Rainha do Mar.
Para organizar o trabalho dos vendedores ambulantes, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou desde a meia-noite dessa sexta-feira (1º) a fiscalização no bairro com ação preventiva. Foram disponibilizados 200 agentes de limpeza, dois carros de apoio e oito compactadores para coletar os resíduos durante e depois a festa.
Foram também instalados 170 sanitários químicos na área do Rio Vermelho, sendo 57 masculinos, 112 femininos e um infantil.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou um posto médico no Largo da Mariquita, que contará com uma equipe formada por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, atendendo das 7h deste sábado até o final dos festejos. Ao lado do posto, uma ambulância do Samu ficará à disposição, para casos mais graves.
A Guarda Municipal disponibilizou 40 profissionais no apoio à Semop nas atividades de fiscalização do comércio informal e manutenção da ordem pública, além de mais 16 profissionais no apoio a SMS para garantir as atividades do posto montado no Largo da Mariquita, além de proteger o patrimônio público.
Policiais militares, agentes do Corpo de Bombeiros e da 7ª Delegacia, no Rio Vermelho, também irão trabalhar para garantir a segurança e a tranquilidade da festa. 
A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) disciplinará o tráfego de veículos durante o evento. As alterações no tráfego de veículos no bairro do Rio Vermelho, das 4h de deste sábado (2) às 6h do dia 4 (segunda-feira).
Conhecida por ser uma das festas mais populares e uma das maiores manifestações públicas da fé do candomblé, a celebração para Iemanjá no bairro do Rio Vermelho começou em 1923, quando houve uma diminuição na oferta de peixes da vila de pescadores do Rio Vermelho.
Para buscar a ajuda de Iemanjá, os pescadores saíram de barco no dia 2 de fevereiro e foram ofertar presentes à rainha das águas. Ano após ano, os pescadores repetem essa cerimônia. Atualmente, independente de religião, as pessoas comemoram do mesmo jeito, levando flores e presentes para Iemanjá.
O cortejo marítimo, com 350 embarcações, sai às 15h30 para entregar os presentes em alto-mar. Desde o ano passado, trios elétricos e qualquer outro tipo de carro de som estão proibidos durante a festa.
As celebrações começaram nessa sexta-feira, por volta das 18h, e seguiram durante toda a madrugada para a entrega das oferendas, na Colônia de Pescadores Z-1.
A festa propriamente dita é aberta oficialmente às 5h, com uma alvorada de fogos e a chegada do presente principal, oferecido pelos pescadores, que todo ano fazem suspense .
O cantor e compositor Carlinhos Brown acompanha a chegada do presente principal com percussionistas que dão um toque musical ao festejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário