terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bombeiros e brigadistas combatem incêndio na Serra do Curral, em BH Segundo bombeiros, 2,5 mil metros quadrados de mata foram queimados. Fogo se aproximou do Instituto Hilton Rocha na tarde desta segunda-feira.


Do G1 MG
Bombeiros combate incêndio na Serra do Curral, em Belo Horizonte (Foto: Samuel Aguiar/O Tempo/AE)Bombeiros combate incêndio na Serra do Curral, em Belo Horizonte (Foto: Samuel Aguiar/O Tempo/AE)
Uma equipe do Corpo de Bombeiros e brigadistas da Fundação Municipal de Parques de Belo Horizonte tentam controlar um incêndio na Serra do Curral, na Região Centro-Sul da capital. O fogo atinge uma área de preservação do Parque das Mangabeiras.
Este foco de incêndio teve início neste domingo (25), segundo os bombeiros. Ainda de acordo com a corporação, mais de 2,5 mil metros quadrados de vegetação foram destruídos pelas chamas e o fogo foi controlado na tarde desta segunda-feira (26).
Por volta das 16h, novas labaredas se aproximaram do Instituto Hilton Rocha e uma viatura dos bombeiros foi deslocada para o local carregada com cerca de três mil litros de água. Os militares também atuam com abafadores.
Não há registro de vítimas, segundo os bombeiros. A corporação não sabe a origem do fogo.
Ainda segundo o diretor, um sistema de prevenção contra incêndios instalados em parceria com a Vale é usado no combate a este foco. Segundo ele, o sistema é acionado por bombas, que injetam água em canhões móveis que a difundem por canos. De acordo com Brasil, o acionamento dos canhões era feito com apoio da energia elétrica e, atualmente, é realizado de maneira manual, o que dificulta o combate às chamas. "Lamentavelmente, houve vandalismo, depredação e roubaram a fiação elétrica", relatou.
Vinte e cinco brigadistas da Fundação Municipal de Parques atuam no combate aos focos com apoio de dois caminhões-pipa, de acordo com informações do diretor de parques da área sul da fundação, Homero Brasil. "Este incêndio foi intencional, criminoso. Funcionários do parque viram um rapaz 
O sistema foi implantado no alto da Serra do Curral pela Vale e é abastecido pela água de um lago formado em uma antiga mina da empresa. Segundo a assessoria da companhia, o objetivo do sistema é prevenir incêndios em cerca de 1,5 quilômetros da serra, em um ponto tombado pelo patrimônio.
Ainda de acordo com a empresa, houve problemas com vandalismo, mas isto não atrapalhou as operações do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário